Novo celular da Microsoft é dobrável e com Android
A Microsoft voltou a competir novamente no mercado de smartphone com o lançamento de uma nova categoria: o Surface Duo. Trata-se de um aparelho com duas telas com rotação 360 graus e um inédito sistema Android.

O fim do Windows Phone
Na competição entre os smartphones o Windows Phone fracassou, algo que foi reconhecido pelo próprio Bill Gates.
Mesmo tendo sido lançado posteriormente ao iOS e ao Android, o Windows Phone não conseguiu superar a evolução dos concorrentes e acabou tendo seu desenvolvimento posto de lado em 2017.
A estratégia de Steve Ballmer
Em parte o declínio do Windows Phone é culpa da gestão de Steve Ballmer, que adotou a estratégia de assimilar os novos lançamentos de softwares dos concorrentes para a própria plataforma da Microsoft.
Se por um lado a Microsoft ganhou mais reconhecimento global e muito dinheiro, por outro perdeu o protagonismo no mercado.
O novo enfoque de Satya Nadella
Já Satya Nadella, substituta de Ballmer em 2014, assumiu a postura do pragmatismo e tem adaptado os lançamentos da empresa conforme as conveniências do mercado, entre os quais estão:
- Microsoft Office para iOS e Android
- Console Xbox Game Pass
- Navegador Chromium
O novo smartphone da Microsoft
Seguindo a linha de gestão de Nadella, agora a Microsoft está prestes a superar o fracasso do Windows Phone com o lançamento de um novo modelo de smartphone: o Surface Duo.
Trata-se de um aparelho com duas telas de 5,6 polegadas com possibilidade de desdobramento para virar um compacto tablet de 8,3 polegadas.
Lançamento do Surface Duo
O anúncio do Surface Duo foi feito no evento da Microsoft em Nova York, dia 2 de outubro de 2019.
A novidade pegou muitos de surpresa, uma vez que muitos dos produtos de lançamento já tinham tido imagens vazadas.
Características
O Surface Duo está equipado com o processador SnapDragon 855 capaz de rodar até quatro aplicativos concomitantes divididos entre as duas telas, bem como traz os seguintes dispositivos:
- Aplicativos exclusivos
- Câmera
- Sensor de impressões digitais
- Porta USB-C
- Rotação da tela em 360 graus
A novidade do Android
Outra novidade é que por detrás de uma tela com interface criada pela Microsoft está um genuíno sistema Android.
Como se trata de um protótipo com lançamento estimado para o fim de 2020, os valores ainda não foram definidos.
Política de expansão inédita
O que tem de mais surpreendente no Surface Duo não é tanto as telas divididas, uma vez que o modelo da Samsung Galaxy Fold supera o modo de dobradiça no meio da Microsoft com uma tela flexível.
O mais impressionante é ver a mudança de rumo da Microsoft em submeter em sua plataforma ao sistema de sua concorrente.
Algo até então inédito para uma empresa que sempre disputou o monopólio dos sistemas operacionais.
Por outro lado, a Microsoft continua a mostrar que não pretende perder a hegemonia no mercado mesmo reconhecendo a superioridade dos seus rivais.
A volta da Microsoft no mercado de smartphone
De acordo Nadella, o Surface Duo não é uma adaptação aos modelos já conhecidos do mercado, mas uma nova categoria.
É claro que tanto a Samsung como a Huawei podem confrontar a afirmação, mas tudo leva crer que teremos um novo modelo de competição.
Ainda mais que pouco se sabe ainda sobre os detalhes de hardware e o modelo definitivo da Microsoft deve ter muitas adaptações, sobretudo tendo em conta a recepção do público com o anúncio do novo smartphone.
Seja como for, esperamos que a Microsoft tenha aprendido com as falhas passadas e possa novamente ditar as regras do mercado com tecnologias inovadoras.