Twitter, a plataforma mais viralizada do mundo

Twitter é o lugar certo para saber mais sobre o que está acontecendo no mundo e sobre o que as pessoas estão falando agora. Atualizações de última hora entre assuntos de esportes, política, entretenimento e interesses cotidianos. Veja todos os lados da história. Participe da conversa. Assista a eventos de transmissão ao vivo.

Aplicativos
2 meses atrás
Twitter, a plataforma mais viralizada do mundo

Conheça o Twitter

O Twitter está disponível em cerca de 35 idiomas e possui atualmente mais de 200 milhões de usuários. Por dia são publicados cerca de 65 milhões de tweets, mensagens de até 140 caracteres feitas pelos usuários no formato de um microblog.

Em tese o Twitter é a mídia social de informações imediata, fornecidas em posts de textos curtos: uma foto, um link para um site, um vídeo de 6 segundos. A menos que você mude sua conta para “privada”, os tweets são públicos e podem ser vistos por qualquer um, mesmo por um internauta que não esteja cadastrado. Isso faz do Twitter uma das melhores formas de compartilhar informação.

Digamos que o twitter é uma ferramenta social de relacionamento, de atividade de interação pessoal. Tudo é sobre quem você segue e quem te segue, são milhões de perfis de pessoas com diferentes opiniões, tudo varia conforme a personalidade do usuário. O Twitter pode ser utilizado de diferentes maneiras. Na verdade, ele é muito mais sobre informação do que sobre contatos sociais.

Um estudo feito em 2009 mostrou que os usuários costumam tratar uns aos outros basicamente como fontes de informação e não como contatos e amigos. E tuitar sobre um assunto em particular, nomeado como Twitter trends, raramente dura mais que uma semana na página. A maioria dos assuntos vira tendência apenas uma vez e 85% das vezes são relacionados com notícias.

Se olhar o Twitter de forma inteligente, será capaz de fazer parte das conversas mais relevantes do mundo online naquele momento, quando as coisas realmente acontecem. Já as empresas podem aprofundar a confiança dos seus clientes e construir o reconhecimento da sua marca dentro do Twitter.

O conceito do Twitter é apenas um, se alguém gostar do que você posta, ela te segue e vice-versa.

Entenda a interface do Twitter

Para se juntar no maior microblog do mundo e entender tudo o que está acontecendo, é preciso conhecer algumas nomenclaturas próprias do Twitter, veja algumas dela:

• Tweet é o nome utilizado para designar as publicações feitas na rede social do Twitter.
• Um ‘modified tweet’ (MT) é um tweet que foi encurtado, editado ou modificado de alguma forma. Coloque “MT” no começo de qualquer retweet que você tenha alterado.
• Um ‘retweet’ (RT) é um tweet de um usuário do Twitter que outros usuários tuitaram de novo (ou encaminharam para frente).
• ‘Hashtag’ (o símbolo “#”) marca palavras-chave ou tendências em um tweet, para que outros tweets relacionados possam ser achados com uma busca.
• Uma “handle” é o nome de usuário no Twitter. Quando você coloca uma “@” antes de um nome de usuário, aquela pessoa conseguirá ver seu tweet. É semelhante a “marcar alguém” no Facebook.
• Twitter List ou Lista do Twitter é um recurso que permite ao usuário criar listas compartilháveis de usuários, o que dinamiza a leitura dos tweets já que se torna possível ler o conteúdo postado por grupos de seguidores.
• APIs (interfaces de programação de aplicativo) permite que diversos aplicativos conectem-se a ele para os mais variados fins, por exemplo, uma solução que ajuda uma empresa a medir opiniões dos clientes.

Além disso, é importante entender que o nome de usuário, que pode conter no máximo 15 caracteres, aparece na URL do seu perfil e é exclusivo. Ele é usado para acesso, respostas e Mensagens Diretas.

Já o nome de exibição, que pode conter até 50 caracteres, é um identificador pessoal (às vezes, um nome comercial ou nome real) exibido na página do seu perfil. Ele é usado para identificar você para amigos, especialmente se o seu nome de usuário for diferente do seu nome ou nome comercial.

Descubra o que o Twitter tem de melhor

No Twitter é possível transmitir pensamentos, contar piadas, compartilhar links interessantes ou aquele vídeo que achou engraçado, e anunciar promoções dos seus serviços, no caso de empresa. As possibilidades são imensas, mas para ter sucesso no Twitter é preciso interagir com os outros usuários e também compartilhar informações interessantes.

Busque usar e abusar da criatividade na hora de divulgar um conteúdo e compartilhá-lo pelo Twitter. Até porque, um dos focos de quem utiliza a plataforma é ser seguido pelo máximo de usuários que conseguir, tornando-se popular.

Uma das principais ferramentas do Twitter são os Trending Topics (ou tópicos da moda, em tradução livre) que trazem os assuntos mais discutidos no mundo do Twitter naquele momento. A cada dia surgem novas atualizações e novidades, como as listas de amigos e filtros de Trending Topics por países.

Porque o Twitter permite apenas 140 caracteres?

A grande questão, que muita gente se pergunta, é o porquê do limite de 140 caracteres na hora de mandar mensagens pelo Twitter. A limitação de caracteres se dá exatamente pelo conceito inicial da ferramenta: mensagens SMS. Além disso, enviar mensagens curtas é o principal foco do serviço e principal difusor de sites encurtadores de URL, como o Bit.ly, Migre.me e outros.

Hoje em dia o microblog evoluiu muito em termos de recursos e funcionalidades. Ficou ainda mais dinâmico, com possibilidade de compartilhar fotos e vídeos, são cerca de 3 milhões de mensagens diariamente.

O legal é que você pode personalizar o seu perfil com uma foto, descrição, localização e até foto de fundo. No Twitter você também pode conversar em particular com amigos e seguidores, o bate-papo é chamado de “direct messaging” (mensagem direta, ou DM na linguagem do Twitter).

Se você mandar uma DM para alguém, a conversa de vocês não será pública. Entretanto, se você estiver usando a função normal do Twitter para conversar, então sua conversa será pública. Se você colocar uma ‘handle’ no começo de uma mensagem, esse tweet só aparecerá para as pessoas que seguirem tanto você quanto a pessoa mencionada. Além disso, você também pode criar uma conversa em grupo com quem te segue.

Como começar a usar o Twitter?

Começar a usar o Twitter é bem fácil. Em questão de minutos você pode começar fazer uso da plataforma, basta seguir os seguintes passos:

• Inscreva-se no site oficial do Twitter.
• Escolha sua ‘handle’ de Twitter handle — ou nome de perfil no Twitter — e lembre-se que ela deve ter a ver com seu nome artístico, por exemplo.
• Importe os contatos do seu e-mail para o Twitter, assim você já começa seguindo várias pessoas conhecidas.
• Customize sua conta de Twitter com uma imagem biográfica, foto de perfil e uma imagem de ‘header’ (cabeçalho).
• Faça uma lista com seus contatos, URL do seu site, e uma biografia pequena.
• Comece a seguir amigos, família, artistas prediletos, blogs, entre muitos outros. Use a busca do Twitter para encontrar alguém em específico.

Se você possui um empresa pode usar do Twitter para promover seu trabalho

Hoje em dia todas as empresas estão usando as redes sociais para divulgar seus serviços, e no Twitter não poderia ser diferente. É basicamente uma obrigação.

Mas para isso, é necessário se atentar em alguns pontos: crie uma biografia clara e focada explicando exatamente o que a empresa ou marca faz; procure escrever Tweets com certa frequência; foque nele algumas vezes ao dia, pois quanto mais você interagir, mais seguidores você terá e, consequentemente, mais sua marca será conhecida.

Faça tweet ao vivo sobre os eventos da empresa, usando a hashtag oficial. Comente sobre temas da atualidade que são relevantes para o seu produto, fazendo uma ligação entre a notícia do dia e a sua empresa. O objetivo principal é fazer do seu feed do Twitter o palco de um bom conteúdo, com comentários instigantes que sejam relevantes para o público que você deseja atrair.

Existem muitas ferramentas e serviços na internet para conseguir seguidores, mas monte sua lista na raça, pode demorar mais, mas vai te dar resultados de maior qualidade.

O que você alcança fazendo isso?

Saiba que o Twitter é um ótimo veículo de divulgação de ações publicitárias, além de recrutamento de funcionários, divulgação de promoções, e também você vai testar a popularidade da sua marca com seus clientes (seguidores) ou então alcançar mais.

Algumas dicas para sua empresa ter sucesso no Twitter

Ao compartilhar links, use um encurtador de URLs, como bit.ly. Não só irá liberar mais caracteres para o seu tweet, como também permitirá acompanhar cliques, ações, etc. Siga seus concorrentes e veja quem eles estão seguindo, e por sua vez quem os está seguindo. Klout e tweepi são ótimas ferramentas para ajudar nesta descoberta.

Use o TweetDeck para organizar todas as pessoas que estão te seguindo em listas para ser encontrado mais facilmente na hora da pesquisa. Certifique-se de salvar suas pesquisas para que possa ver tweets relacionados com os termos de pesquisa a qualquer momento.

Com as ferramentas auxiliares buffer ou o FutureTweets, você pode agendar seus tweets para quando tiver mais probabilidade de seus seguidores de estarem online.

A partir do momento que você consegue atingir uma boa reputação no Twitter, será possível fazer do seu perfil um meio de vendas online. Procure por hashtag como “pode recomendar” ou “algum conselho” para identificar aqueles que procuram assistência imediata.

Uma breve história do Twitter

O Twitter foi fundado em março de 2006 por Jack Dorsey, Evan Williams e Biz Stone, nos Estados Unidos. A ideia surgiu de Dorsey durante uma reunião de discussão de ideias em que ele falava sobre um serviço de troca de status, como um SMS.

O Twitter que naquela época era chamado simplesmente de Status, tinha como conceito exatamente o envio de mensagens curtas através do celular, no qual você receberia um twich (que significa vibração) no seu bolso quando um update era enviado.

O nome Twitter surgiu oficialmente depois de Dorsey e os outros encontrarem a palavra twitter no dicionário, que em inglês tem dois significados: “uma pequena explosão de informações inconsequentes” e “pios de pássaros”.

O sucesso do Twitter se deu durante o festival South by Southewest (SXSW) no ano de 2007 que aborda música e filmes para novos talentos, e que trouxe a tecnologia como foco através de conferências interativas. A propaganda do Twitter durante o festival foi tão grande que o envio de mensagens diárias, que era em média 20 mil, chegou a 60 mil durante os dias de festa. Assim, os criadores do Twitter e a ferramenta receberam o prêmio Web Award, concedido pelos organizadores do SXSW.

Atualmente estima-se que o valor do Twitter chegue a 1 bilhão de dólares, nada mal para uma empresa que, teoricamente, não recebe dinheiro por seus serviços.

No Brasil o Twitter ganhou popularidade em 2008, mas a plataforma só recebeu versão em português um ano depois. Em 2012 a companhia inaugurou seu primeiro escritório físico em terras brasileiras. Hoje a companhia tem uma sede em São Paulo e outra no Rio de Janeiro.

Cotidianum

O Cotidianum é muito mais que um site, é uma ideia de levar conteúdo que acrescente utilidades aos nossos seguidores, seja com carros, dicas, gastronomia, entretenimento e muito mais para o cotidiano.

Vamos Bater um Papo?