Veja como recuperar conversas no WhatsApp

Isso já deve ter acontecido com quase todo mundo, apagar uma conversa no WhatsApp e depois se arrepender, ou lembrar que precisava daquela informação, mas já é tarde demais.

Aplicativos
3 meses atrás
Veja como recuperar conversas no WhatsApp

Não é bem assim, na verdade é possível recuperar as mensagens apagadas, já que tudo fica registrado nos servidores da empresa por algum tempo. Vamos te ensinar passo a passo os métodos que permitem você recuperar suas mensagens apagadas.

Backup local das conversas do WhatsApp

O WhatsApp conta com uma opção nas configurações para realizar um backup, que pode ser diário, semanal, quinzenal e mensal. Algumas pessoas, entretanto, preferem deixar essa opção desativada, pois não têm especial interesse em guardar suas conversas, ou não dispõe de espaço para isso.

Se você está nessa situação, não se preocupe. O WhatsApp também tem um backup local e automático que fica “escondido” numa pasta dentro do seu próprio aparelho. Esse backup guarda até 7 versões na memória do seu dispositivo.

O único problema é que essas versões vão sendo regularmente substituídas, sobrescritas, por novas versões mais atualizadas. Então, se a conversa que você precisa recuperar for muito antiga, provavelmente não vai mais estar nesse backup automático do aplicativo.

Como fazer o backup das conversas do whatsapp no Google Drive

Caso você queira guardar as conversas mais antigas, precisa habilitar uma opção dentro das configurações do WhatsApp. O caminho é Configurações > Conversas > Backup de conversas.

Dentro dessa opção o usuário vai poder escolher a frequência do backup e também se quer incluir os vídeos ou não. As opções de backup oferecidas pelo app são:

  • Diariamente
  • Semanalmente
  • Mensalmente
  • Desativado

Vale lembrar que quanto maior a frequência do backup, mais espaço ele vai ocupar no seu Google Drive. Essa forma de backup é diferente daquele automático que o aplicativo faz, pois as versões não sobrescrevem as anteriores, mas vão se acumulando.

Passo a passo para recuperar as conversas do WhatsApp

Se você já tinha a opção de backup configurada manualmente, como explicado no tópico anterior, será muito fácil conseguir recuperar suas conversas, e você poderá inclusive escolher o backup da data que preferir.

Para isso, depois de se certificar que os backups realmente estão seguros na nuvem (Google Drive), você deve desinstalar o aplicativo do seu dispositivo. Em seguida, reinstale o WhatsApp e nos primeiros passos da instalação escolha a opção “Restaurar”.

Caso você não precise de um backup mais antigo, o sistema identificará a última versão do backup e fará a restauração de suas conversas com base nessa versão. Pronto, você recuperou as conversas.

E se as conversas forem mais antigas?

Mas se as conversas que você quer recuperar são mais antigas, você vai precisar de um pequeno macete para que o aplicativo do WhatsApp seja restaurado a partir de uma versão mais antiga do backup.

Abra um “Gerenciador de Arquivos” (apenas Android), depois clique em “armazenamento principal” e procure a pasta chamada “whatsapp”. Dentro dela terá uma outra pasta chamada “Databases”.

Dentro dessa pasta estarão os backups físicos que ficam armazenados no seu aparelho. O backup mais recente terá o nome de “msgstore.db.crypt12”. Faça uma cópia desse arquivo por segurança, e troque o nome dele. Basta acrescentar, por exemplo, o termo “cópia”, apenas para diferenciar dos outros. Ficaria “msgstore.db.crypt12-cópia” ou algo que faça mais sentido para você.

Depois disso, copie para dentro dessa pasta o backup com a data das conversas que você quer restaurar e renomeie ele com o nome “msgstore.db.crypt12” e desinstale o WhatsApp. Volte a instalar e faça o procedimento da restauração explicado acima. O app utilizará a versão antiga que você renomeou.

E se eu não tiver ativado a configuração do backup?

Se você estiver no caso daqueles que não fazem backup, só poderá retroceder até o backup automático feito pelo app e que está armazenado em seu dispositivo. Não será muito antigo, na maioria dos casos, mas talvez seja suficiente, dependendo do que você precisa recuperar.

O procedimento será o mesmo, vá até a pasta “Databases” do WhatsApp, faça uma cópia da versão mais recente do backup e em seguida renomeie a versão mais antiga com o nome “msgstore.db.crypt12”. Desinstale o app e instale novamente escolhendo a opção “Restaurar”.

Cotidianum

O Cotidianum é muito mais que um site, é uma ideia de levar conteúdo que acrescente utilidades aos nossos seguidores, seja com carros, dicas, gastronomia, entretenimento e muito mais para o cotidiano.

Vamos Bater um Papo?