Veja como pagar menos conta de luz

Se você está assustado com o valor de sua conta de luz saiba quais são os aparelhos que mais sugam energia em sua casa e como fazer para pagar uma tarifa mais barata.

Finanças
2 meses atrás
Veja como pagar menos conta de luz

Dicas para reduzir o consumo de energia

Para piorar ainda mais a situação financeira dos brasileiros, a conta de luz veio mais cara durante a fase de confinamento da quarentena.

Em São Paulo, por exemplo, a Enel – antiga Eletropaulo – informou que houve na tarifa um reajuste médio de 4,23% de acordo com o estilo de rede:

  • Alta tensão: 6%
  • Baixa tensão: 3,58%

Tirando o fator da bandeira aplicada na conta de luz, você pode conseguir abaixar o seu consumo moderando o uso de aparelhos vilões de energia.

Ar-condicionado

O ar-condicionado é um dos principais responsáveis pelo custo de sua conta de luz, sobretudo no período do verão.

Só para você ter uma ideia um aparelho de 12.000 BTUs ligado durante duas horas por dia pode consumir em geral 50 kwh ao mês.

A primeira dica para economizar é escolher um ar-condicionado com tecnologia inverter e manter a temperatura na faixa de 23 graus.

Tela de monitor

Os computadores por mais que para muitos sejam indispensáveis, mesmo no uso doméstico também consomem muita energia.

O problema é que as pessoas acabam adquirindo o costume de deixar o aparelho ligado ainda estando sem uso.

Alterando as opções de sistema você pode configurar o desligamento automático da tela que ajuda bastante atenuar o consumo.

Chuveiro

Você é daqueles que gosta de ficar cantando sem pensar no tempo quando está no chuveiro? Então, mude seu hábito para banhos de 10 minutos e confira depois a enorme diferença quando chegar a sua conta.

Deixar o chuveiro na posição de verão também ajuda a reduzir até 30% do consumo, bem como fechar a torneira para se ensaboar.

Geladeira

Como geladeira não é TV abra a porta somente o necessário, pois toda a vez que o ar frio escapa o motor opera mais forte para voltar a temperatura ideal.

Evite também deixar a geladeira próxima do fogão ou em local muito exposto ao sol, além de não guardar alimento quente e nem deixar roupas penduradas atrás da grade para secar.

Verifique a manutenção da borracha que fica em torno da porta para saber se a mesma está totalmente vedada.

Atualmente, como todos os aparelhos eletrônicos seguem uma classificação energética escolha uma geladeira de nível Procel A.

Lâmpadas LED

Tenha o cuidado de manter ligadas apenas as lâmpadas necessárias e opte por paredes pintadas de cores claras.

Prefira também trocar todas as luzes incandescentes por lâmpadas LEDs que consomem bem menos e duram muito mais.

Ferro de passar

Quando for passar roupa faça com a maior quantidade de peças possível, pois o ferro consome mais quando é ligado.

As roupas que amassam pouco podem ser passadas no final aproveitando o calor do ferro depois de desligado.

Fuga de energia

Se mesmo você tomando diversas medidas para economizar o consumo da conta de luz continuar com preço elevado, faça um teste para descobrir possíveis fugas de energia.

Geralmente, os sinais de fuga se revelam com lâmpadas que mantém uma iluminação baixa quando estão desligadas.

Para ter certeza de que não há problema na rede desligue todos os aparelhos e luzes e confira alguns minutos depois se o contador do medidor de luz está parado.

Imposto do ICMS

A vantagem de economizar com o consumo de luz é que quanto menor for o kwh maior será o desconto sobre o imposto do ICMS.

Em São Paulo o consumo de energia em residência superior a 200 kwh você paga 25% de imposto sobre o valor total da conta.

A partir de 91 kwh o valor do imposto aplicado é de 12% e abaixo disso você não paga nada de ICMS.

Cotidianum

O Cotidianum é muito mais que um site, é uma ideia de levar conteúdo que acrescente utilidades aos nossos seguidores, seja com carros, dicas, gastronomia, entretenimento e muito mais para o cotidiano.

Vamos Bater um Papo?