Melhores dicas sobre o WhatsApp: descubra recursos que você nunca viu

O WhatsApp é um dos aplicativos mais utilizados nos dias de hoje, e não é sem motivo. O App oferece recursos incríveis e permite nos comunicarmos com qualquer pessoa em qualquer lugar do mundo.

Aplicativos
1 mês atrás
Melhores dicas sobre o WhatsApp: descubra recursos que você nunca viu

Entretanto, tem diversas funções do aplicativo que a gente não conhece. Esses recursos podem ser muito úteis para você no dia a dia. Então, nos acompanhe e veja algumas dicas valiosas para tirar o máximo proveito do aplicativo de mensagens.

Como apagar uma mensagem já enviada?

No corre-corre da vida, quem nunca enviou uma mensagem para a pessoa errada, ou mesmo se arrependeu de uma mensagem enviada? Já era possível apagar uma mensagem assim, mas antes a mensagem só podia ser apagada até 7 minutos depois de enviada.

Isso mudou, o tempo que o WhatsApp nos dá para apagar a mensagem agora é de mais de uma hora. Mais precisamente, 68 minutos e dezesseis segundos. Para isso, basta fazer a última atualização do App.

Veja abaixo o passo a passo para apagar uma mensagem:

  • Pressione sobre o texto que deseja apagar alguns segundos
  • Escolha a opção “Apagar” na caixa que vai aparecer depois da seleção
  • Duas opções vão surgir: “Apagar para Todos” (apaga para a pessoa ou o grupo que recebeu e para você) ou “Apagar para Mim” (apenas você deixa de visualizar a mensagem enviada, mas quem recebeu continua com a mensagem).

Apenas lembrando que quando você escolhe a opção “Apagar para mim” e confirma, não é mais possível voltar atrás, e você não conseguirá mais apagar para todos. Então, tome cuidado para escolher a opção correta.

Como apagar uma mensagem no WhatsApp
Como apagar uma mensagem no WhatsApp

Como apagar uma mensagem depois do tempo permitido pelo WhatsApp?

Explicamos acima como você consegue apagar uma mensagem do WhatsApp dentro daquele período estabelecido pelo aplicativo. Mas se passou desse período, como fazer para reverter a situação? Imagine que você mandou uma mensagem à noite, antes de dormir, e quando acordou se arrependeu de ter mandado. E agora?

Existe ainda uma última solução pra você, mas com a condição de que a mensagem ainda não tenha sido lida pelo seu contato. Se for esse o caso, você está a salvo. Primeiro, coloque seu smartphone no “modo avião”.

Em seguida, vá para as configurações do aparelho e entre em “Data e Hora”, desative a função automática dessa configuração e mude a hora para um pouco depois do envio da mensagem. Ainda no modo avião apague a mensagem.

Como saber se você foi bloqueado por alguém no WhatsApp?

Não tem uma receita infalível para saber se você foi bloqueado por alguém, mas é possível identificar alguns indícios de que isso aconteceu. Vamos listar aqui alguns desses indícios para você prestar atenção. Caso identifique alguns deles nas conversas com alguém, é possível que você tenha sido bloqueado.

O primeiro indício é quando a informação “visto por último” na janela da conversa deixa de aparecer, e você não consegue mais ver o horário da última vez que a pessoa esteve online. Mas cuidado, tem pessoas que desabilitam essa opção para todos os contatos indiscriminadamente, mas não necessariamente tenha feito um bloqueio de algum contato específico.

Uma outra informação que desaparece quando alguém foi bloqueado são aquelas duas barras azuis que indicam quando uma mensagem foi visualizada. Mas aqui também a pessoa pode desabilitar esse recurso de uma forma geral, então pode não ser um bloqueio específico.

Uma terceira forma ainda é ver os dados de uma mensagem. Para fazer isso, pressione sobre uma determinada mensagem e escolha a opção “Dados”. Se você tiver sido bloqueado não conseguirá ver se a mensagem foi “Lida” nem “Entregue”. Mas essa opção também pode ser desativada de uma forma genérica para todos.

Outro indício é quando o contato muda a foto do perfil e você não consegue mais visualizar essa foto, e no seu lugar fica aquele contorno branco em fundo cinza, como se não tivesse nenhuma foto. Esse talvez seja o indício mais forte.

Por último, e quase de modo infalível, você pode tirar a “prova dos noves” ligando para o contato. Se tiver sido bloqueado, a ligação não poderá ser completada. Tente ainda adicionar o contato a um grupo no WhatsApp, caso você tenha sido bloqueado não conseguirá adicioná-lo ao grupo.

Como saber se você foi bloqueado por alguém no WhatsApp?
Como saber se você foi bloqueado por alguém no WhatsApp?

Como NUNCA mais cair em golpes do WhatsApp?

Os criminosos da internet estão se tornando cada vez mais numerosos e as ciladas cada vez mais frequentes e aprimoradas. Então, com certeza você já foi ou será vítima de uma dessas tentativas de golpe. No WhatsApp não é diferente. Mas é possível e até mesmo fácil perceber quando estão tentando nos enganar. Veja algumas dicas importantes sobre isso.

Em primeiro lugar, desconfie SEMPRE de promoções e premiações que cheguem a você pelo WhatsApp. Empresas sérias dificilmente fazem esse tipo de divulgação através do aplicativo de mensagens. Por via das dúvidas, caso receba alguma mensagem nessa linha, entre em contato com a empresa através de um canal oficial (site ou call center) e confira a veracidade antes de clicar em algum link ou passar informações pessoais.

Se a “promoção” contiver erros de português ou contiver o pedido pra você “compartilhar com seus amigos”, atenção!, provavelmente será uma tentativa de golpe. Uma empresa que se preze nunca fará esse pedido e dificilmente cometerá erros de grafia. Além disso, nada vem de graça. Então, desconfie SEMPRE e confira antes de aceitar.

Como responder mensagens de WhatsApp sem desbloquear a tela?

Os usuários de Android contam com esse recurso, e ativá-lo é bastante simples. Primeiro, abra o aplicativo e toque nos três pontinhos no canto superior direito. Em seguida, clique em “Configurações”. Depois, entre “Notificações” e clique em “Notificações pop-up” e escolha um dos modos que deseja ativar a opção. Se quiser o mesmo para os Grupos de WhatsApp precisa habilitar também na seção correspondente logo abaixo.

A partir de então, sempre que receber uma mensagem aparecerá uma caixa na tela, mesmo bloqueada, com o texto da mensagem e a caixa para digitar a resposta. Você poderá responder tanto com texto, quanto áudio e até com emojis.

Mas atenção, você só poderá enviar uma mensagem nessa caixa. Quando clicar em “Enviar” a caixa vai desaparecer. Se quiser escrever mais alguma coisa terá que abrir o aplicativo.

Além disso, tome cuidado para que o seu celular não caia nas “mãos erradas” de um amigo malicioso, pois ele poderá enviar algo sem precisar da sua senha.

Como responder mensagens de WhatsApp sem desbloquear a tela?
Como responder mensagens de WhatsApp sem desbloquear a tela?

Como impedir que os “curiosos” vejam suas conversas no WhatsApp?

Muita gente tem a privacidade invadida por curiosos que querem saber tudo que você “andou” conversando pelo WhatsApp. Se você quer acabar com isso, tem alguns aplicativos que te ajudarão colocando senha para os apps que você escolher.

Um desses aplicativos é o App Lock, que você deverá instalar e configurar com uma senha. Assim que ele estiver funcionando, você deve abri-lo e escolher os aplicativos que você deseja que sejam protegidos por senha, além da senha do aparelho.

Contudo, o melhor desse aplicativo de “segurança” é que ele tira uma foto com a câmera da frente caso a senha tenha sido colocada errada. Assim, você saberá quem tentou “invadir” seu WhatsApp.

Como escutar sua própria mensagem de voz ANTES de enviá-la?

Muita gente sofre de insegurança, e gostaria de poder escutar a mensagem gravada antes de enviá-la. Pois bem, isso é possível e é bem simples, mas infelizmente o recurso só está disponível para os usuários do iPhone com a versão 2.18.10 do WhatsApp instalada.

Para isso, aperte o botão “Home” do seu iPhone enquanto ainda está segurando o botão “gravar” do WhatsApp. Isso acontece porque com a última atualização do app para iOS, os áudios interrompidos ficam salvos, para evitar que o usuário tenha que começar a gravação do zero.

Como o botão “gravar” tem aquela função do “cadeado”, basta fechar o app antes de clicar em “Enviar”. Em seguida, abra o WhatsApp e escute a mensagem gravada. Se estiver tudo certo, basta enviar. Caso contrário, descarte a gravação e faça de novo.

Como recuperar mensagens apagadas no WhatsApp?
Como recuperar mensagens apagadas no WhatsApp?

Como recuperar mensagens apagadas no WhatsApp?

Com a mais recente atualização do App tornou-se possível apagar mensagens já enviadas. Mas e se o arrependimento foi de apagar a mensagem, o que fazer? Uma brecha permite que aplicativos recuperem essas mensagens, mas apenas para usuários de Android por enquanto.

Um desses aplicativos é o WA Delete for Everyone, mas você precisará permitir que ele registre as notificações de suas mensagens no WhatsApp. Caso não se sinta confortável, então não há o que fazer. Do contrário, veja a seguir como funciona.

Faça o download do app e prossiga com a instalação. Ative a permissão para que ele tenha acesso às mensagens do WhatsApp. A partir de então as mensagens serão armazenadas pelo aplicativo.

Quando você apagar uma mensagem, ou quando alguém apagar uma mensagem que enviou para você, e quiser recuperá-la, basta abrir o aplicativo e conferir o conteúdo dessa mensagem. Funciona, portanto, como uma espécie de back-up.

Como enviar mensagens pelo WhatsApp sem usar as mãos?

Quem nunca precisou enviar uma mensagem urgente mas estava com as mãos ocupadas? Pois bem, existe uma forma de enviar mensagens sem precisar usar as mãos. Isso é possível graças ao Google Assistant ou Google Now, que reconhece comandos de voz.

Com a tela desbloqueada diga em voz alta “ok Google”. Abrirá uma nova tela, então você deve dizer “enviar mensagem de WhatsApp para [diga o nome do contato]. Em seguida, dia a mensagem que deseja enviar e o assistente “digitará” a mensagem para você. Se estiver de acordo, basta dizer “enviar”.

Como compartilhar localização em tempo real pelo WhatsApp?
Como compartilhar localização em tempo real pelo WhatsApp?

Como compartilhar localização em tempo real pelo WhatsApp?

Uma outra função importante e muito útil agora disponível no WhatsApp é a de compartilhar sua localização em tempo real. Dessa forma, a pessoa com quem você compartilhou a localização poderá acompanhar seu deslocamento em tempo real.

Essa ferramenta é diferente da que já existia, que era apenas a de compartilhar sua localização naquele instante do compartilhamento. Neste caso, a pessoa receberia sua localização atual, mas não poderia ver seu deslocamento.

Pode ser, inclusive, uma excelente ferramenta de segurança. Você pode compartilhar sua localização em tempo real com um contato de confiança quando for viajar, ou for para um lugar que não tem costume de ir com frequência. Assim, essa pessoa poderá acompanhar seu trajeto.

Como “limpar” o WhatsApp e ganhar muito espaço no celular?

Com a possibilidade de compartilhar e enviar diversos tipos de arquivos pelo WhatsApp, é natural que depois de algum tempo o espaço disponível no seu aparelho se esgote. Mas apagar item por item é uma tarefa impossível, e ninguém vai se dispor a fazer.

Contudo, apagar tudo também não é uma opção, já que você tem aquele apeguinho emocional a muitas coisas que recebeu ao longo do tempo. Então, como apagar de forma seccionada aquilo que não interessa tanto?

A tarefa não é tão complicada quanto parece. Vá até a aba conversas e clique no campo “Buscar” e digite “GIF”, por exemplo. Vão aparecer todos os GIF’s que você recebeu. Assim, você poderá selecionar e apagar todos os que não quiser guardar.

Isso pode ser feito com os áudios também, digitando “Opus” no campo de busca. Essa é a extensão dos arquivos de áudio do WhatsApp. O mesmo pode ser feito com qualquer outro tipo de arquivo, digitando sempre a extensão correspondente no campo de busca.

Se, pelo contrário, você quer apagar os arquivos de uma conversa específica – que pode ser mais eficiente que o sistema descrito acima – então clique com Ajustes > Armazenamento e dados > Gerenciar armazenamento e clique sobre o contato desejado. Selecione os arquivos que quer apagar e clique no ícone da lixeira e confirme.

Como "limpar" o WhatsApp e ganhar muito espaço no celular?
Como “limpar” o WhatsApp e ganhar muito espaço no celular?

Como fazer chamadas de áudio e vídeo em Grupo?

Liberada recentemente, a possibilidade de fazer chamada de áudio e vídeo em grupo é uma das melhores ferramentas já disponibilizadas pelo WhatsApp. Mas como isso funciona? Confira o passo a passo abaixo:

  • Selecione um dos contatos da sua lista e inicie uma chamada de vídeo ou áudio
  • Quando o seu contato atender, um bonequinho com um sinal de + vai aparecer no canto superior direito
  • Ao clicar nele, o usuário é levado para a sua lista de contatos
  • Procure o contato desejado e selecione para iniciar a chamada
  • A partir daí a tela se divide tem três (ou quatro se você repetir o processo com mais uma pessoa)

Como colocar um som diferente de notificação para determinados contatos?

Essa é uma das funções mais pesquisadas no Google, e entretanto é uma das mais simples. No caso dos usuários do iOS, basta clicar no contato que deseja alterar o som da notificação, em seguida Papel de parede e som > Toque de alerta e escolha o som desejado para aquele contato. Aproveite para mudar o papel de parede com esse contato também, se desejar.

Atualizações e novidades do WhatsApp

Uma das mais recentes e esperadas atualizações do WhatsApp é referente à possibilidade de acelerar a velocidade de reprodução dos áudios. Quem nunca recebeu aquele áudio interminável e tudo que queria na vida era poder acelerá-lo? Agora isso é possível, mas você precisa atualizar a versão do App.

Outra grande novidade é a função de mensagens temporárias, que desaparecem automaticamente depois da visualização do receptor ou de um período de tempo predeterminado. Em breve, isso será possível também com imagens, seriam como “fotos autodestrutivas”, possível de configurar com um botão na lateral esquerda, próximo de onde você digita a legenda da foto.

O backup de conversas poderá ser protegido por senha a partir da nova atualização também. Assim, todo o conteúdo de suas mensagens ficarão mais protegidos. Somente usando o código predefinido seria possível fazer uso do backup.

Para finalizar um texto que já vai longe, em breve o WhatsApp ganhará a integração com o Reels, aquela função do Instagram que permite a criação e publicação de vídeos curtos. Com essa atualização, seria possível reproduzir os vídeos dentro do próprio WhatsApp.

Atualizações e novidades do WhatsApp
Atualizações e novidades do WhatsApp

Cotidianum

O Cotidianum é muito mais que um site, é uma ideia de levar conteúdo que acrescente utilidades aos nossos seguidores, seja com carros, dicas, gastronomia, entretenimento e muito mais para o cotidiano.

Vamos Bater um Papo?