O jogo Roblox está há 15 ano no mercado e muitas pessoas ainda não o conhecem

Roblox é simplesmente um universo virtual extremo comandado pela imaginação. Com mais de 30 milhões de jogadores mensais explorando mundos virtuais 3D fantásticos com amigos. No game você pode conecte-se aos seus amigos online através do chat, por mensagens privadas e ou grupos.

Tecnologia
4 meses atrás
O jogo Roblox está há 15 ano no mercado e muitas pessoas ainda não o conhecem

Conheça o universo de Roblox

No Roblox, é possível demonstrar toda sua criatividade, criando seu próprio mundo de jogo, construindo armas, ferramentas de navegação, prédios e muito mais. Caso queira, também é possível entrar no mundo de outro jogador e ver o que ele criou. Além de customizar seu personagem, existem centenas de opções de chapéus, camisetas, rostos, equipamentos e muito mais para montar seu avatar.

Como surgiu o Roblox?

Roblox é gratuito para baixar e jogar, mas com opções de compra real dentro do aplicativo. Ele superou, em 2017, o número de usuários do popular Minecraft. No final de julho do mesmo ano, o gama já somava 62 milhões de usuários, sendo 8 milhões deles só na América Latina.

Quando Roblox foi lançado, a ideia original era que crianças usassem a plataforma para criar objetos à medida que fossem aprendendo conceitos de física. Mas alguns estudantes encontraram um uso mais interessante: começaram a desenhar seus próprios mundos.

Foi assim que a empresa decidiu abrir o programa para permitir o desenvolvimento de jogos e lançou o Roblox Studio, no qual os usuários são capazes de inserir personagens básicos, construir lugares com tijolos de cores e de formas variáveis, tudo através da interface. Com isso, mais de 29 milhões de jogos com diferentes níveis de sofisticação foram criados dentro da plataforma, sendo que alguns dos jogos foram criados por crianças de 6 anos.

Os mais novatos e sem prática fazem uso apenas das funções básicas do Roblox Studio. Já os mais habilidosos usam a linguagem de programação para dar um acabamento do gráfico mais profissional.

Venda sua criação na plataforma do Roblox Studio

Embora muitas criações sejam gratuitas, há alguns elementos pagos. Também é possível vender a criação de seu jogo para a plataforma. Os menores de 18 anos precisam do consentimento de seus pais para poder cobrar por seus jogos.

Desde que a fabricante de consoles de videogame Xbox entrou como parceira, começaram a surgir novas ferramentas como as que facilitam jogar usando apenas uma das mãos ou usando a câmera em “modo retrato” (na vertical). Isso, junto à possibilidade de compartilhar os resultados com amigos, o que fez crescer seu uso em celulares.

Compatibilidade do Roblox

O software do Roblox é compatível com o Microsoft Windows, OS X, iOS, Android, Xbox One e Chromebook. O game é um MMORPG que significa ser um jogo de interpretação de personagens online e em massa para multijogadores, faz parte também do modelo MMOSG que quer dizer Jogo Online Multijogador Social em Massa, ou seja, é uma modalidade de jogo em ambiente digital, com foco na interação social.

Veja o que o jogo oferece

A interface de todos os jogos no Roblox, são em 3D e as atividades no mundo do jogo incluem exploração, produção de itens, recolhimento de recursos e combate. Uns dos jogos mais famosos da plataforma do Roblox é o Work At a Pizza Place (Trabalhe em uma Pizzaria), o Jailbreak (Fuga dos Prisioneiros), o MeepCity (Cidade Meep), e o Mad City (Cidade Louca), dentro muitos outros.

Dentro de Roblox qualquer um pode personalizar seus personagens virtuais, chamados também de avatar, com várias faces customizadas, formas de cabeça, formas de corpo, cabelos, roupas e artes, podendo até criar suas próprias vestimentas. Entretanto, a venda de itens especiais de roupas e da coleção criados por jogadores requerem uma assinatura premium no Builders Club.

Para aqueles que ainda não são premium podem criar t-shirts, que são decalques anexados à frente do tronco do personagem. Os usuários podem também coletar e trocar itens, especialmente itens de colecionador de edição limitada.

Em Roblox é possível adicionar outras pessoas que encontrar nos jogos à sua lista de amigos, denominado de “amigos e seguidores”, porém é permitido no máximo 200 amigos, mas não há limites para seguidores. Também têm a opção de participar de grupos comunitários, e depois de estar fazendo parte, você mesmo poderá anunciar um grupo, e organizar a relações entre eles e definir o seu grupo principal.

A única moeda oficial no jogo é chamada de Robux, representada pelo símbolo do real R$. Todos os itens criados dentro do catálogo são vendidos em Robux, e para conseguir conseguir Robux só possível através de compra com dinheiro real, seja por cartão, boleto, próprio Gift Card do Roblox ou de alguma loja.

Orientação do uso do aplicativo Roblox

Ao abrir o app será necessário se cadastrar, o primeiro dado solicitado é a data de seu aniversário. Feito isso, o segundo passo é cadastrar seu telefone com DDD e uma senha, para validação através de um código de 6 dígitos para o número do telefone, automaticamente é verificado e concluído o processo.

Com o cadastro feito, o seguinte passo é criar seu nome de usuário e informar seu sexo. Depois é só montar seu avatar e se divertir navegando sobre a plataforma, jogando diversos games e criando seu próprio mundo.

Se preferir pode vincular suas rede sociais como o Facebook, Twitter e Youtube com o Roblox. Desfrute do chat para conversas com outros usuários e amigos. O único ponto que torna a navegação pelos jogos da plataforma difícil, é o descritivo estar todo em inglês, muitas das vezes isso pode ser um problema para identificar o objetivo do jogo.

Cotidianum

O Cotidianum é muito mais que um site, é uma ideia de levar conteúdo que acrescente utilidades aos nossos seguidores, seja com carros, dicas, gastronomia, entretenimento e muito mais para o cotidiano.

Vamos Bater um Papo?