Profissões do futuro que você deve conhecer

Você quer sair na frente do mercado e se preparar para as profissões do futuro? Então conheça algumas das novas áreas que devem surgir já para a próxima década de acordo com o Center for the Future of Work.

Trabalho
4 semanas atrás
Profissões do futuro que você deve conhecer

As novas tendências para o mercado

Pode parecer ficção científica, mas na próxima década teremos novas profissões em destaque de acordo com a pesquisa do Center for the Future of Work promovida pela Cognizant Technology Solutions.

Em realidade, a revolução tecnológica nos últimos anos já tem mostrado como o mundo tem mudado rapidamente e novas tendências tem surgido.

Basta analisar, por exemplo, a evolução dos smartphones para perceber que aparelhos com menos de uma década viraram peça de museu e os novos se tornaram em uma espécie de micro computador.

Aliás, de modo geral esta tendência de integração é a nova chave para as profissões do futuro, onde cada profissional terá que ter uma especialização e ao mesmo tempo saber atuar em cooperação com segmentos distintos.

Detetive de dados

Detetive é uma profissão muito em voga atualmente e continuará no futuro, só que em um novo segmento: o de dados.

Desvendar os mistérios em Big Data para revelar os segredos dos dados será a principal missão dos detetives de dados.

Para este perfil conhecimentos legais, matemáticos, financeiros e sobre data science serão os pré-requisitos.

Técnico de saúde por inteligência artificial

Embora nunca falte oportunidade para médico esta profissão exige estar constantemente atualizado para não ficar defasado no mercado.

No futuro a nova vaga para esta área será de técnico de saúde assistido por inteligência artificial, onde o exame, diagnóstico e tratamento serão feitos em cooperação com especialistas e tecnologias de acesso remoto.

É claro que a formação em medicina continuará sendo essencial, mas exigirá também capacidades interpessoais, conhecimentos digitais e controle para suportar trabalho sob pressão.

Conselheiro de compromisso de saúde

Conselheiro de compromisso de saúde ainda que possa parecer raro em nossos dias será outro profissional do futuro de sucesso.

Através de pulseiras digitais inteligentes os pacientes receberão coaching individual, bem como orientações para o seu melhor bem-estar e vida saudável.

Quem quiser se candidatar terá que lidar com a pluralidade cultural e ter experiência em práticas esportivas e nutrição.

Construtor de jornadas de realidade aumentada

Com o sucesso dos games de competição multiplayer o futuro exigirá um construtor para desenvolver jornadas de realidade aumentada.

Criatividade será um requisito fundamental, além de conhecimentos em metaversos de conteúdo, Facebook Oculus e Microsoft HoloLens.

Controlador de veículos autônomos

O controlador de veículos autônomos terá que conseguir monitorar, regulamentar e planejar o espaço tanto terrestre como aéreo com auxílio de sistemas de Inteligência Artificial.

Conhecimento em tecnologias de drones, capacidades de comunicação e organização serão algumas das qualificações necessárias.

Walker/talker para idosos

A época dos asilos de idosos isolados vai esta chegando ao fim com o novo profissional walker/talker.

Esses profissionais autônomos terão como principal incumbência dar atenção e interagir com os clientes idosos por meio de plataformas digitais.

Os motoristas de aplicativo que tenham muita paciência poderão se candidatar para essa vaga pela facilidade em poder visitar o cliente quando preciso for.

Gerente de equipe híbrida

Muitas pessoas temem que as máquinas assumam o papel do homem no futuro, mas em realidade toda tecnologia é precedida por uma inteligência real.

Com o aumento do número de computadores e robôs será preciso também um gerente para desenvolver a interação entre máquinas e humanos.

Um misto de formação psicológica, de recursos humanos, neurociência, engenharia e ciência de computação constituirá o profissional capaz de comandar uma equipe híbrida.

Os designes em User Interface e User Experience e especialistas em machine lerning já tem a vantagem de se destacar para esta vaga.

Cotidianum

O Cotidianum é muito mais que um site, é uma ideia de levar conteúdo que acrescente utilidades aos nossos seguidores, seja com carros, dicas, gastronomia, entretenimento e muito mais para o cotidiano.

Vamos Bater um Papo?