Novidades do Governo sobre o Auxílio Emergencial

Após quase 59 milhões de pessoas terem recebido o Auxílio Emergencial, o Governo anunciou mais novidades para facilitar a movimentação do benefício sem a necessidade de ir fisicamente às agências da Caixa.

Cotidiano
1 mês atrás
Novidades do Governo sobre o Auxílio Emergencial

Reduzindo o risco de contágio nas agências da Caixa

A segunda parcela do Auxílio Emergencial já está sendo paga e o Governo acaba de lançar novas formas de utilizar o benefício.

Como o aplicativo da Caixa foi lançado em tempo recorde para atender a população de baixa renda afetada pela pandemia do coronavírus, muitas pessoas tiveram dificuldades para movimentar o dinheiro.

O resultado foi as enormes filas nas agências do banco que aconteceram por todo Brasil, sobretudo para conseguir sacar o benefício em dinheiro.

Em tempo de quarentena e isolamento social, o presidente da Caixa Pedro Guimarães anunciou a modalidade da tecnologia de pagamento por QR Code, que permite utilizar o valor do benefício diretamente nos estabelecimentos comerciais.

Compras por QR Code

Através do aplicativo Caixa Tem não há mais necessidade das pessoais irem às agências para sacarem o valor do benefício, dispensando inclusive o uso do cartão físico.

Assim que o depósito cair na sua conta poupança digital você pode utilizar o saldo para pagar suas compras nas maquininhas com seu celular e sem aguardar o calendário do saque.

Por ora apenas a Getnet e a Cielo estão credenciadas para receberem o pagamento por QR Code, mas em breve a tecnologia estará presente nas principais maquininhas do mercado.

Funcionamento

Para realizar o pagamento basta você acessar o aplicativo Caixa Tem e escolher a primeira opção do menu: Pagar na Maquininha.

Em seguida o seu aparelho irá ativar automaticamente a câmera para que seja feita a leitura do QR Code que aparece na maquininha.

A próxima etapa é verificar os dados de pagamento, estabelecimento e valor da compra, e estando tudo certo clicar em “Confirmar”.

Pronto. Seu pagamento já está realizado e você pode conferir no saldo que somente o valor da compra é descontado da sua conta.

Agências móveis

Outra novidade são as agências-barco da Caixa que estão navegando em regiões privadas do poder público para fornecer auxílio sobre o benefício para a população mais isolada.

O roteiro do dia 01 a 05 de junho da Agência-Barco Ilha de Marajó está percorrendo as cidades de Ponta de Pedras e Muaná no Pará.

Já a Agência-Barco Chico Mendes está atendendo as cidades da Amazônia onde não há outra maneira da população ter acesso ao benefício:

  • Codajás
  • Anori
  • Anamã
  • Beruri

Também há seis unidades de caminhões de atendimento móvel prestando serviço nas regiões do Norte, Nordeste e Centro-Oeste mais precárias como, por exemplo, Paranatinga no Mato Grosso.

Calendário da segunda parcela

Um assunto muito aguardado foi a divulgação do calendário de pagamento da segunda parcela do benefício e que segue por ordem de nascimento:

  • Nascidos em janeiro: 30 de maio
  • Nascidos em fevereiro: 01 de junho
  • Nascidos em março: 02 de junho
  • Nascidos em abril: 03 de junho
  • Nascidos em maio: 04 de junho
  • Nascidos em junho: 05 de junho
  • Nascidos em julho: 06 de junho
  • Nascidos em agosto: 08 de junho
  • Nascidos em setembro: 09 de junho
  • Nascidos em outubro: 10 de junho
  • Nascidos em novembro: 12 de junho
  • Nascidos em dezembro: 13 de junho

É preciso ter em mente que este calendário é apenas para as pessoas que se cadastraram pelo site ou aplicativo da Caixa e que receberam a primeira parcela até a data de 30 de abril.

Já para os brasileiros que foram beneficiados com o pagamento da primeira parcela a partir de 1 maio, a Caixa dentro em breve apresentará outro calendário para a segunda parcela.

A razão da demora para o pagamento do Auxílio Emergencial é devido ao número de pedidos ter excedido a previsão do Governo, sendo que quase 11 milhões de brasileiros ainda estão aguardando o resultado da análise.

Cotidianum

O Cotidianum é muito mais que um site, é uma ideia de levar conteúdo que acrescente utilidades aos nossos seguidores, seja com carros, dicas, gastronomia, entretenimento e muito mais para o cotidiano.

Vamos Bater um Papo?