Transferência de veículo agora pode ser feita pelo app CNH Digital

Uma das maiores canseiras na hora de vender ou comprar um carro é a burocracia para fazer a transferência para o novo proprietário. Isso não precisa mais ser assim. Agora, é possível fazer a transferência pelo próprio aplicativo da CNH Digital.

Cotidiano
3 semanas atrás
Transferência de veículo agora pode ser feita pelo app CNH Digital

Aplicativo da CNH Digital

Um dos grandes avanços da tecnologia se deu no mundo dos aplicativos. Temos aplicativos para praticamente qualquer coisa hoje em dia. E isso também aconteceu no setor dos documentos.

O Governo investiu bastante esforço na criação de apps que ajudassem a facilitar a vida dos cidadãos e, ao mesmo tempo, diminuíssem a carga de atendimento da máquina estatal.

Um desses que ajudou muito no dia a dia dos brasileiros foi o aplicativo da CNH Digital, que já está disponível há bastante tempo, mas vem recebendo novas atualizações e funcionalidades.

Transferência de veículo pelo app CNH Digital

A mais recente atualização que o app da CNH Digital recebeu foi a de incluir uma nova funcionalidade: fazer transferência de veículo por meio do aplicativo, de forma simples, rápida e segura.

Isso vai ajudar enormemente o quotidiano do brasileiro, que não vai mais precisar enfrentar longas filas, às vezes até perder dia de trabalho, para realizar a transferência do veículo. Todo o processo poderá ser feito pelo aplicativo.

Isso mesmo, não será mais preciso ir ao despachante – gastar uma boa quantia – nem a uma agência do Detran, e nem mesmo ir ao cartório para reconhecer firma dos documentos.

Como fazer a transferência do veículo pelo app CNH Digital

Para fazer a transferência do veículo pelo aplicativo o usuário precisa informar o CPF e assinar digitalmente a transferência dentro do aplicativo. Para isso, precisa ter uma conta nível ouro ou prata no Gov.br, o que certamente você já tem se usa o aplicativo da CNH Digital.

Assim que você realizar a transferência o novo proprietário receberá uma notificação – ele também precisa ter o aplicativo instalado e a conta no Gov.br – e deverá repetir o mesmo procedimento, aceitando receber o veículo em seu nome.

Contudo, para que o veículo possa ser transferido, precisará ter a Autorização para Transferência de Propriedade do Veículo (ATPV-e), que nada mais é do que a nova versão da documentação eletrônica emitida para veículos que foram fabricados ou transferidos depois de 4 de janeiro de 2021.

Nem todos os estados contarão com essa possibilidade

A má notícia é que nem todos os estados da federação cantarão com essa possibilidade desde logo. Apenas os condutores de veículos dos seguintes estados poderão realizar a transferência de veículo pelo aplicativo:

  • Acre
  • Ceará
  • Mato Grosso do Sul
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio Grande do Sul
  • Rio Grande do Norte
  • Roraima

Débitos e vistoria do veículo

A facilidade que o aplicativo da CNH Digital oferece para a transferência de veículo agora é enorme. Mas ainda é preciso tomar algumas providências de forma “manual”, se podemos dizer assim.

Uma dessas providências é fazer o levantamento de débitos que o veículo possa ter. Isso continua sendo responsabilidade do comprador na fase de negociação. Outra providência é realizar a vistoria do veículo.

Como baixar a instalar o aplicativo da CNH Digital

Se você ainda não tem o aplicativo da CNH Digital instado no seu celular, saiba que para fazer isso o processo é muito simples. O app está disponível tanto para Android quanto para iOS, e pode ser baixado nos links ou diretamente pela loja de aplicativos.

Depois de instalado, você já pode cadastrar sua Carteira de Habilitação no celular. Aliás, esse documento na sua forma digital é válido como documento oficial em todo território nacional. Para saber mais sobre isso clique aqui.

Cotidianum

O Cotidianum é muito mais que um site, é uma ideia de levar conteúdo que acrescente utilidades aos nossos seguidores, seja com carros, dicas, gastronomia, entretenimento e muito mais para o cotidiano.

Vamos Bater um Papo?