Posso carregar meu carro elétrico na tomada de casa?

Os carros elétricos estão atraindo cada vez mais público por suas vantagens sobre os modelos à combustão, sobretudo pela poupança com o abastecimento. Mas será que todos os carros elétricos podem ser carregados na tomada de casa?

Carros
4 semanas atrás
Posso carregar meu carro elétrico na tomada de casa?

Funcionamento da bateria de carro elétrico

Com o preço da gasolina subindo a alternativa dos carros elétricos passa a ser a melhor solução para reduzir os custos.

Mas como toda novidade ainda existem muitas dúvidas sobre o funcionamento do carro elétrico como, por exemplo, se é possível fazer o carregamento através da tomada de casa.

Em realidade, a alimentação de bateria de um carro elétrico tem um funcionamento parecido como de uma pilha convencional.

No interior de uma bateria veicular existe milhares de sistemas elétricos como de uma pilha, compostos por um eletrólito, um polo positivo (cátodo) e um polo negativo (ânodo).

O processo do fornecimento de energia ocorre através de um processo químico no eletrólito com a transição de elétrons entre o ânado e o cátodo.

Carregando o carro em casa

Deste modo, basta que seu veículo elétrico seja um modelo plug-in que não há nenhum problema em fazer o carregamento na tomada de casa.

É preciso ter em mente que existem modelos híbridos comuns que não possuem entrada para recarga, pois possuem um sistema de regeneração aproveitando da energia gerada com a frenagem do carro.

Modos de carregamento

O veículo elétrico Leaf da Nissan, que é o modelo mais vendido no mundo, tem até três opções de recarga.

O mais potente é a entrada para recarga em postos de serviço que conseguem carregar 80% da bateria em até 40 minutos.

O segundo é o WallBox instalado gratuitamente pela Nissan e que utiliza um carregador de parede ligado a uma tomada trifásica com tensão de 220 volts para fazer o carregamento completo em até 8 horas.

O terceiro é o modo mais convencional utilizando a tomada de 110 volts para uma carga emergencial, uma vez que leva até 20 horas para completar o carregamento.

Custos com a recarga

Ainda que os veículos elétricos sejam mais caros que os modelos convencionais a economia em longo prazo é nítida.

De acordo com a Nissan, o sistema do WallBox do Leaf para realizar uma carga completa tem um custo entre 25 a 50 reais dependendo do valor da energia elétrica.

Ora, como a autonomia do Leaf com uma carga única é de 240 km o valor do quilômetro rodado considerando o valor mais caro da energia elétrica fica apenas por 20 centavos.

Quanto aos postos de abastecimentos, o número de unidades está aumentando por todo o Brasil e alguns deles oferecem o serviço da recarga até gratuito.

Novas tecnologias de carregamento

A tendência é que com a popularização dos carros elétricos novas soluções sejam inventadas e o preço de investimento dos modelos à bateria reduza.

A Volkswagen, por exemplo, está trabalhando em uma tecnologia de robô frentista para acabar com o inconveniente da espera próxima dos carregadores.

O projeto visa utilizar um robô estilo powerbank gigante que vai até o carro e permite fazer o carregamento portátil.

Duração da bateria

Uma coisa que dificulta a expansão dos veículos elétricos é que não se sabe ainda os custos com a manutenção ao longo dos anos.

Todo mundo sabe que as baterias de smartphone tendem a durar cada vez menos com o passar do tempo e com os carros elétricos existe a mesma suspeita.

A empresa canadense Geotab fez um estudo que demonstrou que diversos fatores como a temperatura do local, modo de recarga e armazenamento do carro podem influenciar na duração da bateria.

Durante os testes a bateria do Leaf teve uma degradação de 4,2 % de sua capacidade anualmente, sendo que o ritmo pode variar tanto para cima quanto para baixa durante o passar do tempo.

Principais carros elétricos

Se você já estiver convencido das vantagens dos veículos elétricos no Brasil pode conferir a lista dos modelos que estão conquistando cada vez mais espaço no país para ir atrás do seu:

  • JAC iEV20
  • Renaul Zoe
  • JAC iEV40
  • Chery Arrizo 5e
  • Chevrolet Bolt
  • Nissan Leaf
  • BMW i3
  • BYD e5

Cotidianum

O Cotidianum é muito mais que um site, é uma ideia de levar conteúdo que acrescente utilidades aos nossos seguidores, seja com carros, dicas, gastronomia, entretenimento e muito mais para o cotidiano.

Vamos Bater um Papo?