O método das 3 canetas para sobrar dinheiro

Uma das maneiras mais fácil de aprender a economizar dinheiro é através do método das 3 canetas que está disponível na internet sem nenhum custo e que está fazendo muito sucesso.

Finanças
1 mês atrás
O método das 3 canetas para sobrar dinheiro

A maneira fácil de economizar dinheiro

Não faltam métodos, planilhas e aplicativos na internet que prometem lhe ajudar a poupar dinheiro.

Entre os diversos sistemas de economia há um, entretanto, que está se destacando por ser extremamente simples, prático e divertido.

Trata-se do método das 3 canetas que não exige nenhum conhecimento prévio em economia; basta você providenciar os seguintes itens:

  • 1 amigo(a) de confiança
  • 1 caneta vermelha, amarela e verde
  • 1 régua
  • 1 extrato bancário em papel

Funcionamento

A técnica consiste em estabelecer quais são suas compras de acordo com três critérios de classificação:

  • Verde: compras essenciais
  • Amarelo: compras que podem ser reduzidas
  • Vermelho: compras que podem ser eliminadas

Em uma segunda fase – e não antes – você deve analisar o seu extrato mensal para identificar uma a uma suas compras.

Utilize a régua para não deixar escapar nenhum item e grife seus débitos segundo a cor correspondente.

Questionamento por um próximo

O papel do amigo é fundamental para lhe ajudar a questionar a coerência de sua classificação, uma vez que ninguém é bom juiz em causa própria.

O seu amigo tem que estar continuamente questionando a necessidade de suas compras para que elas estejam realmente no seu devido lugar.

Caso você tenha se esquecido de incluir algum item na sua lista de compras essenciais, por exemplo, significa que ele não é essencial.

Com um pouco de esforço e planejamento a maioria das nossas compras conseguem ser reduzidas, ou seja, ficar na cor amarela.

Não tenha receio de colocar tudo o que pode ser eliminado com a cor vermelha, pois no começo as cores vão servir apenas de orientação.

Resultado do seu perfil de consumidor

Uma vez concluída toda a classificação das compras que estão no seu extrato chega a hora da verdade.

Verifique com base apenas nas cores a proporção dos seus gastos para saber se você está gastando demais ou não.

Se o seu extrato bancário fica notadamente vermelho não significa necessariamente que você seja um esbanjador.

A questão é saber se no final do mês está sobrando alguma reserva, além é claro da reserva de emergência que deve ser sempre separada.

Agora se você já estiver no negativo, ou seja, terminando o mês sem conseguir pagar todas as dívidas, então sem dúvida vai ser preciso reestruturar seus gastos.

Cortando gastos

Com efeito, você vai precisar estabelecer metas com os valores que faltam para atingir seus objetivos.

Quem quer realizar uma viagem nas férias que nunca conseguiu pela falta de dinheiro tem que calcular os gastos para definir o valor total.

Já quem está devendo na praça tem que somar todas as dívidas atrasadas para estabelecer o valor que falta para ter uma vida financeira saudável.

Seja como for, para cumprir suas metas você terá que fazer cortes de gastos proporcionais de acordo com as suas necessidades.

A regra é simples: elimine as compras de cor vermelha que forem necessárias e transforme suas compras de cor amarela em verde reduzindo os valores ao limite.

Conscientização financeira

É claro que ninguém vai ficar expondo sua renda para todos, mas dentro de uma mesma família este método é muito útil e educativo para conscientizar sobre o controle dos gastos.

Aliás, um dos motivos do método das 3 canetas ser feito em dois é para que o outro possa acompanhar e cobrar a evolução de sua economia.

Contra fatos – diríamos cores – não há argumentos. Se você está gastando todo seu dinheiro mensal e não sobra nada para uma reserva de emergência é sinal que deve deixar seu extrato com mais cor verde do que vermelha.

Cotidianum

O Cotidianum é muito mais que um site, é uma ideia de levar conteúdo que acrescente utilidades aos nossos seguidores, seja com carros, dicas, gastronomia, entretenimento e muito mais para o cotidiano.

Vamos Bater um Papo?