Nivus deve chegar no Brasil em breve
Cercado ainda de muito suspense, o novo SUV da Volkswagen, o Nivus, deve chegar em maio trazendo o novo conceito New Urban Coupe e uma nova modalidade de negócios da empresa.

Um SUV com o novo conceito da Volkswagen
A Volkswagen está para lançar um novo modelo com a nova cara da marca alemã e o conceito New Urban Coupe. Trata-se do Nivus, um SUV derivado do Polo.
Embora os preços não foram ainda divulgados, o Nivus deve sair com valores entre R$ 70.000 e R$ 85.000, sendo em três versões disponíveis:
- SenSe
- Comfortline
- Highline
Enquanto o lançamento das versões clássicas do Nivus deve ocorrer a partir de maio, a versão Sense destinada ao público PcD deve sair mais para o final do ano.
Motorização
A motorização de ambas versões deve ser o turbo flex 200 TSI 1.0 de três-cilindros, com 128 cv de potência a gasolina, 20,4 mkgf de torque e transmissão automática de seis marchas da Aisin.
A expectativa é que o Nivus já venha com a correção na calibragem, sentida no Virtus com trancos ao partir com o veículo sem o motor estar aquecido.
Principais equipamentos
Os itens de série do Nivus são avançados e bastante parecidos com os do T-Cross ou Polo, entre os quais estão:
- Quatro ou seis airbags
- Faróis e lanternas de LED
- Faróis de neblina com luzes de conversão estáticas
- Ar-condicionado com saída para o banco traseiro
- Central multimídia com projeção de celulares
Já a versão topo de linha traz um inédito sistema de entretenimento, quadro de instrumentos totalmente digital e frenagem automática pós-colisão.
Design inovador
Entre os detalhes que marcam a exclusividade do Nivus está um faixa preta que divide a luz da faixa traseira e a estreia no Brasil do novo logotipo da Volkswagen lançado no último Salão de Frankfurt.
Ao contrário do Polo, o porta-malas do Nivus deve ter capacidade superior aos 400 l devido a parte traseira espichada.
Mas o Nivus compartilha também muitos recursos externos e internos do Polo, tal como a plataforma global MQB com 2,56 m de distância entre-eixos.
Produção brasileira
O Nivus também será produzido em Navarra, Espanha, mas todo o seu projeto é de origem brasileira.
Graças ao moderno sistema de desenvolvimento virtual da Volkswagen no Brasil, o Nivus foi projetado rapidamente.
Antigamente os projetos eram mais lento devido a necessidade do uso de protótipos físicos para as simulações e ensaios.
De qualquer maneira, a filial brasileira da Volkswagen já tem uma história de sucesso com lançamentos de modelos nacionais no exterior, tais como:
- SP2
- Brasília
- Voyage
- Parati
- Fox
Novo modelo de negócios
O Nivus será o embaixador do novo conceito da Volkswagen e pretende ser um divisor de águas da empresa no país.
O suspense que a concessionária alemã tem feito mostra que um novo modelo de negócios está para ser lançado.
A basear no programa implantado na Alemanha, a proposta pode ser um serviço de compartilhamento ou locação do Nivus e outros modelos.
Próximos lançamentos
Além do Nivus, a Volkswagen também anunciou outros dois lançamentos de SUVs para os próximos dois anos: o Tarek e o A0 SUV.
O primeiro será produzido na Argentina e posicionado entre o T-Cross e o Tiguan para competir diretamente com o Jeep Compass.
O segundo está ainda em projeto e será um subcompacto – com valor de carro de passeio – fabricado em Taubaté.