Os polvos tem peles incríveis

O biólogo marinho Roger Hanlon apresentou em um TED como o poder neural dos polvos, com sua pele inteligente, pode ser uma forma alternativa de inteligência artificial para a criação de novas tecnologias.

Vida e Saúde
9 meses atrás
Os polvos tem peles incríveis

O mistério dos polvos e outros cefalópodes

Os polvos fazem parte da classe do cefalópodes, palavra grega que significa cabeça-pés e representam esses moluscos que tem cérebro enorme e tentáculos sem ossos.

Existem centenas espécies de polvos espalhados pelo fundo do mar, entre os quais os mais conhecidos são:

  • Argonauta
  • Choco
  • Lula do braço longo
  • Polvo telescópio
  • Polvo-comum
  • Polvo-gigante
  • Polvo-véu
  • Sépia

Embora sejam tão diferentes dos homens, não possuem pulmão e nem espinha dorsal, os polvos não deixam de atrair a nossa atenção e dos pesquisadores.

Uma das razões está na misteriosa inteligência deste animal que consegue decifrar enigmas, aprender através da observação e utilizar objetos.

A inteligência do polvo

O biólogo marinho Roger Hanlon fascinou a todos em seu TED sobre os incríveis cérebro e capacidade de mutação dos polvos.

A imagem do cérebro dos polvos já é maravilhosa e intrigante de ser ver e estudar para se entender a engenhosa inteligência desses cefalópodes, que possuem a semelhança de minúsculos cérebros de satélite por todo o corpo.

O poder de camuflagem

O polvo para conseguir transformar sua pele mutante em uma camuflagem com uma textura 3D perfeita utiliza 25 milhões de órgãos de cor que são chamados de cromatóforos e as protuberâncias que são as papilas.

A mutação instantânea na pele do polvo é controlada por seus neurônios e quase poderia ser considerada como uma forma de inteligência pela sua dinâmica de ação.

Em realidade, os 80 milhões de neurônios de seu cérebro tem a participação de mais de 300 milhões de neurônios na pele para operar seu complexo mecanismo de mutação, capaz tanto de ser camuflar ou sinalizar sua presença com cores fantásticas.

O tempo de resposta é uma das coisas que mais impressiona em seu cérebro que toma decisões imediatas face às ameaças que o circundam e nas duas saídas de duas horas do dia para caçar, onde chega fazer mais de 100 camuflagens por vez.

Duplo padrão de comportamento

A reprodução dos polvos demonstra uma habilidade intuitiva formidável de comportamento por meio de um tipo de sinalização dupla simultânea.

Um macho consegue manter um padrão duplo de visualização, dividindo metade do seu lado igual à pele da fêmea que corteja e a outra branca em sinal de luta contra os outros machos.

Senso de localização exato

O poder do cérebro do polvo se mostra extremamente eficaz na difícil tarefa de iniciar uma trajetória de saída e volta até a sua toca em um recife de coral.

Depois de passar em tantos lugares praticamente idênticos como se apresenta o fundo do mar e que confundem tantos mergulhadores, os polvos não hesitam em encontrar o seu local de origem.

Mesmo quando saem para itinerários diversos para a caça ao alimento a volta é feita pelo caminho mais curto e direto.

Consolidação de memória

O cientista Hanlon chegou a revelar que a habilidade cognitiva do choco, por exemplo, implica inclusive em consolidação de memória em sonho.

Em um experimento realizado enquanto o choco dormia se observou o rápido piscar dos olhos, algo que só se tinha conhecimento em mamíferos, e que conseguia até reproduzir inconscientemente em sua pele a imagem de cor que aparecia em sua frente.

Uma forma alternativa de inteligência

Está poderosa camuflagem controlada por neurônios além de encantar Hanlon tem sido estudada para a criação de modelos artificiais para a sociedade.

O sistema do cérebro distribuído pelo corpo do polvo, por exemplo, pode influenciar a tecnologia da inteligência artificial.

Por ora, já foram criadas papilas artificiais e pretende se conseguir também aplicar nos tecidos a técnica de pigmentação dos polvos até ser possível produzir cosméticos modificáveis.

A descoberta de moléculas sensíveis à luz na pele dos polvos tem abre um novo panorama para o desenvolvimento de materiais inteligentes.

Cotidianum

O Cotidianum é muito mais que um site, é uma ideia de levar conteúdo que acrescente utilidades aos nossos seguidores, seja com carros, dicas, gastronomia, entretenimento e muito mais para o cotidiano.

Vamos Bater um Papo?