Vale a pena pagar 3 mil num robô que limpa sua sala todo os dias?

Os aspiradores robôs de pó que fazem a limpeza sozinhos da sua casa já estão disponíveis no mercado pelo valor médio de 3 mil reais. Confira agora as vantagens e desvantagens desta nova tecnologia.

Casa e jardim
9 meses atrás
Vale a pena pagar 3 mil num robô que limpa sua sala todo os dias?

O mundo cada vez mais automatizado

Trabalhar em casa já não é mais um luxo para poucos, atualmente diversas empresas tem oferecido o benefício do home work total ou parcial para seus empregados, sobretudo na área da tecnologia da informação.

Por outro lado, embora possa parecer o trabalho dos sonhos, ficar em casa traz consigo algumas desvantagens, entre as quais está o aumento dos cuidados com a limpeza.

Seguindo a linha da automatização a nova solução para diminuir os problemas com sujeira está em adquirir um robô aspirador de pó que faz a limpeza diariamente sem reclamar.

Vantagens e desvantagens do robô aspirador

Em geral, o valor médio de um robô aspirador de pó está saindo 3 mil reais, sendo que existem modelos mais básicos por 699 reais e mais avançados até 5.299 reais.

A solução parece bem atrativa, principalmente para aliviar as tarefas da dona de casa, mas é preciso medir as vantagens e desvantagens para saber se realmente vale a pena investir nesta nova tecnologia.

Funcionamento

A primeira coisa cabe entender o funcionamento destes aparelhos que conseguem sugar poeira e detritos mesmo embaixo dos cômodos e desviar de obstáculos como evitar escadas.

Utilizando um sistema de inteligência artificial os robôs aspiradores são programados para trabalharem sozinhos, através de sensores que fazem o mapeamento do local e rastreiam tudo que deve ser evitado.

É claro que para a maior eficácia da limpeza o trajeto deve ser desobstruído, pois os robôs não retiram objetos jogados no chão.

As áreas onde há mais concentração de sujeira são identificadas pela tecnologia de luzes infravermelhas instaladas ao redor do aparelho.

Programação

Um ponto muito positivo dos aspiradores automáticos é que você pode fazer a programação de limpeza, para qualquer dia e horário que quiser.

Quem prefere não ser incomodado com o aparelho em funcionamento pode deixar a limpeza para ser iniciada em um período que estiver fora e depois é só conferir o resultado.

De qualquer maneira, dificilmente alguém ficará incomodado com o trabalho dos robôs aspiradores, pois eles são muito silenciosos e podem atrapalhar quando muito distraindo pela sua movimentação.

Esta função de programação está disponível a partir dos modelos intermediários e que contam o sistema de controle remoto ou regulagem por aplicativos de celular para Android e iOS.

Mapeamento

Já a tecnologia Vision Simultaneos Localization and Mapping (VSLAM) do sistema de mapeamento só está presente em modelos avançados.

Os aparelhos com tecnologia VSLAM conseguem traçar um mapa virtual da sala para compor a melhor rota de limpeza, a qual segue uma movimentação em linha reta com desvios apenas dos obstáculos.

Para coletar os dados do ambiente os robôs aspiradores estão equipados com lasers de detecção ou câmeras acopladas.

Limitação do espaço

Para cômodos pequenos todas essas tecnologias são muito eficazes, mas para ambientes extensos e abertos o risco de ficarem espaços sem limpeza é maior.

O ideal é que cada ambiente esteja fechado, com as portas encostadas, para o melhor mapeamento e concentração da limpeza.

Pisos e tapetes

Se tiver declives com mais de 30 graus em relação ao piso da casa os robôs aspiradores vão identificar com obstáculos intransponíveis e pular a região.

O mesmo problema se sucede com tapetes muito grossos, pois os aparelhos foram projetados mais para superfícies lisas e pisos planos.

Bateria e filtros

O problema com a duração da bateria se dá com os modelos básicos que suportam em média 40 minutos de funcionamento.

Os modelos a partir de 3 mil reais já vem com recurso de volta automática para as bases de recarga, além de incluírem filtros bactericidas até mesmo para pessoas que sofrem com asma ou alergia.

Para quem estiver disposto a investir em um robô deste porte a sugestão fica para o modelo Roomba E5, que traz uma excelente potência de sucção de ar e um sistema de limpeza exclusivo patenteado AeroForce.

Cotidianum

O Cotidianum é muito mais que um site, é uma ideia de levar conteúdo que acrescente utilidades aos nossos seguidores, seja com carros, dicas, gastronomia, entretenimento e muito mais para o cotidiano.

Vamos Bater um Papo?