Usar o Google Maps offline no Android e iOs

Se você é fã do Waze, espere para ver as melhorias que foram feitas no Google Maps. Você vai se apaixonar com os novos recursos e com a interface renovada. Mas o melhor de tudo é a possibilidade de utilizar o Maps mesmo quando não estiver conectado à internet.

Tecnologia
1 ano atrás
Usar o Google Maps offline no Android e iOs

Baixar e instalar o Google Maps

Para baixar e instalar o aplicativo Google Maps entre na loja de aplicativos de seu aparelho, que será Google Play para usuários de Android e Apple Store para os iOS, e digite no campo de busca “Google Maps”. Depois clique em instalar e aguarda o processo ser completado. O aplicativo é 100% gratuito.

O que mudou?

Uma das muitas mudanças do Google Maps é o novo sistema de cores que ele apresenta. Além de estarem visualmente mais nítidas, elas agora são dinâmicas. Por exemplo, se o trânsito fica mais lento elas vão mudando para tons vermelhos mais intensos.

Como complemento dessa ferramenta estão os ícones que o aplicativo mostra à medida que você vai percorrendo a rota traçada, indicando postos de combustível, hospitais, escolas, restaurantes e outros estabelecimentos que podem ter interesse.

Mas de um modo geral toda a interface do aplicativo foi reformada, recebendo um toque mais clean e deixando a visualização muito mais agradável do que antes. Isso era um dos pontos mais negativos em relação a outros aplicativos de mapas, como o Waze, e que distanciava os usuários.

Integração com outros recursos do Google

Uma das novidades é a possibilidade de integração do Maps com outros serviços Google, como por exemplo a agenda. Sempre que o Maps estiver aberto e conectado à internet, ele mostrará os compromissos que estejam em sua agenda. Assim, será mais fácil não se atrasar ou mesmo esquecer de algum compromisso importante.

Criando listas personalizadas

Um recurso muito útil também é o de criar listas de locais de sua preferência. Com ele você pode “salvar” endereços de determinados lugares que você vai com frequência ou que apenas não quer perder o contato, de maneira que ao decidir voltar lá bastará um clique para a rota ser iniciada, sem a necessidade de ficar digitando o endereço a cada vez.

Compartilhar localização em tempo real

Uma das ferramentas mais importantes, relacionada à sua segurança, é a de compartilhar sua localização em tempo real. O único requisito para isso é que a outra pessoa com quem você quer fazer o compartilhamento tenha uma conta de e-mail Google, ou seja, o famoso GMail.

O procedimento é bem simples: clique naquelas três linhas no canto superior direito que abrem o menu de opções e escolha “Compartilhar localização”. Depois clique em “Adicionar pessoas” e selecione na lista de contatos que vai abrir a pessoa com quem deseja fazer o compartilhamento. É possível ainda determinar o tempo de duração desse compartilhamento, mas também poderá ser desativado manualmente quando o percurso terminar.

Mas ainda que a pessoa não tenha e não queira criar a conta no GMail, é possível gerar um link e enviar pra ela, pelo qual acompanhará sua localização por tempo determinado previamente por você. Depois de clicar em “Compartilhar” seleciona a opção “copiar para a área de transferência” (Android) ou apenas “copiar” (iOS), cole e envie o link para a pessoa pelo WhatsApp, por e-mail, SMS, etc.

Reservar restaurante pelo Maps

Isso mesmo, você não leu errado. É possível agora fazer reserva de restaurante pelo próprio Google Maps. Em parceria com o serviço “Restorando”, o Maps permite que você faça reservas em mais de 700 restaurantes pelo país. Basta encontrar o restaurante que você deseja e escolher a opção “Encontrar mesa”.

Uma nova janela se abrirá e será necessário fornecer algumas informações: número de pessoas, data e hora da reserva, forma de pagamento, nome e telefone. Depois é só confirmar sua reserva.

Onde estacionei o carro?

Com certeza quem dirige com frequência já deve ter feito essa pergunta, ainda que interiormente, “onde estacionei o carro?” Isso não será mais um problema com o Google Maps, pois que ele tem uma opção que permite salvar o endereço de onde você está deixando o veículo estacionado.

Para usuários de Android o procedimento é escolher a opção “Salvar local de estacionamento” e escolher “Localização atual”, caso esteja ainda junto ao veículo.

Para os usuários de iOS é o inverso, deve clicar sobre a seta azul que indica a localização atual e em seguida escolher a opção “Salvar local de estacionamento”.

É possível ainda inserir informações adicionais, como por exemplo o sub solo onde deixou o carro, o horário de funcionamento do estabelecimento onde o veículo está estacionado, e outras informações relevantes para você. É possível também tirar e salvar uma foto do local e enviar para seus amigos com a localização do estacionamento.

Como usar o Google Maps off-line

Mas a grande vantagem mesmo do aplicativo Maps sobre os seus concorrentes é a possibilidade de utilizá-lo sem acesso à internet. Como isso funciona? Clicando sobre o ícone do menu principal o usuário encontrará a opção “Fazer download”, e em seguida aparecerá o mapa com uma área enquadrada em azul, que pode ser ampliada ou reduzida de acordo com o que o usuário quiser. Assim que a área for definida, clique em “Salvar” e aguarde que o download seja realizado.

Depois disso, toda a área do mapa que você salvou poderá ser utilizada no modo off-line para traçar rotas. Ressaltamos que a rota não precisa ser adicionada antes do download. O cálculo da rota funciona sem internet, e poderá ser feito e refeito quantas vezes for preciso. Assim, se você estiver numa área onde o sinal de 3G e 4G são ruins, e por descuido errou a rota, não se preocupe porque o aplicativo fará um novo cálculo sem precisar de conexão com a internet.

A desvantagem é que sem a conexão você não ficará sabendo de eventos que estejam acontecendo naquele momento, como por exemplo um acidente, ou uma obra na via. Também não será possível utilizar o recurso de integração com outros serviços, nem mesmo o de reservar mesa em restaurante. mas pode ser um bom “quebra galho” em locais onde a conexão é ruim.

Utilizando o Google Maps no transporte público

Pouca gente sabe que o Maps também tem utilidade para quem se desloca de transporte público. Acontece com frequência que não sabemos como ir para certos lugares de ônibus ou metrô. Com o Maps esse problema acabou.

Por exemplo, quando estiver a pé e precisar descobrir o ponto de ônibus mais próximo de você, abra o Maps e observe em torno de sua localização os ícones que indicam os pontos de ônibus (balãozinho azul com um pequeno ônibus desenhado). Clique sobre ele e veja quais linhas passam nesse ponto.

Se isso não for suficiente, então insira o endereço do destino desejado, tal como se estivesse de carro, e clique em “Transporte Público” no canto inferior direito da tela e trace uma rota. Depois siga as instruções do aplicativo, ele vai indicar em qual ponto você deve tomar o ônibus, onde desembarcar e por onde caminhar até o local de destino.

Cotidianum

O Cotidianum é muito mais que um site, é uma ideia de levar conteúdo que acrescente utilidades aos nossos seguidores, seja com carros, dicas, gastronomia, entretenimento e muito mais para o cotidiano.

Vamos Bater um Papo?