Videogames podem mudar vidas

Que os videogames estão presentes em nossas vidas já é mais novidade, mais o cientista de computação Herman Narula acredita que os jogos serão em um futuro muito breve responsáveis por transformar nossa forma de viver e pensar.

Vida e Saúde
9 meses atrás
Videogames podem mudar vidas

O poder transformador dos videogames

Os videogames já são uma febre no mundo inteiro e não faltam pessoas para mostrar os males deste hábito que muitos consideram um vício.

Já para o empresário e cientista da computação Herman Narula, em um TED Talk realizado em 2019, os videogames devem mudar completamente nossas vidas dentro de um curto período de tempo.

As grandes ideias modernas nasceram subestimadas

Narula justificou sua ousada ideia lembrando como as inovações mais importantes e que tiveram mais impacto em nossa cultura e sociedade nos últimos anos foram ignoradas pela grande maioria do público.

Quantos imaginaram que o Facebook que era apenas um meio de compartilhar imagens se tornaria na maior rede social de todos os tempos e hoje está inclusive influenciando as eleições?

O mercado de criptomoeda também passou pelo mesmo fenômeno quando estava relegado às algumas instituições financeiras até movimentar as principais bolsas do mundo.

O comércio automatizado desacreditado no início está revolucionado todo o nosso modo de operar cada vez mais rapidamente.

Todas essas inovadoras ideias tiveram em comum que nasceram como algo sem importância até chegarem a determinar os principais acontecimentos do mundo.

A revolução dos videogames

Narula acha que não é exagero pensar agora que o mesmo vai ocorrer muito em breve com o mundo dos videogames.

Talvez a maior e mais impactante mudança em nosso modo de viver, educar e até de gerar renda venha com o poder transformador dos videogames.

O cientista chega a ir mais longe ao dizer que a influência dos videogames vai ter um impacto no futuro mais rápido do que os avanços da Inteligência Artificial, da Biotecnologia e das viagens espaciais.

Crescimento sem parâmetro dos videogames

Por mais que muitos ainda permaneçam céticos, a verdade é que os videogames já estão revolucionando nossas vidas e falta um pequeno avanço tecnológico para acontecer uma mudança jamais vista e imaginada até então.

Ora, os usuários de videogames no mundo já atingem a escala de 6,2 bilhões no mundo, sendo que o crescimento de cinco anos atrás para hoje foi de 1 bilhão a mais.

Não há nenhum fenômeno que tenha uma proporção dessa e a estimativa é que com o avanço da infraestrutura na Índia e na África haja um aumento de mais 1 bilhão de pessoas.

Outro dado excepcional é que a média de idade dos jogadores de videogame norte-americanos não está na faixa infantil e nem adolescente, mas está fixada na fase adulta dos 34 anos.

Este dado mostra que os videogames já deixaram de ser um mero meio de entretenimento de jovens para se tornar em algo fundamental em nossas vidas.

Nova plataforma de criação de jogos

Quem começou a jogar videogames há 15 ou 20 anos atrás não parou mais desde então e alguns já estão gerando sua própria renda através desse meio.

E não estamos falando de lucros restritos aos torneios de jogadores, mas de profissionais que são verdadeiros artistas modificando jogos e criando conteúdos.

O próprio Narula, CEO da Improbable, é um exemplo disso com a criação de uma plataforma de computação concebida em nuvem e voltada para o desenvolvimento de jogos.

O resultado é que os custos e as dificuldades para a criação de jogos vão reduzir e novos conteúdos devem surgir com mais impacto social.

A descoberta de um novo mundo virtual

As pessoas hoje em dia passam mais tempo jogando videogames do que visualizando as mídias sociais.

Com efeito, quem está assumindo a vez de poder influenciar a sociedade e divulgar ideias são os jogos.

Os jogos ainda tem a vantagem de proporcionar novas experiências em conjunto, fora do mundo real e com mais poder de relacionamentos.

Deste modo, o próximo passo que devemos assistir são os jogos que devem oferecer um novo mundo para se viver, onde as pessoas vão poder oferecer conteúdo e ganhar dinheiro.

Uma espécie de segunda vida deve surgir com os novos universos dos jogos do futuro para se viver mesmo estando fora deles.

Cotidianum

O Cotidianum é muito mais que um site, é uma ideia de levar conteúdo que acrescente utilidades aos nossos seguidores, seja com carros, dicas, gastronomia, entretenimento e muito mais para o cotidiano.

Vamos Bater um Papo?