Wikipédia e Linux: projetos colaborativos representam o próximo estágio da organização humana

O professor Yochai Benkler apresentou em um TED como os projetos colaborativos com softwares livres e de códigos abertos, como Wikipédia e Linux, vão revolucionar a economia da sociedade em rede digital.

Tecnologia
5 meses atrás
Wikipédia e Linux: projetos colaborativos representam o próximo estágio da organização humana

Constantes evoluções no mundo digital

Desde o surgimento da internet a troca da informação mudou completamente e novas transformações sociais estão surgindo a cada momento.

Para Yochai Benkler, professor de direito da Universidade de Harvard, a próxima grande mudança na economia da sociedade em rede será com os projetos Wikipédia e Linux.

A era das bolhas digitais

Antes de demonstrar sua tese, Benkler alerta sobre o cuidado em tratar de mudanças revolucionárias devido a enorme volatilidade de modismos que acontece no mundo digital.

Novos projetos estão surgindo a todo o momento para conquistar a rede digital, mas em realidade na maioria das vezes não passam de bolhas.

Projetos revolucionários

A mudança crítica que Benkler está apontado é parecida com o lançamento do primeiro jornal de circulação massiva fundado por James Gordon em Nova Iorque, em 1835, por um investimento de 500 dólares, algo em torno de 10.000 dólares em termos atuais.

Bastou passar 15 anos para que um investimento similar ao de Gordon custasse dois milhões e meio de dólares e determinasse por completo o sistema de transmissão de informação.

Estruturação baseada em softwares colaborativos

Atualmente, Benkler acredita que os softwares livres e de códigos abertos serão os responsáveis para o estágio seguinte da organização humana, particularmente devido ao uso da internet que é uma rede global.

A NASA, por exemplo, experimentou compartilhar na internet algumas imagens de Marte que estavam sendo mapeadas por uns quatros especialistas PhDs.

Foram preciso apenas 6 meses para que 85.000 usuários da rede mapeassem as imagens em um tempo mais rápido do que eram inseridas.

O resultado é que hoje em dia descobertas inéditas do universo são realizadas até por amadores e reconhecidas pela NASA.

Wikipédia: conhecimento livre e gratuito

A Wikipédia é outro projeto que representa esta nova forma de organização da sociedade em rede no futuro.

Se uma menina deseja pesquisar na internet sobre o tema Barbie iria encontrar na extinta Encarta, uma das mais reconhecidas enciclopédias digitais, uma sucinta definição com seus produtores.

Já fazendo a mesma pesquisa na Wikipédia se encontra um artigo original digno de constar em uma importante enciclopédia impressa.

O conteúdo apresentado fornece as principais informações sobre a história da boneca, incluindo referências bibliográficas e pontos controversos.

A maior enciclopédia digital do mundo, de licença livre e fonte de conhecimento gratuito, já é o quinto site mais visto do mundo, representado metade do tráfego do Google.

Mesmo no ambiente acadêmico a confiabilidade pelo conteúdo está aumentando e diversos meios jornalísticos já utilizaram a fonte citando ou plagiando.

Linux: plataforma estável, segura e gratuita

Quando tratamos de software livre e de código aberto não tem como não fazer referência ao desenvolvimento do Linux.

O Linux já surgiu como um sistema operacional revolucionário que nasceu das mãos de hackers para acabar com a supremacia do modelo fechado e comercial da Microsoft de Bill Gates.

Este novo desafio do mercado de computador começou com o compartilhamento do código do Linux em 1991 por Linus Torvalds.

Desde então, inúmeros programadores e hackers tem trabalhado para o avanço e o desenvolvimento do Linux, bem como com a colaboração de importantes empresas tais como IBM, HP e Nokia.

A vantagem do Linux é que você pode estruturar setores principais de sua empresa com um sistema gratuito, estável e seguro.

Esta é a razão que grandes empresas têm preferido utilizar a arquitetura do Linux, entre as quais estão:

  • Amazon
  • Bolsa de valores de Nova Iorque
  • Facebook
  • Google
  • NASA

Cotidianum

O Cotidianum é muito mais que um site, é uma ideia de levar conteúdo que acrescente utilidades aos nossos seguidores, seja com carros, dicas, gastronomia, entretenimento e muito mais para o cotidiano.

Vamos Bater um Papo?