Tudo que você precisa saber sobre o serviço Meu INSS 2021

A central de serviço “Meu INSS” foi criada para permitir que os beneficiários pudessem utilizar os serviços de forma remota, através do seu próprio celular, sem precisar sair de casa ou enfrentar longas filas.

Finanças
1 mês atrás
Tudo que você precisa saber sobre o serviço Meu INSS 2021

A ferramenta permite a solicitação de benefícios e serviços, fazer agendamentos e realizar consultas, tudo de forma simples, rápida e segura. São mais de 20 opções de serviços à sua disposição. Confira o guia completo do Meu INSS 2021.

O que é o Meu INSS?

O Meu INSS é uma ferramenta que permite aos beneficiários da Previdência Social utilizarem os serviços de forma remota. O sistema pode ser acessado pelo site ou por aplicativo de celular.

São mais de 20 serviços oferecidos pela plataforma, criada para agilizar a prestação do serviço e evitar as aglomerações, sem falar na praticidade de ter acesso ao serviço na palma da mão.

Como criar usuário e fazer login no Meu INSS

O primeiro passo para utilizar o serviço é instalar o aplicativo, criar o usuário e efetuar o login. Começando pela instalação do aplicativo, está disponível para sistema Android e iOS.

Depois que o aplicativo estiver instalado, o beneficiário deverá acessar o site do Meu INSS (https://meu.inss.gov.br/) e realizar um rápido cadastro. Embora alguns serviços possam ser consultados sem o cadastro, recomendamos que ele seja feito, para garantir que você terá acesso a todos os recursos da ferramenta.

Na tela inicial, clique em Cadastrar Senha e tenha em mãos as seguintes informações:

  • CPF;
  • Nome completo;
  • Número de telefone celular ativo;
  • Um endereço de e-mail válido.

Depois disso, você deverá responder 3 perguntas:

  • Qual é o primeiro nome da sua mãe?
  • Qual é o seu mês de nascimento?
  • Qual é o ano do seu nascimento?

Um segundo questionário referente aos vínculos empregatícios, contribuições com o INSS e benefícios já recebidos será feito. Logo que você responder a essas perguntas, um código de acesso provisório será criado, sendo possível fazer o primeiro acesso ao sistema Meu INSS.

O sistema vai pedir para você criar uma senha definitiva, uma janela abrirá automaticamente para que você realize a criação dessa senha. Faça isso e aguarde a abertura da ferramenta. Caso tenha alguma dificuldade, você ainda pode recorrer ao telefone 135 do INSS.

Prova de vida Meu INSS

Uma das mais recentes alterações no programa de aposentados e pensionistas do INSS é a da chamada prova de vida, de acordo com a Portaria 1.299. Suspensa desde março de 2020 por conta da pandemia, esta exigência volta a valer.

A prova de vida é obrigatória para que o benefício continue sendo concedido, seja para aqueles que recebem o valor em conta corrente, cartão magnético ou poupança. A partir de agora, o benefício poderá ser cancelado caso o beneficiário não faça a prova de vida.

A partir do mês de comprovação, o beneficiário tem até três meses para fazer a prova de vida e regularizar a situação. Caso não o faça, o benefício fica suspenso até que faça a comprovação.

Na página do INSS o beneficiário pode consultar o cronograma do procedimento. Para quem mora no exterior é possível fazer a prova de vida por meio de procuração.

Para as pessoas que possuem a CNH Digital ou fizeram a biometria no TSE, é possível fazer o procedimento da prova de vida por meio do aplicativo Meu INSS. Quem ainda não tem, pode fazer a prova de vida na sua própria instituição bancária.

Os beneficiários aptos a realizar o procedimento online serão informados por SMS, ou por e-mail, ou ainda pelo aplicativo Meu INSS dessa possibilidade, de forma a desafogar o movimento nas agências.

Mas atenção, o instituto alerta que enviará o SMS somente através do número 280-41. Qualquer outro número que entrar em contato, desconfie, pode ser uma fraude para prejudicar o beneficiário.

“O INSS identificou cerca de 160 mil beneficiários que deveriam ter feito a prova em fevereiro de 2020. Esses beneficiários podem fazer o procedimento de forma remota nos aplicativos Meu INSS e Meu gov.br, evitando dessa forma o bloqueio de seus benefícios”, afirmou o instituto.

Para diminuir as aglomerações, o INSS elaborou um calendário com o cronograma, que começa em junho para quem deveria ter feito a prova de vida em março e abril de 2020. No mês seguinte, julho, será a vez dos beneficiários que deveriam ter feito a prova de vida em maio e junho. O calendário segue até dezembro com a prova de vida para quem deveria ter feito em março e abril de 2021.

Os beneficiários que tiverem dúvida sobre a realização da prova de vida ou dificuldade de locomoção, podem procurar por atendimento através da Central 135 e agendar a visita de um servidor do INSS. A central funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h.

Calendário Prova de Vida INSS
Calendário Prova de Vida INSS

Aposentadoria no Meu INSS

Uma das possibilidades da ferramenta é fazer a consulta e até mesmo solicitar sua aposentadoria. Logo na tela inicial várias opções vão aparecer, e entre elas uma que é “Pedir Aposentadoria”, e logo ao lado “Simular Aposentadoria” (imagem abaixo).

Aposentadoria - Meu INSS
Aposentadoria – Meu INSS

Clicando nessa sessão você terá acesso a diversas opções (imagem abaixo).

Aposentadoria - Meu INSS
Aposentadoria – Meu INSS

O sistema vai efetuar uma busca na base de dados do INSS para apresentar a você todas as informações que lhe correspondem, incluindo se você já pode receber o benefício automaticamente. Também é possível acompanhar o requerimento com o número de protocolo, e assim você fica sabendo do andamento do processo.

Salário Maternidade no Meu INSS

Outra seção da ferramenta permite solicitar o Salário Maternidade. Ao clicar na opção o beneficiário pode fazer o pedido mesmo sem a certidão de nascimento da criança, basta seguir o passo a passo que vai ser apresentado pela ferramenta.

Extrato de contribuição no Meu INSS

O extrato de contribuição também pode ser consultado através do Meu INSS, clicando na seção “Extrato de Contribuição (CNIS). Você pode gerar e imprimir o extrato quando e onde quiser, de um jeito simples e rápido. Na parte inferior da tela você verá a opção “Baixar PDF”.

Agendamentos e solicitações no Meu INSS

Na seção “Agendamento/Solicitações” o beneficiário ainda pode agendar um atendimento presencial. Assim, evita ficar horas na fila esperando para ser atendido, terá um horário próprio, como se fosse uma consulta médica.

Mas isso nem é o melhor. Clicando na palavra “aposentadoria” dentro da seção de agendamentos, você pode analisar diversos tipos de aposentadoria e escolher a que melhor se encaixe nos seus requisitos.

Ressaltamos que é sempre mais aconselhável procurar um advogado especialista em Previdência Social para te orientar. O profissional especializado tem mais condições de saber qual a melhor opção para você.

Extrato de pagamento do benefício no Meu INSS

Outra função importante da ferramenta é o Extrato de Pagamento do Benefício, basta entrar nessa seção e escolher o período que deseja consultar. A vantagem é que você poderá utilizar isso para realizar abertura de conta em bancos, solicitar empréstimo consignado, participar de programas educacionais, entre outras opções.

Solicitar perícia através do Meu INSS

Para conseguir a liberação de certos benefícios, o INSS exige uma perícia médica. A boa notícia é que agora você pode realizar o agendamento dessa perícia através do seu celular.

Para fazer isso, clique em “Agendar Perícia” na tela inicial e escolha a melhor data e horário para você. Escolha entre perícia inicial ou perícia de prorrogação, conforme o seu caso, e coloque os dados solicitados.

Nesta mesma seção você tem a opção de acompanhar o resultado da perícia em “Resultado de Requerimento/Benefício por Incapacidade”. Esta opção é para aqueles que solicitam o auxílio doença ou outro benefício por incapacidade.

Outras funcionalidades da ferramenta

A ferramenta Meu INSS ainda tem diversas outras funcionalidades, algumas das quais listamos abaixo para que você possa ver a praticidade trazida por esse sistema:

  • Realizar consulta de empréstimo consignado
  • Conferir extrato e Imposto de Renda de Pessoa Física
  • Pesquisar sobre benefícios que estão em seu nome
  • Consultar revisão do benefício
  • Pesquisar as agências do INSS mais perto de você
  • Consultar sua situação enquanto contribuinte
  • Regularizar contribuições
  • Comunicar acidente de trabalho
  • Atualizar seus dados

Cotidianum

O Cotidianum é muito mais que um site, é uma ideia de levar conteúdo que acrescente utilidades aos nossos seguidores, seja com carros, dicas, gastronomia, entretenimento e muito mais para o cotidiano.

Vamos Bater um Papo?