Psicologia moderna: como uma área de estudo, seu funcionamento face a face entre cada paciente e cada profissional

O psicólogo Martin Seligman apresentou em um TED o estado atual da psicologia moderna, mostrando os lados positivos e negativos de sua evolução nos últimos 60 anos.

Vida e Saúde
1 mês atrás
Psicologia moderna: como uma área de estudo, seu funcionamento face a face entre cada paciente e cada profissional

Evolução da psicologia moderna

Quando Martin Seligman, então presidente da Associação Americana de Psicologia, foi entrevista pela CNN para saber a situação da psicologia atualmente sua resposta foi enfática: não suficientemente boa.

O marco da última evolução da psicologia para Seligman está na mudança da reação da opinião pública em face de um profissional: antes as pessoas se afastavam por medo de revelar algo de lunático e agora o público se aproxima.

Psicologia com base no modelo de doença

De acordo com Seligman, a psicologia moderna teve uma fase boa durante um período de mais de 60 anos a partir da década de 40, onde o foco estava no modelo de doença.

O Instituto Nacional de Saúde Mental americano chegou a investir 30 bilhões de dólares em uma época que as doenças mentais não eram tratáveis.

O resultado é que já são 14 doenças tratáveis, sendo duas de fato curáveis. Além disso, existe uma ciência das doenças mentais que consegue classificar os níveis de problemas como do alcoolismo ou depressão.

Diversos tratamentos psicológicos e com remédios foram descobertos, permitindo um controle com nível de placebos e testes com distribuição randômica.

Lado negativo no modelo de doença

Por outro lado, a consequência negativa do modelo de psicologia por doença é que os profissionais se tornaram em patologizadores ou vitimólogos, pois ignoraram a responsabilidade das escolhas pessoais nos distúrbios mentais.

As pessoas comuns, por sua vez, foram esquecidas e não encontraram oportunidades de melhorar suas vidas e se tornarem mais felizes.

O acompanhamento para uma vida normal ou desenvolvimento de gênios não tiveram mais espaço e nem tratamento.

Psicologia positiva

Com efeito, diversos psicólogos resolveram se dedicar para o desenvolvimento de uma psicologia positiva, tais como as pesquisas sobre a ciência da felicidade de Dan Gilvert, Nancy Etcoff e Mike Csikszentmihalyi.

O diferencial desta nova psicologia é a preocupação pelos pontos fortes das pessoas assim como nas suas fraquezas, para fazer mesmo da vida dos normais algo mais gratificante e promover talentos.

A ciência da psicologia positiva tem como objeto fazer valer a pena a vida das pessoas, medindo inclusive o grau de felicidade por meio de testes.

Ao contrário do manual de diagnóstico de insanidades, é possível conhecer as virtudes e pontos fortes que caracterizam as pessoas felizes e o caminho para encontrar o aperfeiçoamento.

O modelo de estado positivo foi encontrado a partir do estudo da relação entre atividade cerebral do lado esquerdo e direito.

O principal fator determinante para a causa de felicidade foi o modo de ser extremamente social, com relação amorosa duradoura e um enorme leque de grandes amigos.

Caminhos para uma vida feliz

Para entender o sentido de uma vida feliz, Seligman distingue três caminhos independentes que contribuem para a felicidade:

  • Vida prazerosa – intensa emoções positivas
  • Vida de envolvimento – cheia de atividades
  • Vida com significado – propósito definido

Cada um deles tem suas habilidades próprias e as pessoas acabam sendo mais propensas por um deles.

A chave da felicidade

Contudo, o psicólogo alerta que todo caminho tem seus inconvenientes e que a psicologia está longe de ser uma felicidadologia.

Em realidade, a felicidade está mais próxima de quem consegue conciliares os pontos positivos de cada caminho.

A busca por sentido contribui para a satisfação com a vida e o prazer ganha mais importância quando você tem envolvimentos.

Ferramentas da psicologia

A psicologia moderna também tem funcionado utilizando a tecnologia, entretenimento e design para construção de uma vida mais feliz.

O processo ainda está em desenvolvimento, mas o princípio é utilizar das habilidades da vida amorosa, de envolvimento e de significado para estimular os pontos positivos que favorecem uma vida feliz.

Cotidianum

O Cotidianum é muito mais que um site, é uma ideia de levar conteúdo que acrescente utilidades aos nossos seguidores, seja com carros, dicas, gastronomia, entretenimento e muito mais para o cotidiano.

Vamos Bater um Papo?