Onde investir de acordo com sua meta de vida?

A cada meta de vida corresponde a um tipo de investimento. Mesmo que você não entenda nada de aplicações, as opções de renda fixa do Tesouro Direto são seguras e atendem a todas as etapas.

Finanças
1 mês atrás
Onde investir de acordo com sua meta de vida?

O Tesouro Direto é a porta de entrada para investir

Quem não está no vermelho e já está juntando uma reserva de dinheiro, o melhor lugar para começar investir é o Tesouro Direto.

A razão é que o dinheiro no Tesouro Direto tem baixíssimo risco, boa rentabilidade e liquidez rápida.

Por outro lado, é preciso saber escolher entre as diversas possibilidades do Tesouro Direto que se adaptem para cada meta da sua vida.

As três principais modalidades de investimentos

Todo investimento exige um planejamento financeiro e corresponde a um dos três principais períodos de acordo com sua meta de vida:

  • Curto prazo
  • Médio prazo
  • Longo prazo

Se você pretende investir para comprar um eletrodoméstico sofisticado cabe encontrar uma opção de curto prazo.

Para planejar uma viagem de férias, por exemplo, você pode escolher algum investimento de médio prazo.

Já para realizar o sonho de comprar a casa ou o apartamento próprio é preciso apostar em um rendimento de longo prazo.

Investimento de curto prazo

Em geral, estamos cheios de metas que se enquadram em curto prazo e por isso é necessário disciplina para estabelecer as prioridades.

É claro que tudo deve ser proporcional, pois do contrário nunca sobrará dinheiro para comprar bens de consumo menores.

A próxima etapa é começa separar mensalmente uma reserva para não se endividar querendo comprar tudo de uma vez parcelado no cartão do crédito.

A questão é que em vez de deixar o dinheiro parado em um cofrinho o melhor é optar por uma modalidade de um investimento conservador.

Entre as opções sem risco e com rentabilidade previsível do Tesouro Direto podemos destacar as seguintes:

  • Tesouro Selic
  • Letras de Crédito Imobiliário (LCI)
  • Letras de Crédito do Agronegócio (LCA)
  • Certificado de Depósito Bancário (CDB)

Investimento de médio prazo

As metas de médio prazo levam pelo menos um ano para serem concluídas e exigem rendas extras como uma parte do décimo terceiro.

Como é preciso acumular mais dinheiro você pode separar uma parte de seu investimento, não mais que 20%, para arriscar em opções com uma margem de risco maior.

Tenha em mente que suas metas de vida não vão ser pagas somente com os lucros dos investimentos.

A ideia é que você monte um planejamento financeiro – incluindo uma reserva de emergência – aliando ganhos para atingir seus objetivos.

Com efeito, você dever separar uma parte de sua renda mensal e de rendas extras para armazenar em investimentos seguros, como LCI e LCA, e uma opção mais arriscada como os Fundos Multimercado.

Investimentos de longo prazo

Muitas pessoas desanimam de alcançar sonhos ousados por considerarem metas inalcançáveis de acordo com sua condição financeira.

O resultado é que por falta de conhecimento a solução imediata de financiamentos se apresenta mais atrativa e geram dívidas que parecem intermináveis.

Ora, mesmo aplicando dinheiro no Tesouro Direto ao longo dos anos você consegue obter lucros expressivos.

O segredo é não ter pressa e ir sempre acumulando dinheiro diversificando seus investimentos para garantir seu patrimônio no futuro.

A lista de opções pode incluir Tesouro IPCA, CDB, LCI, LCA, Fundos Multimercado, Fundos Imobiliários e até Ações.

Ainda que você não consiga comprar a casa própria à vista, poder dar uma entrada grande já vai economizar em muito as parcelas de um financiamento.

Assim como nos investimentos de médio prazo, lembre-se colocar apenas uma parcela pequena de sua reserva em opções de alto risco, como o mercado de ações. Neste último caso opte por opções mais sólidas.

Cotidianum

O Cotidianum é muito mais que um site, é uma ideia de levar conteúdo que acrescente utilidades aos nossos seguidores, seja com carros, dicas, gastronomia, entretenimento e muito mais para o cotidiano.

Vamos Bater um Papo?