Saque de mais de 1 mil reais do FGTS começa na segunda

Apesar do calendário de pagamento do saque emergencial do FGTS ainda não ter sido divulgado pela Caixa, o Governo confirmou que vai manter o prazo estabelecido a partir de 15 de junho.

Trabalho
5 meses atrás
Saque de mais de 1 mil reais do FGTS começa na segunda

Saque emergencial liberado

Há quase um mês atrás o Governo Federal divulgou a liberação do saque emergencial do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço).

Eis que a data de pagamento tão esperada começa nesta segunda, mas a Caixa ainda não divulgou o calendário de pagamentos.

De qualquer maneira, tanto o Ministério da Economia como a Caixa confirmaram que o prazo estabelecido para o início do pagamento será cumprido e em breve o cronograma será divulgado.

Valor do saque disponível

A Medida Provisória 946/2020 sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro autorizou o saque do FGTS do valor de até um salário mínimo, que estará disponível até o final deste ano.

A iniciativa vai de encontro ao auxílio emergencial e visa compensar os prejuízos financeiros causados por causa da pandemia do coronavírus.

A estimativa do Governo é que 60 milhões de trabalhadores devem ter acesso ao novo benefício, que significará uma injeção de R$ 36 bilhões na economia.

Pagamento em uma única parcela

Ao contrário do que ocorreu com o saque imediato do FGTS no ano passado, agora o valor de R$ 1.045 será pago em uma única parcela, por mais que o trabalhador tenha mais saldo em contas inativas.

Se acontecer que o saldo total das contas ativas ou inativas do trabalhador for menor que o valor limite de saque do FGTS estabelecido, então será liberado todo o saldo disponível.

Mesmo que o trabalhador esteja atualmente desempregado e sem conta ativa no FGTS, o saque do benefício será válido se houver saldo nas contas inativas referente aos empregos anteriores.

Regra disposta para o saque

O funcionamento do saque das contas do FGTS para quem tem saldo maior que o teto do saque emergencial está estabelecido na seguinte ordem até atingir o valor total do benefício:

  • Conta inativa de menor valor
  • Conta inativa de maior valor
  • Saldo da conta ativa

Cronograma para o saque em espécie

De acordo com Pedro Guimarães, presidente da Caixa, o pagamento do benefício será por crédito em conta, seguindo a mesma regra que ocorreu com o pagamento do auxílio emergencial.

Com efeito, os trabalhadores terão que aguardar alguns dias após o depósito ter sido feito para conseguir sacar os recursos em dinheiro.

O objetivo é evitar que haja um acúmulo de filas nas agências, liberando o saque de acordo com um cronograma baseado na data de nascimento.

Conta bancária para o recebimento

Para os 20 milhões de trabalhadores que a Caixa estima não possuir conta em banco o saque do FGTS vai ser realizado através de crédito em conta digital.

Já quem possuir conta em outros bancos pode cadastrar seus dados bancários para crédito do FGTS por meio do aplicativo FGTS.

Por ora, a função do saque emergencial ainda não está disponível no aplicativo, mas a partir de segunda provavelmente o trabalhador já poderá conferir a nova função.

Alternativa do saque aniversário

Outra forma que já está disponível para sacar um valor da reserva do FGTS é a função do saque aniversário.

Para ter acesso a esta nova modalidade basta ativar esta função no aplicativo FGTS, permitindo a retirada de uma parcela do seu saldo, anualmente, por ocasião do mês do seu aniversário.

O valor do saque aniversário varia de acordo com o limite do saldo das contas vinculadas do trabalhador, onde é aplicada uma alíquota proporcional e somado uma parcela adicional.

Tenha em mente que quem optar pelo saque aniversário em caso de demissão mesmo sendo sem justa causa ficará impossibilitado de retirar o valor total do fundo como de direito.

Por outro lado, passado dois anos da ativação do saque aniversário o trabalhador já pode desativar a função e voltar ao modo normal de saque rescisão do FGTS.

Cotidianum

O Cotidianum é muito mais que um site, é uma ideia de levar conteúdo que acrescente utilidades aos nossos seguidores, seja com carros, dicas, gastronomia, entretenimento e muito mais para o cotidiano.

Vamos Bater um Papo?