Principais perguntas e respostas para a entrevista de emprego

Ao buscar um novo emprego, querer passar a melhor imagem aos recrutadores é natural por se tratar de um momento decisivo. É justamente esse cenário que causa “frio na barriga” na maioria das pessoas. Trouxemos algumas perguntas frequentes em entrevistas de emprego para ajudar na sua preparação e deixar a insegurança de lado.

Trabalho
3 anos atrás
Principais perguntas e respostas para a entrevista de emprego

Fale um pouco sobre você

Essa pergunta é capciosa mas bem simples. Na verdade, os recrutadores não procuram saber da sua vida pessoal, como em uma conversa com amigos, eles querem saber quem é você profissionalmente, então seja objetivo e fale sobre as suas atribuições, sua formação, suas experiências e até algo pessoal mas que tenha algum peso na imagem que formarão de você. Tente explicar tudo em no máximo 2-3 minutos.

O que te diferencia dos outros candidatos?

Neste momento, a experiência conta muito. Fale sobre os suas experiências anteriores, seja em outros empregos, domínio de programas utilizados pela empresa, cursos relacionados à sua área ou até mesmo se já fez algum tipo de trabalho voluntário. É isso o que te diferencia dos outros, a sua vivência e tudo aquilo diferente da formação padrão exigida para o cargo.

Quais são as suas qualidades e os seus defeitos?

Não adianta enrolar ou citar defeitos disfarçados de qualidades. Quanto as qualidades, que geralmente são mais fáceis de elencar, cite as que contribuirão com o cargo. Exemplo: proatividade, pontualidade, comprometimento, organização, facilidade de falar em público, etc.
Quanto aos defeitos, não fica bem dizer que é muito perfeccionista, que trabalha demais pois dá uma impressão que você não sabe se auto avaliar. A melhor forma de expor um defeito é mostrar que está tentando melhorá-lo. Exemplo: tem medo de falar em público mas está fazendo um treinamento para perder esse medo.

Por que você quer trabalhar nesta empresa?

Pode ser por realização pessoal, identificação com a empresa ou por ser um emprego na área da sua formação, mostre que você conhece a história da empresa e gostaria de fazer parte dela, é por isso que você se candidatou a vaga.

Por que você deixou/está pensando em deixar seu emprego?

Essa pergunta não é feita para receber reclamações dos chefes anteriores, passa uma ideia que você sempre reclamará do emprego anterior. Você pode explicar que precisa entrar na sua área, que busca novos desafios, por causa da localidade, horários, ou que deixou o antigo emprego para continuar crescendo profissionalmente.

Trabalhar além do horário/ fazer horas extras seria inconveniente para você?

Não adianta dizer que está disposto afim de passar uma boa impressão e na primeira oportunidade recusar. Se o recrutador faz essa pergunta, é porque a empresa tem interesse que você faça horas extras, e, se você não possui essa disponibilidade, explique que possui filhos pequenos, faculdade, cursos ou qualquer outro compromisso importante.

Como você trabalha sob pressão?

Mais uma vez, a honestidade vai fazer toda a diferença e a melhor forma de passar credibilidade é dar um exemplo de uma situação passada em que você trabalhou sob pressão e o que fez para resolver a situação e os resultados obtidos.

Onde se vê daqui a 5 anos?

Fale sobre as suas metas e seu plano de carreira, suas aspirações, como novos cursos e colaborar com o crescimento da empresa. Para isso, é necessário que você se prepare antes da entrevista e defina todos os seus objetivos, se deixar para pensar na hora, poderá ser pego pelo nervosismo.

Se você pudesse ser uma animal, qual seria?

Não se assuste com essa pergunta. Muitos recrutadores são psicólogos e todas as perguntas tem um motivo. Imagine que cada animal representa uma característica, o leão é o rei da floresta, por isso, representa uma posição de liderança. O cachorro é um animal fiel, representa a fidelidade à empresa, já o coelho representa agilidade e a formiga a proatividade e o trabalho árduo. Escolha um aspecto que você queira destacar e pense qual animal representa essa característica. É melhor evitar alguns animais como a cobra, que é traiçoeira, a tartaruga que é lenta pois não passam uma boa impressão.

Qual sua pretensão salarial?

Mencione uma faixa salarial compatível com a vaga ou com o seu salário anterior. Neste ponto, vale a pena se informar dos benefícios que irão compor o seu salário, como convênio médico, convênio odontológico, desconto em farmácias, academias, etc. Muitas vezes, a soma do salário com os benefícios alcança o sua pretensão.

Como está o seu inglês?

Com a globalização, quase todas as empresas exigem conhecimento em inglês e é ai que muitos candidatos se queimam pois acabam mentindo o seu nível de domínio dessa ou de qualquer outra língua estrangeira. Não minta, informe o seu nível real, se você faz curso, se é fluente ou apenas tem boa leitura. É melhor ser honesto que mentir que é avançado e ser básico pois o entrevistador, dependendo do perfil da empresa, pode continuar a entrevista em inglês.

Cotidianum

O Cotidianum é muito mais que um site, é uma ideia de levar conteúdo que acrescente utilidades aos nossos seguidores, seja com carros, dicas, gastronomia, entretenimento e muito mais para o cotidiano.

Vamos Bater um Papo?