Novidade no Google Maps inclui motociclistas

O Google Maps está continuamente recebendo atualizações. Entre as novidades recentes, os motociclistas podem receber um itinerário especial para veículos com duas rodas e contar com recursos de segurança para a viagem.

Motos
4 semanas atrás
Novidade no Google Maps inclui motociclistas

Alta do número de motos

O Google Maps se tornou em um dos principais instrumentos utilizados pelos entregadores para encontrar o melhor trajeto, escapando do trânsito, calculando as distâncias, entre outras informações úteis.

Com o aumento do serviço de delivery por aplicativo a demanda por motociclistas também tem crescido constantemente.

De acordo com o Denatran, o número de motos no Brasil em 2018 superou os 26 milhões, o que significa uma para cada 8 pessoas.

Santos é a cidade com a maior concentração de motos do país, algo em torno de 30% da frota total de veículos.

Em São Paulo, por exemplo, que é uma cidade visualmente repleta de motoqueiros, a porcentagem é de apenas 15% da frota de veículos.

Roteiro especial para motos

Mas agora os motociclistas vão poder utilizar um roteiro especial para motos, além de contar com outros recursos para maior segurança.

Com efeito, a função de navegação para motociclistas permite encontrar o melhor roteiro de viagem e verificar a estimativa de duração do trajeto.

Localizado na aba dos meios de transporte, o recurso para veículos de duas rodas aparece com um ícone de moto ao lado das outras opções clássicas.

Deste modo, o usuário poderá, por exemplo, comparar o tempo de viagem de uma rota entre carro e moto para ter uma real noção da diferença.

Viajar com segurança

Segundo André Kowaltowski, gerente de produto do Google Maps, o critério para estabelecer o roteiro para veículos com duas rodas não é o trajeto mais seguro, mas o melhor caminho.

Por outro lado, outra atualização no Google Maps é voltada para a proteção de todos os motoristas, bem como passageiros. Trata-se do recurso “Viajar com segurança” que tem duas funcionalidades:

  • Alertas de desvio de trajeto
  • Compartilhar viagem

Alerta de desvio de trajeto

Esta nova função permite receber notificações sempre que o motorista se afaste do roteiro mais de 500 metros. Basta que o usuário deixe ativada a opção “alertas de desvio de trajeto”.

Além de ajudar os distraídos, o recurso vai evitar que passageiros de transporte por aplicativos sejam enganados por motoristas mal-intencionados que fogem do caminho que leva para o destino.

Compartilhar viagem

Agora você pode também compartilhar sua viagem em tempo real para os seus familiares ou conhecidos acompanharem.

Esta medida é uma proteção maior para o viajante em caso de tentativa de sequestro, pois quem estiver acompanhando a viagem se notar uma mudança de itinerário suspeita pode acionar a polícia dando a localização precisa da vítima.

Para definir que podem ver seu local continuamente você precisa primeiro adicionar as pessoas na lista de contatos do Google.

Em seguida, faça login no Google Maps e inclua os contatos autorizados seguindo o caminho: Menu / Compartilhamento de local / Adicionar pessoas

Depois de selecionar as pessoas, você pode determinar por quanto tempo permite o acompanhamento do itinerário.

Explorando cidades

O sistema de exploração de cidades também evoluiu bastante, oferecendo diferentes visualizações dos mapas como, por exemplo, o modo Street View que mostra imagens em 360º.

Mas o principal destaque é que o Google Maps tem se tornado uma rede social, onde os usuários podem compartilhar informações, fotos, avaliações, acidentes, lugares ausentes e etc.

Esta comunidade de colaboradores no Google Maps funciona com base no programa Local Guide que conta com 95 milhões de usuários no mundo, chegando a fazer mais de 20 milhões de compartilhamentos diários.

Mais recursos

O resultado de tantas colaborações pode ser condensado com dicas de eventos ou restaurantes de acordo com seu perfil na aba “Para Você”.

O Live View, por sua vez, mesmo em fase de testes já pode ser usado para facilitar a escolha da direção certa com a ajuda da realidade aumentada.

Cotidianum

O Cotidianum é muito mais que um site, é uma ideia de levar conteúdo que acrescente utilidades aos nossos seguidores, seja com carros, dicas, gastronomia, entretenimento e muito mais para o cotidiano.

Vamos Bater um Papo?