Vai abrir seu negócio? Conheça os principais erros de um empreendedor e veja como evitá-los

Ser empresário é o sonho de muita gente e está acessível a todos com as facilidades da criação de uma empresa como MEI. Já para prosperar um negócio é preciso muito planejamento para evitar cometer erros graves.

Trabalho
3 meses atrás
Vai abrir seu negócio? Conheça os principais erros de um empreendedor e veja como evitá-los

Realizando o sonho de ser empreendedor

Diante da crise no mercado de trabalho muitos estão preferindo se arriscar em abrir seu próprio negócio. A oportunidade de se tornar chefe de si mesmo algo é muito atraente e as possibilidades de lucros costumam ser maiores que o comum oferecido nas vagas de empregos.

Mas para não ficar apenas no sonho do empreendedor e acaba terminando com menos dinheiro é fundamental conhecer os principais erros que levam muitas empresas ao fechamento.

Empresa sem publicidade

Uma empresa que acaba de chegar ao mercado por mais que tenha um ótimo produto não é nada se não houver uma boa estratégia de divulgação. É verdade que a melhor propaganda é a boca-a-boca.

Por outro lado, como diz o provérbio popular “o que os olhos não veem o coração não sente”. Se a imagem da sua empresa não chegar ao seu público alvo suas vendas não decolarão.

Deste modo, o ideal é juntar uma parte de seu investimento para consultar um especialista de marketing que ofereça as melhores medidas de anúncios de acordo com o perfil de seu negócio.

Desanimar com as adversidades

Se começar ganhar dinheiro com uma empresa fosse coisa fácil o número de empreendedores seria maior de que o de trabalhadores. Tenha em mente que o retorno do investimento leva alguns meses para se consolidar.

É preciso ter resiliência e não desistir facilmente, o que não significa ser teimoso. Analise se há real potencial de crescimento da sua empresa e faça um projeto de desenvolvimento tendo consciência do processo vagaroso e dispendioso para alcançar a prosperidade.

Negócio sem inovação

Abrir um negócio implica olhar para o futuro e estar preparando para se adaptar as novas tecnologias e transformações sociais. Nem sempre repetir uma grande ideia é certeza de se obter sucesso.

É preciso inovar e estar atualizado às novas tendências do mercado. Estude sua área de atuação e seja criativo para ter um produto que tenha um diferencial. Pode ser que uma nova solução demore em vingar, mas o resultado final pode se tornar o carro-chefe ou marca da sua empresa.

Chefe ditador

Ser um bom chefe e comandar uma grande empresa não é a mesma coisa que ser autoritário. Aprenda a ser um verdadeiro líder e se não sentir capacidade para tal estude sobre as técnicas de coaching.

É preciso saber motivar sua equipe, abrindo espaço para a conversa e dar liberdade de ação. Ninguém consegue controlar uma empresa sozinho, sendo que estar aberto para ouvir críticas pode ajudar a evitar cometer muito erros.

Sociedade por amizade

Sem confiança não se mantém um casamento e nem mesmo uma sociedade. Mas tome cuidado em chamar um sócio com base apenas na relação afetiva, escolhendo um amigo ou parente.

A sociedade de uma empresa é precisa ser feita distribuindo bem as funções, os limites de cada um e conhecendo a expectativa de seu parceiro. Assim como um casamento precipitado não dura, uma sociedade criada apenas por motivos pessoais pode levar ao fim da empresa e da amizade.

Se lançar por empolgação

Criar uma empresa com as facilidades da MEI é uma tarefa simples, agora fazer um negócio prosperar é muito complexo. Sem um bom planejamento você estará fadado a cometer erros primários e que podem ser determinantes para seu fracasso.

Controle a empolgação ao se lançar no mercado e faça um plano considerando seu orçamento, calculando os riscos, estudando o perfil dos seus consumidores e estabelecimento as metas de crescimento.

Descaso com o consumidor

O cliente é alma do negócio e sem um bom atendimento você acaba acumulando repercussões negativas que podem destruir a imagem da sua empresa. É claro que não se consegue contentar a todos e sempre há clientes que são mesmos complicados.

Mas ser prestativo e oferecer um sistema de pós-venda eficaz reduz o índice de descontentamento e reclamação. Lembre-se que o Reclame Aqui se tornou em uma plataforma de pesquisa decisiva para os clientes fecharem um negócio.

Não separar o dinheiro da empresa

Mesmo que você seja sócio único não misture o dinheiro pessoal com o da empresa. O risco é você perder o controle, não saber mais qual é o seu fluxo de caixa e terminar sujando ao mesmo tempo seu CNPJ e CPF.

Abrir uma conta jurídica hoje em dia é rápido e pode ser feito gratuitamente com os serviços dos bancos digitais. Já para evitar problemas fiscais vale a pena investir em ter um contador.

Cotidianum

O Cotidianum é muito mais que um site, é uma ideia de levar conteúdo que acrescente utilidades aos nossos seguidores, seja com carros, dicas, gastronomia, entretenimento e muito mais para o cotidiano.

Vamos Bater um Papo?