O que é o aplicativo Messenger?

O Messenger é o chat oficial do Facebook para bate-papo na rede social. Ele traz diversos recursos interessantes, desde permitir chamada de áudio e vídeo, quanto disputar algum jogo com seus amigos. Veja algumas dicas sobre o serviço que o aplicativo oferece.

Aplicativos
2 meses atrás
O que é o aplicativo Messenger?

O que é o Messenger?

O aplicativo Messenger é uma extensão do Facebook que permite enviar mensagens instantâneas, além de possuir uma série de outros recursos como enviar arquivos multimídia, fazer ligações de voz, chamadas de vídeo e até jogar pelo próprio aplicativo.

Mesmo que o Messenger seja parte do Facebook, é possível instalá-lo separadamente e você pode usá-lo sem que tenha uma conta cadastrada no Facebook, apenas se identificando com o número de celular, porém esse número não poderá ter relação com alguma conta já existente no Facebook, do contrário, ao iniciar o Messenger, ele vai relacionar o perfil do número com a conta que possui o mesmo número.

O que é o Messenger Lite?

O aplicativo possui atualmente duas versões: o Messenger convencional (com 55 megabytes) e o Messenger Lite, uma versão simplificada do app para Android que ocupa cerca de 5 megabytes, sem contar que também consome menos dados de internet e foi projetado para funcionar bem nas redes 2G. Se ocorrer de ficar sem conexão as mensagens ficam em stand by e serão enviadas quando você tiver sinal de novo.

Conheça mais sobre o Messenger

O Messenger já contêm mais de 1 bilhão de usuários, tem como classificação indicativa para idade a partir de 12 anos, é gratuito e fácil de mexer. O Facebook Messenger é dividido em quatro abas principais: a lista de todas as suas conversas individuais, a lista com todas suas conversas em grupo, a lista completa de usuários que usam o Messenger e que estão disponíveis para conversa no momento e configurações gerais.

Figurinhas, GIF e emojis

É possível manifestar reação na conversa, por exemplo enviando figurinhas, GIF e emojis. Na tela da conversa é fácil identificar esse recurso, basta clicar sobre o rostinho azul que fica na parte inferior e escolher o que quer enviar.

Também é possível compartilhar fotos e vídeos e registrar o momento atual com a própria opção do ícone de câmera do Messenger. Você pode ainda adicionar um filtro ou um doodle e depois enviar para amigos ou compartilhar nos stories.

Se quiser pode até montar grupo de conversas, reunir o pessoal, ou então realizar um bate-papo com seus amigos em qualquer hora e lugar, fazendo uma chamada de vídeo. As ligações são gratuitas em redes Wi-Fi ou então com uso de dados da internet móvel.

Recursos disponíveis no Messenger

Para facilitar ainda mais a comunicação, é possível enviar uma mensagem de voz, basta clicar em “Gravar” e falar o que quer. Por uma questão de segurança, você pode compartilhar sua localização em tempo real ou sugerir um lugar de encontro.

Em versões disponíveis no nos EUA, Reino Unido e França você pode enviar e receber dinheiro direto no aplicativo, adicionando seu cartão de débito ou conta do PayPal. O Messenger permite que você se conecte com empresas, facilitando o contato de uma reserva, um suporte, encontrar ofertas e muito mais.

Para você se divertir, o Messenger oferece opção de jogar com os amigos, desafie os seus amigos, suba de posição nas tabelas de classificação e descubra jogos incríveis.

Mantenha o app sempre atualizado

Recomenda-se que o aplicativo Messenger esteja sempre atualizado para que você consiga acessar todos os recursos disponíveis. Para isso, basta acessar a “Play Store” e em seguida clicar em “Meus aplicativos e jogos”, em seguida procure pela opção “Atualização” para encontrar o “Messenger”, mas atente-se à palavra “Facebook” abaixo do nome do aplicativo, pois pode existir diversos aplicativos com o nome “Messenger”.

Caso ele não apareça na lista, significa que não há nenhuma atualização disponível para sua versão, ou seja, que ele já está atualizado. Se aparecer, clique sobre ele para abrir a página do aplicativo na “Play Store”, depois é só clicar no botão “Atualizar”.

A dica caso esteja com dificuldade para atualizar o “Messenger” é desinstalar e instalar o aplicativo. Ao desinstalar você não perde nenhum dado, pois tudo fica armazenado na sua conta do Facebook. O processo para isso é simples e rápido: abra a “Play Store” e pesquise por “Messenger”, toque em “Desinstalar” e depois em “OK”. Depois, aperte em “Instalar” para baixar o aplicativo novamente.

A atualização para os dispositivos iOS é feita através da “App Store” que pode ser encontrada na tela inicial. Clique em “Atualizações” no canto inferior direito da tela, se ele não aparecer na lista significa que não há nenhuma atualização pendente, ou então só seguir com a atualização.

Para reinstalar o aplicativo caso não consiga atualizá-lo, basta voltar à tela inicial do sistema iOS, pressionar e segurar o ícone de qualquer aplicativo até que ele comece a tremer e depois toque no “X”, em seguida clique em “Excluir” para confirmar e depois só baixar o aplicativo novamente pela “App Store”.

Como enviar fotos e vídeos pelo Messenger?

Para enviar fotos e vídeos pelo Messenger o primeiro passo é abrir a conversa para a qual você deseja enviar o arquivo, depois toque no ícone que representa uma paisagem na parte inferior da tela da conversa e depois selecione a foto ou vídeo que deseja enviar. Você pode clicar na opção editar e fazer ajustes na foto selecionada e depois enviar.

Chamada de voz e vídeo

Para realizar uma chamada por voz e vídeo é só abrir uma conversa e tocar no símbolo da câmera. O Messenger também dá a opção de fazer chamada em grupo, basta estar na conversa em grupo com as pessoas com quem você deseja iniciar um bate-papo de vídeo e clicar sobre a símbolo da câmera e em seguida clicar em ligar. Vale lembrar que só é possível realizar chamadas para quem também possui o aplicativo e os telefones delas devem estar conectados à Internet.

Como fazer uma conversa em grupo no Messenger?

Para iniciar uma conversa em grupo no Messenger, toque no ícone em forma de balãozinho preto e depois no símbolo do lápis, em seguida selecione ou digite o nome de cada pessoa que farão parte do grupo, digite sua mensagem e toque em “Enviar”.

Se depois do grupo feito você quiser adicionar alguém na conversa, clique no balãozinho preto abra a conversa à qual deseja adicionar alguém, toque na pessoa ou no nome dela, na parte superior da conversa, role a tela para baixo e toque em Criar grupo ou Adicionar pessoas, selecione ou digite os nomes das pessoas que você deseja adicionar e toque em “Adicionar”. O procedimento é o mesmo para iPhone, iPad e Android.

Para sair da conversa em grupo, clique no símbolo do balãozinho, abra a conversa em grupo, depois toque sobre o nomes das pessoas na conversa, role a tela para baixo e toque em “Sair do grupo”. As outras pessoas que estão na conversa serão notificadas da sua saída, é importante saber que você só pode sair de conversas em grupo, e não de uma conversa individual. No Messenger não é disponibilizada a opção de silenciar a conversa em vez de sair dela.

Como jogar através do Messenger?

A opção de jogar possibilita desafiar seu amigo. No ícone em forma de balãozinho abra uma conversa com a pessoa ou pessoas com quem você deseja jogar, toque no ícone de quatro bolinhas azuis depois clique em “Jogos”, selecione o jogo e depois clique em “Jogar agora”. Quando você joga seus amigos podem ver sua pontuação, se você desafiar um amigo para um jogo, sua pontuação aparecerá na conversa com ele.

Cotidianum

O Cotidianum é muito mais que um site, é uma ideia de levar conteúdo que acrescente utilidades aos nossos seguidores, seja com carros, dicas, gastronomia, entretenimento e muito mais para o cotidiano.

Vamos Bater um Papo?