Waze é o melhor aplicativo para mapas e GPS

O aplicativo Waze conquistou rapidamente o gosto dos usuários e é considerado um dos melhores aplicativos de navegação atualmente. Isso se deve a vários fatores, entre eles está que sua interface é limpa e agradável, outra é que o consumo de dados é pequeno em comparação com outros aplicativos. E uma vantagem exclusiva é que ele funciona como GPS/rede social. Veja como baixar e usar o Waze logo abaixo.

Tecnologia
1 ano atrás
Waze é o melhor aplicativo para mapas e GPS

Como baixar o aplicativo

Baixar o Waze é como baixar qualquer outro aplicativo no seu smartphone. Basta entrar na loja virtual correspondente ao seu aparelho – Google Play para Androids e Apple Store para iPhones – e digitar “Waze” no campo de busca. Clique em instalar e aguarde.

Assim que o aplicativo estiver instalado será necessário criar uma conta utilizando o e-mail e algumas outras informações. Ou então, pode-se também vincular à conta do Facebook e pronto, o aplicativo já pode ser usado.

Traçando uma rota no Waze

Para traçar uma rota no Waze basta inserir no campo de busca na parte superior da tela o endereço de destino que você quer. Em seguida o mapa será atualizado com base na sua localização, clique em “Ir” no canto inferior direito da tela e escolha uma rota. Com a rota escolhida, clique em “Ir agora” e siga as instruções do aplicativo. SImples e rápido.

Outra possibilidade, caso você não saiba o endereço de onde quer ir, pode-se digitar o nome do estabelecimento, por exemplo “Shopping Center Norte”, “Pizzaria Mama Mia”, ou apenas o nome de uma rodovia, “Castelo Branco”, “Regis Bitencourt”, etc.

Benefícios do Waze

Um dos grandes benefícios do Waze é que, como ele está conectado à internet, informa em tempo real de acontecimentos ao longo da rota escolhida. Se houver um acidente, ou se a via estiver em obras, enfim, qualquer coisa que impeça a passagem pelo local, ou se o trânsito estiver ruim, você será informado a tempo de tomar outro caminho.

Outra grande vantagem é que como o aplicativo tem alguns recursos que funcionam como uma rede social, é possível compartilhar suas rotas com os amigos. Para isso, quando já estiver com a rota ativa, clique na seta que fica localizada no canto inferior direito da tela e em seguida clique sobre a opção “Enviar” e escolha para quem quer enviar.

Um outro benefício que muitas pessoas não utilizam porque não conhecem fica logo acima dessa opção de compartilhamento, e é a de “Adicionar parada”, que pode ser um novo endereço introduzido pelo usuário, ou um posto de combustível, um estacionamento, um restaurante, enfim, qualquer lugar. O aplicativo vai procurar pelos postos da região e assim que você escolher um deles, a rota será alterada para inserir esse ponto de parada, e de lá seguir ao destino final.

Configurações adicionais

É possível incluir algumas configurações adicionais caso deseje, por exemplo indicar ao aplicativo que deve evitar pedágios ou estradas de terra. Pode-se também indicar a placa do carro com vistas a evitar o rodízio – no caso de São Paulo – e o aplicativo fará o cálculo levando em conta os trechos em que é proibido circular em determinado horário.

Também pode-se salvar determinados endereços que são utilizados com mais frequência, por exemplo sua casa, o trabalho, um hotel, restaurante, faculdade, qualquer lugar é possível ser gravado, e com apenas um clique sobre ele o aplicativo fará o cálculo da rota para lá, independente de onde você estiver.

Cores e símbolos do Waze

O Waze é um aplicativo quase 100% visual, embora conta com uma gravação que indica os próximos movimentos, e para cumprir bem com sua função se utiliza de cores e símbolos que ajudam o motorista a interpretar o que está acontecendo em sua rota.

A seta azul, por exemplo, indica sua localização, ela representa você e vai andando junto com você. A via na cor azul escuro é a rota que você deve seguir, enquanto as outras ruas estarão na cor cinza claro. Quando o trânsito estiver ruim essa cor azul ficará vermelha, e quanto mais intensa for a cor vermelha, pior a situação do trânsito.

Os bonequinhos que aparecem em torno de você são outras pessoas que estão utilizando o Waze naquele momento. Os sinais de exclamação indicam algum acidente ou buraco/obstáculo na via, mas para saber exatamente precisa tocar sobre o ícone e ver a informação completa. Qualquer usuário pode inserir informações, mas se o aplicativo perceber que as informações não correspondem à realidade, o usuário será bloqueado.

Cotidianum

O Cotidianum é muito mais que um site, é uma ideia de levar conteúdo que acrescente utilidades aos nossos seguidores, seja com carros, dicas, gastronomia, entretenimento e muito mais para o cotidiano.

Vamos Bater um Papo?