Promover a saúde no trabalho é necessário

No mundo como o conhecemos hoje, parcela considerável da população passa a maior parte do seu tempo acordado no ambiente de trabalho. Considerando essa realidade, somos levados a nos perguntar qual a importância da saúde no ambiente de trabalho.

Trabalho
1 mês atrás
Promover a saúde no trabalho é necessário

Com certeza isso é um dos aspectos fundamentais se o empregador quiser que os colaboradores dêem frutos. As grandes empresas têm se esforçado por criar um ambiente de trabalho que seja ao mesmo tempo saudável e produtivo. Veja agora algumas dicas que poderão te ajudar em sua empresa.

Impacto do ambiente de trabalho na saúde

Não tem como negar que existe um impacto muito grande do ambiente de trabalho na saúde, tanto mental quanto física, dos colaboradores. Podemos considerar diversos aspectos, como a alimentação, a higiene, o relacionamento com os supervisores e companheiros, enfim, um sem número de situações.

Por isso, tem sido uma tendência – encabeçada por grandes empresas, como o Google – a análise desse comportamento no ambiente de trabalho como um todo, com o objetivo de torná-lo o mais saudável e agradável possível, de modo que o colaborador se sinta bem na empresa e possa produzir mais frutos.

Diversas estratégias foram sendo desenvolvidas ao longo do tempo para proporcionar uma melhor qualidade de vida para os colaboradores. Neste artigo pretendemos dar ao leitor uma visão geral e algumas dicas que poderão ser úteis na sua empresa.

O que é a saúde no trabalho?

Para começar, precisamos entender melhor o que é a saúde no trabalho, também chamada de saúde ocupacional. A definição é bastante simples: a criação de um ambiente cuja finalidade é proteger a integridade física e mental do colaborador, de maneira a contribuir para o seu bem-estar.

Levando em conta que a principal riqueza de uma empresa é o capital humano, ou seja, o corpo de colaboradores, todo esforço é razoável para manter esse “corpo” saudável. Uma equipe de pessoas que, além de ser qualificada, também está motivada é fundamental para o sucesso da empresa.

Qual a importância da saúde no ambiente de trabalho?

Aquilo que popularmente se chama de “vestir a camisa” da empresa nada mais é do que o fruto de um ambiente de trabalho saudável. Não é suficiente, hoje em dia, apenas pagar um bom salário para o colaborador.

Com o advento da era da informática e a consequente facilidade de colocação no mercado de trabalho – especialmente o informal – muitas pessoas preferem ganhar menos em alguma atividade que possa exercer por conta própria com boa qualidade de vida, do que passar a vida sofrendo pressão dentro de uma empresa que não faz outra coisa senão cobrar resultado de seus colaboradores.

Isso apenas para falar do ponto de vista psicológico. Mas também devemos ressaltar o aspecto físico. Algumas atividades da empresa não estimulam a prática de exercícios físicos, elemento fundamental para a manutenção da saúde do corpo. Por isso, é mister que o empregador proporcione algo que compense a eventual falta de oportunidade dessa prática tão salutar.

Qual a relevância para a empresa

A essas alturas o leitor pode estar pensando que já insistimos demais no assunto, mas a saúde do ambiente de trabalho é fundamental para a própria empresa. Como já dissemos acima, e voltamos a reafirmar, os tempos mudaram e as pessoas cada vez mais querem um ambiente saudável, mesmo que seja em detrimento de um plano de carreira.

As gerações mudaram, e é preciso entender isso o quanto antes. Imaginar que os jovens de hoje vão se sujeitar a uma pressão como as gerações de nossos pais e avós é uma utopia. As atividades laborais com grande potencial de lucro hoje são muito diferentes daquelas de algumas décadas atrás, graças ao desenvolvimento tecnológico e à era da internet.

Agora o jogo se inverteu, e as empresas vão precisar se esforçar muito para manter seus colaboradores não apenas trabalhando, mas trabalhando com satisfação e motivação. Prova disso é o que grandes empresas, como o Google, vêm fazendo para tornar o ambiente de trabalho o mais agradável e descontraído.

Como promover a saúde no ambiente de trabalho?

Por fim chegamos ao grande “x” da questão: como fazer para proporcionar um ambiente de trabalho saudável? Na verdade, será preciso adotar uma série de medidas e estratégias, e não apenas um cartaz na porta de entrada como muitos pensam.

Para começar, o empregador deve procurar promover uma cultura organizacional focada na saúde. Essa cultura deve ser reforçada e incentivada com frequência pela empresa. Ao contrário do que muitos pensam, a saúde do colaborador caminha junto com sua produtividade. Nesse sentido, tudo que se puder fazer para contribuir com a saúde do colaborador será excelente.

Além disso, realizar campanhas de educação e prevenção também é uma ótima ferramenta para instruir os colaboradores sobre certos hábitos que vão melhorar sua saúde, como a prática de atividade física, e importância do sono, entre outros.

Por fim, as empresas devem se empenhar ao máximo na introdução de hábitos saudáveis dentro do ambiente de trabalho. Isso pode ficar mais claro com um exemplo simples. Hoje em dia o uso de computadores nas empresas representa grande parcela de suas atividades.

Passar o dia diante da tela do computador, numa mesma posição e realizando uma mesma tarefa pode trazer como consequência alguns desgastes físicos que prejudicam a saúde do colaborador.

Assim, introduzir determinadas pausas e exercícios para mitigar essa situação não é apenas bom para o colaborador, mas também para a empresa, que poderá contar com o empregado no pleno gozo de sua saúde.

Cotidianum

O Cotidianum é muito mais que um site, é uma ideia de levar conteúdo que acrescente utilidades aos nossos seguidores, seja com carros, dicas, gastronomia, entretenimento e muito mais para o cotidiano.

Vamos Bater um Papo?