Saiba como obter o RG Digital SP gratuitamente

A Polícia Civil do Estado de São Paulo lançou o aplicativo do RG Digital SP, que poderá ser baixado gratuitamente. O App permite ter uma versão válida para todo território nacional do RG no smartphone, embora não dispense a emissão do RG físico ainda. Todos que tiverem o RG emitido a partir de 04 de fevereiro de 2014, com os números em vermelho, o QR Code impresso no verso e sejam cadastrados no Sistema Automatizado de Identificação Biométrica (Abis), poderão usar o RG Digital. Veja mais detalhes de como fazer.

Aplicativos
2 meses atrás
Saiba como obter o RG Digital SP gratuitamente

Baixar e instalar o App

Para baixar e instalar o App basta abrir a loja de aplicativos do sistema operacional do seu celular, que será a Google Play para quem tem Android ou App Store para os usuários de iPhone, e digitar “RG Digital SP” no campo de buca. Em seguida é só clicar em instalar.

Adicionar RG no App

Assim que o App tiver sido instalado, abra e clique no botão azul “Adicionar RG”. O primeiro passo será fazer a leitura do QR Code que se encontra no verso do RG impresso. Em seguida o aplicativo passará para a etapa da “prova de vida” com a tecnologia da biometria facial, o que se dá capturando uma foto do portador do documento.

Validade em todo território nacional

O RG Digital SP tem validade em todo território nacional. Contudo, ele não dispensa a emissão do documento físico, mesmo porque para cadastrá-lo em seu smartphone será preciso escanear o QR Code do documento impresso. Então, fique atento, não basta baixar o aplicativo no celular, é preciso passar pelos dois passos de verificação.

Além disso, o RG Digital SP só poderá ser utilizado em um único smartphone. Ao tentar cadastrar em outro aparelho o sistema identificará, como uma medida de segurança, que já existe outra “cópia” digital e não permitirá a inclusão.

O que fazer em caso de roubo ou furto do celular?

A Polícia Civil do Estado de São Paulo orienta, em caso de roubo ou furto do aparelho onde o RG Digital esteja cadastrado, fazer um boletim de ocorrência, seja na Delegacia Eletrônica ou em qualquer outra delegacia de forma presencial.

Apesar da tecnologia de senhas ou impressão digital dificultarem o acesso ao conteúdo desses aparelhos, é importante informar que o documento está em posse de pessoa estranha, e que eventualmente poderá ser utilizado de forma indevida.

Outras funcionalidades

O App RG Digital SP também conta com uma outra funcionalidade importante, a solicitação da segunda via do documento. Para isso, basta preencher o número no campo correspondente e seguir as instruções. Precisa ser maior de 16 anos para efetuar a solicitação, e o RG precisa ter sua emissão com data posterior a 04 de fevereiro de 2014.

Dificuldade de solicitar RG

Com as medidas de distanciamento social e isolamento que estão sendo adotadas atualmente, muitas pessoas estão encontrando dificuldade em solicitar a emissão do documento, o que tem sido exigência do DETRAN para a emitir a Carteira de Habilitação Nacional (CNH).

Além do órgão de trânsito, muita gente precisou correr atrás do RG para conseguir o benefício do Auxílio Emergencial, o que acarretou num acúmulo de trabalho no Instituto de Identificação, enquanto os postos do Poupa Tempo permanecem fechados.

O atendimento é das 9hs às 17hs, mas são tantos pedidos que muita gente chega às 4hs da manhã. Algumas pessoas vendem o lugar na fila, e o valor varia de R$ 10,00 a R$ 20,00. A fila não apenas dobra a esquina, como muitas vezes dá a volta no quarteirão.

Mudanças no RG a partir de agosto de 2019

Para quem ainda não soube, em agosto do ano passado o documento de identificação sofreu algumas alterações. Para atender um decreto nacional, o RG passa a conter as seguintes informações:

  • Título de eleitor
  • Numeração da Carteira de Trabalho e Previdência Social
  • Certificado militar
  • Carteira Nacional de Habilitação
  • Documento de identidade profissional
  • Carteira nacional de saúde
  • NIS/PIS/Pasep

Outra vantagem, de acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP/SP), é que o novo RG traz a possibilidade de inclusão do nome social, sem a necessidade de alteração no registro civil. Também poderão constar indicativos para portadores de necessidades especiais e códigos referentes ao Código Internacional de Doenças (CID).

Cotidianum

O Cotidianum é muito mais que um site, é uma ideia de levar conteúdo que acrescente utilidades aos nossos seguidores, seja com carros, dicas, gastronomia, entretenimento e muito mais para o cotidiano.

Vamos Bater um Papo?