Sinesp Cidadão é o aplicativo para consultar placas de carros

Quem nunca teve curiosidade de saber o ano ou versão de um carro que está passando na rua? Isso é possível com o aplicativo Sinesp Cidadão, criado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Aplicativos
1 mês atrás
Sinesp Cidadão é o aplicativo para consultar placas de carros

Mas o que o aplicativo tem a ver com o Ministério da Justiça e Segurança Pública? Na verdade, tem tudo a ver. O Sinesp Cidadão tem várias funções, entre elas a de mostrar o status de um veículo.

O que é o aplicativo Sinesp Cidadão?

O aplicativo Sinesp Cidadão é uma ferramenta criada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública que permite os usuários consultarem o status de um veículo apenas com os caracteres da placa.

As informações apresentadas pelo aplicativo são:

  • Marca/modelo;
  • Ano;
  • Cor;
  • Final do Chassi; e
  • Status de Restrição de Roubo e Furto.

Essa consulta só pode ser realizada por meio de um dispositivo móvel, e o app é gratuito. Você pode baixar tanto no Android quanto no iOS. Para usar o app, o usuário precisa apenas criar uma conta gov.br. A conta também é gratuita.

Quais as funcionalidades do Sinesp Cidadão?

O aplicativo Sinesp Cidadão tem, na verdade, mais de uma finalidade. Uma delas é de consultar o status de um veículo com os dados da placa. Mas além disso, ele é uma ferramenta tecnológica para o “exercício da cidadania”, atendendo ao previsto no art. 144 da Constituição Federal, onde encontramos a máxima de que a segurança pública um “dever do Estado, direito e responsabilidade de todos”.

Portanto, o Sinesp Cidadão não foi desenvolvido apenas para “matar” a nossa curiosidade, ele é uma ferramenta que pode ser muito útil para desempenharmos nosso dever cívico.

Uma das formas de fazermos isso é, ao presenciar uma situação suspeita com um veículo, consultar para ver o status. Caso o resultado da consulta indique que o veículo é roubado, o cidadão deve comunicar as autoridades competentes. É possível ainda comunicar o roubo do próprio veículo pelo app.

Não é supérfluo dizer que o cidadão deverá informar a polícia através do 190 caso se depare com um veículo roubado, mas nunca deverá tomar qualquer tipo de iniciativa, como a aproximação ou a abordagem do veículo ou de quem nele estiver.

Outros serviços do Sinesp Cidadão

Atualmente, o Sinesp Cidadão ainda oferece outros serviços além da consulta do status dos veículos. O aplicativo também oferece aos usuários a possibilidade de realizarem consultas sobre: Mandados de Prisão, Pessoas Desaparecidas, Procurados pela Justiça, além de permitir a participação cidadã.

Mandados: consulta a mandados de prisão que constam no Banco Nacional de Mandados de Prisão (BNMP) do CNJ – Conselho Nacional de Justiça e que estão aguardando cumprimento.

Procurados: lista dos criminosos mais procurados do país e histórico dos crimes cometidos, além outras informações relevantes.

Desaparecidos: pessoas desaparecidas em todo país, que tenham sido informados ao Sinesp pelas Unidades de Federação.

Participação Cidadã: para encaminhar denúncias diretamente à Ouvidoria do Ministério da Justiça e Segurança Pública, o qual direciona aos órgãos competentes de acordo com cada caso.

Cotidianum

O Cotidianum é muito mais que um site, é uma ideia de levar conteúdo que acrescente utilidades aos nossos seguidores, seja com carros, dicas, gastronomia, entretenimento e muito mais para o cotidiano.

Vamos Bater um Papo?