Uma visão geral sobre a Uber

Um dos aplicativos mais conhecidos e utilizados na atualidade é o da Uber, que permite pedir carro com motorista particular no celular com apenas alguns toques. Mais barato e dinâmico que o serviço de táxi, essa modalidade tem dado o que falar no Brasil. Se quiser conhecer um pouco mais sobre a empresa e o serviço que ela oferece, nos acompanhe nesse texto.

Tecnologia
4 meses atrás
Uma visão geral sobre a Uber

O que é e quando nasceu o serviço da Uber?

O aplicativo Uber é um oferecimento da Uber Technologies Inc. uma empresa multinacional americana, fundada em março de 2009 por Travis Kalanick e Garrett Camp, que fornece transporte privado urbano por meio de serviços eletrônicos. O app é compatível com Android, iPhone (iOS) e Windows Phone, mas para uma maior comodidade as viagens também podem ser solicitadas pelo próprio site. O aplicativo Uber está disponível na Google Play Store, App Store e no Windows Phone Store.

O que o serviço da Uber oferece?

O app permite que você solicite viagens de carro particulares, como se quisesse chamar um táxi só que muito mais barato e com diversas opções de qualidade e preço. Com um toque é possível acionar um motorista Uber. A plataforma está disponível 24 horas e, se tiver motorista disponível na região, pode te levar para qualquer lugar, seja para um endereço no outro canto da cidade ou aeroporto, para onde quer que você vá.

Onde, no Brasil, a Uber fornece seus serviços?

A Uber está presente em mais de 500 cidades e em 70 países do mundo. O serviço, também conhecido como “carona remunerada”, oferece seus serviços aqui no Brasil nas seguintes cidades: Natal, Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Campo Grande, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Maceió, Goiânia, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, Grande São Paulo, Jundiaí, Londrina, Uberlândia, Vitória, Sorocaba, Juiz de Fora, Cuiabá, Campos dos Goytacazes, Montes Claros, Joinville, Blumenau, Aracaju, Uberaba, Região dos Lagos, Belém, Manaus, São Luís, Pelotas, Rio Grande do Sul, Bauru, Marília e Araçatuba.

Como surgiu a ideia do serviço Uber?

A história da Uber se iniciou com a ideia de ser apenas uma empresa que oferecia táxi de luxo, com carros como Mercedes S550, disponível na cidade de São Francisco na Califórnia. Em 2012 a empresa começou a oferecer o serviço em Londres e Chicago, e nesta última deu início a nova proposta de solicitar táxis mais convencionais por meio do aplicativo que já havia sido lançado 2 anos antes. No mesmo ano de 2012 a Uber passou a oferecer táxi aéreo por helicóptero entre a cidade de Nova Iorque e Hamptons, serviço que custava por volta de 3.000 dólares.

A Uber na atualidade

Hoje a Uber se tornou modelo no conceito de requisitar um táxi através do app para celular. O usuário cadastra seus dados no app e pede por um motorista Uber, tendo opção de pagar pela corrida direto no aplicativo com cartão de crédito cadastrado, ou com PayPal (outra forma de pagamento que cresce hoje em dia) ou ainda com dinheiro diretamente para o motorista (essa opção pode não estar disponível em todas as cidades).

Entenda as principais categorias de veículos na Uber

No app você pode escolher entre o Uber X, categoria que tem o menor preço, ou então uma categoria ainda mais econômica que é a Uber POOL, que compartilha a viagem e o preço com outras pessoas que estão indo para destinos próximos ao seu, ou que fica no meio do caminho. vale ressaltar que no Uber POOL o valor será proporcional a cada um.

Além dessas duas opções, ainda tem a Uber BLACK que oferece modelos de carros melhores, proporcionando mais conforto e exclusividade ao passageiro. Existem ainda outras opções, tudo de acordo com sua necessidade de viagem e para a quantia que quiser pagar, perfeito para quando estiver viajando em grupos maiores ou então para quando precisar de um veículo com alternativa de acessibilidade.

A Uber ainda oferece serviço de moto e um “plano família” disponível para até 10 pessoas. A empresa também conta com vários códigos promocionais para as corridas saírem com preço ainda mais barato.

Sobre a interface do app Uber

A interface do aplicativo é bem organizada, fácil e simples de usar, tudo é bem claro e intuitivo. Tem a alternativa de ativar o GPS de seu celular para que o app encontre automaticamente sua localização, e você também pode acompanhar o caminho percorrido pelo motorista até o local de embarque e depois de desembarque.

Para melhor identificação do seu Uber, quando você faz a solicitação, é possível saber o modelo e a cor do carro, a placa, o nome do motorista e até as avaliações que ele recebeu dos passageiros anteriores, além da quantidade de corridas que seu motorista já realizou.

Depois da viagem, você pode avaliar seu motorista e fazer alguns comentários de como foi a corrida e o que eventualmente pode ser melhorado. Para melhor controle financeiro você receberá seu recibo de pagamento pelo o e-mail cadastrado.

Como ganhar dinheiro sendo um motorista Uber?

Com a Uber você não tem só a opção de solicitar uma corrida mas também de se tornar um motorista e gerar sua renda a partir disso, fazendo uso do seu próprio carro. Para isso, basta se cadastrar, no app ou no site, e seguir as instruções solicitadas.

Recentemente a Uber divulgou os dados da pesquisa do Observatório Nacional de Segurança Viária, realizada pelo Datafolha, mostrando a mudança no hábito da população brasileira com a chegada da Uber, bem como de outros aplicativos da mesma modalidade.

Um dos dados que mais chama a atenção é o índice da relação de consumo com bebidas alcoólicas e a direção: 75% das pessoas entre 18 e 24 anos preferem andar de Uber do que dirigir sob o efeito do álcool; e 83% dos brasileiros concordam que os aplicativos de táxi privado contribuíram para a diminuição de mortes no trânsitos.

Além disso, 64% dos entrevistados afirmam que, no passado, as pessoas dirigiam sob pose de bebidas alcoólicas por falta de opção de transporte; e por fim 81% das pessoas consideram que os apps como a Uber deixaram o trânsito mais seguro, de forma geral, e diminuíram o congestionamento ou pelo menos o stress de ter que dirigir nele.

Cotidianum

O Cotidianum é muito mais que um site, é uma ideia de levar conteúdo que acrescente utilidades aos nossos seguidores, seja com carros, dicas, gastronomia, entretenimento e muito mais para o cotidiano.

Vamos Bater um Papo?