WhatsApp lança modo escuro. Confira!

Afinal o WhatsApp já tem oficialmente o modo escuro para Android e iOS. O novo recurso apresenta algumas diferenças de visualização entre cada sistema, bem como no modo de ativação.

Aplicativos
2 meses atrás
WhatsApp lança modo escuro. Confira!

Novo recurso para WhatsApp Android e iOS

Os usuários pediram e agora já está disponível o recurso nativo do modo escuro para o WhatsApp, sem precisar inverter as configurações de cores do celular ou instalar um aplicativo extra.

O novo recurso funciona tanto para Android como iPhone e permite uma leitura do WhatsApp com menos cansaço visual, sobretudo em ambientes com luminosidade baixa.

A moda do tema escuro

O modo escuro ou modo noturno fez um enorme sucesso nas configurações dos aparelhos iPhones e logo diversos aplicativos começaram a implantar a nova aparência, inclusive para Android.

Além de dar um visual mais moderno, os tons mais escuros no WhatsApp ajudam a chamar menos atenção quando precisamos visualizar as mensagens em ambientes escuros como salas de cinema.

Visual mais agradável

Inicialmente, o modo escuro foi lançado para a versão Beta do WhatsApp, onde os usuários puderam compartilhar suas impressões e diversos testes foram realizados para chegar as cores ideais.

Aliás, o padrão de cores é bem parecido aos das plataformas Android e iOS e permite uma leitura muito mais agradável.

As cores também facilitam a visualização rápida das principais funções do aplicativo e alguns elementos de design foram alterados.

Diferenças de visualização no Android e iOS

Embora o modo escuro esteja disponível para Android e iOS, inclusive nas versões 10 e 13 respectivas funcionam através das próprias configurações do aparelho, existem algumas diferenças de visualização entre cada sistema.

A primeira delas é que o recurso no iOS só pode ser ativado com a mudança nas configurações de todo o sistema, uma vez que o mesmo funciona apenas a partir da versão 13.

No Android, por sua vez, o tema escuro pode ser ativado – a partir da versão 10 – tanto pelo sistema como pelo aplicativo. Já na versão 9 o recurso só funciona através da ativação nas configurações do WhatsApp.

Tons da interface

A outra diferença só é notada quando se compara a interface de cada sistema lado a lado. À primeira vista pode se pensar que o fundo no Android é preto, mas basta verificar o fundo preto no iOS para constatar que o primeiro se trata de um cinza bem escuro.

Com efeito, os usuários do iPhone com display OLED terão mais vantagem com a maior economia da bateria.

Contrastes dos botões

Quando se abre a tela de conversas o papel de parede oficial revela novas diferenças, principalmente nos botões, e ressalta ainda mais a diferença entre os tons de cada interface.

O iOS utiliza os ícones das funções em azuis, enquanto o Android usa o contraste com o branco, mantendo apenas o símbolo do duplo VV e das mensagens recebidas em áudio no clássico azul.

Leque de cores sólidas

Se você quiser mudar as cores do papel de parede, o iPhone tem um leque muito maior de variedade de opções de cores sólidas.

O Android oferece menos opções com predominância dos tons escuros. Inclusive, a dica para ficar com estilo mais escuro é definir a cor preta de fundo.

Ativando o modo escuro no Android

Como o Android é o único sistema que permite alterar o modo escuro apenas do WhatsApp, basta seguir os passos abaixo para fazer a mudança:

  • Abra as “Configurações” do WhatsApp
  • Selecione o menu “Conversas”
  • Clique em “Tema”
  • Altere para opção “Escuro”

Cotidianum

O Cotidianum é muito mais que um site, é uma ideia de levar conteúdo que acrescente utilidades aos nossos seguidores, seja com carros, dicas, gastronomia, entretenimento e muito mais para o cotidiano.

Vamos Bater um Papo?