TikTok: o app mais baixado do momento

A nova sensação do momento é o TikTok. Trata-se de um aplicativo para criar e compartilhar vídeos com filtros especiais. Esta nova forma de rede social está liderando a lista dos mais baixados tanto na Play Store como no App Store.

Aplicativos
2 semanas atrás
TikTok: o app mais baixado do momento

Aplicativo TikTok

Tal é o sucesso do TikTok que no mês de agosto o aplicativo foi o mais baixado, superando a liderança do FaceApp na Play Store e do YouTube no App Store.

Apenas no mês passado foram feitos mais de 63 milhões de downloads do TikTok, sendo que a Índia representou quase a metade do porcentual deste crescimento.

O fenômeno do TikTok

Ao contrário do FaceApp que teve apenas uma expansão viral, tudo leva a crer que o TikTok chegou para conquistar seu espaço no mundo dos aplicativos.

A razão é que o TikTok vai na linha da tendência de interação entre usuários com vídeos e da criação de clipes curtos com filtros especiais.

Outro motivo do sucesso está no sistema de inteligência artificial por detrás do aplicativo, que permite apresentar aos usuários sugestões de conteúdo de acordo com suas preferências.

Vídeos e dublagens

Com efeito, o TikTok permite gravar vídeos de pequena duração, entre 15 e 60 segundos, bem como tem o recurso de dublagem.

As dublagens podem ser feitas com o próprio acervo do TikTok, basta fazer o download e iniciar a brincadeira.

Como os vídeos são curtos não atrapalha o desempenho, mesmo porque o TikTok tem uma plataforma leve e rápida de tráfego.

Rede social de vídeos

A ideia é promover a interação entre os usuários com o compartilhamento de vídeos e aumentar o número de seguidores de cada um.

Assim como o YouTube tem seus youtubers, o TikTok tem seus perfis de influenciadores chamados de musers.

Se preferir você consegue se comunicar diretamente com seus seguidores por meio do envio de mensagens aos outros usuários.

Sucesso entre os jovens

A origem do TikTok é da China, onde obteve bastante sucesso, e com a fusão recente com a Musical.ly tornou-se um fenômeno mundial.

A nível internacional esta nova forma de rede social tem como principal público os jovens conhecidos como geração Millennial ou da internet.

Catálogo de músicas autorizadas

Quando for gravar um vídeo você pode selecionar um fundo musical através do próprio catálogo do aplicativo, o qual está dividido por diversas categorias como:

  • Brasil Viral 20
  • Carnaval 2019
  • New Releases
  • Hip Hop
  • Popular no TikTok
  • Vibes Latinas
  • Shuffle
  • Clássicos
  • Lançamentos

Por outro lado, todos os usuários têm acesso ao artista e música que estão presentes nos vídeos e podem assim utilizar a mesma fonte de inspiração.

O TikTok também permite a classificação dos vídeos por meio das famosas hashtags para ganhar mais visibilidade e ter maior expansão.

Monetização

O potencial de crescimento do TikTok tem atraído além de usuários muitos investimentos, particularmente através de publicidade.

O aplicativo de si é gratuito, mas para divulgar sua marca ou produto na plataforma por meio de anúncios é preciso pagar.

O TikTok também lucra com uma porcentagem das doações que são feitas aos usuários por transferência pelos seus seguidores.

Principais ferramentas de edição

A criação de vídeos vai depender de sua criatividade e do uso das ferramentas e efeitos disponíveis para edição no TikTok, entre os quais estão:

  • Filtros 3D
  • Realidade aumentada
  • Adesivos
  • GIFs animados
  • Emojis
  • Máscaras

Cotidianum

O Cotidianum é muito mais que um site, é uma ideia de levar conteúdo que acrescente utilidades aos nossos seguidores, seja com carros, dicas, gastronomia, entretenimento e muito mais para o cotidiano.

Vamos Bater um Papo?