Manter o distanciamento social no ambiente de trabalho ainda é necessário? Veja algumas dicas de como proceder

Um dos grandes desafios que as empresas vêm enfrentado com a retomada recente das atividades é o distanciamento social dos colaboradores dentro do ambiente de trabalho, fator indispensável para a segurança e saúde de todos.

Cotidiano
1 mês atrás
Manter o distanciamento social no ambiente de trabalho ainda é necessário? Veja algumas dicas de como proceder

Mais do que nunca, medidas de distanciamento devem ser adotadas para promover a saúde dos colaboradores e de todos que estiverem no ambiente da empresa. Vamos dar algumas dicas que poderão te ajudar a manter o distanciamento.

Distanciamento social no ambiente de trabalho

Por causa dos impactos que o isolamento social tão prolongado provocou, muitas empresas repensaram sua forma de atuação, e algumas delas adotaram o trabalho remoto, ou home office, para muitos de seus colaboradores. Mas nem todas as atividades podem ser feitas à distância.

Algumas empresas, ou pelo menos parte das atividades da empresa, devem ser executadas de forma presencial, não há remédio. Contudo, isso não justifica a supressão do distanciamento social, especialmente neste período em que ainda vivemos as consequências de uma das pandemias mais prolongadas da história da humanidade.

Assim, reorganizar o espaço de trabalho, dividir o pessoal em turnos, e uma série de outras medidas têm sido adotadas pelas empresas no sentido de tentar, tanto quanto possível, manter seus colaboradores com o correto distanciamento e a consequente manutenção de sua saúde.

Atividades desempenhadas presencialmente

Entre as muitas atividades desempenhadas de forma presencial, algumas delas inclusive não deixaram de ser exercidas mesmo no período mais intenso da pandemia. Podemos listar alguns à guisa de exemplo, entre outros:

  • Serviços essenciais (água, luz, gás);
  • Consultórios médicos e odontológicos;
  • Supermercados;
  • Bancos e lotéricas;
  • Farmácias
  • Restaurantes e lanchonetes (com delivery);
  • Assistências técnicas;
  • Clínicas veterinárias e pet shops.

Desta lista, alguns nem sequer fecharam. Outros, porém, foram obrigados a interromper suas atividades, mas estão gradualmente voltando à ativa. Para esse grupo, atentar-se a algumas dicas de como manter o distanciamento pode fazer toda diferença para manter o ambiente de trabalho saudável e seguro.

Principais aspectos de distanciamento social

Entre os pontos que devemos levar em consideração quando falamos de distanciamento social no ambiente de trabalho, podemos ressaltar um que nos parece o mais importante de todos: a conscientização dos colaboradores.

De fato, não adianta tomar medidas concretas se os próprios colaboradores não estão convencidos da importância de manter o distanciamento nesse momento crucial. O fato de ter ficado em casa tanto tempo, pode ter deseducado os reflexos nesse sentido.

Mas além disso, algumas medidas concretas também são necessárias. Vamos listar algumas a título de exemplo, mas cada empresa precisará se adaptar de acordo com as necessidades concretas dos colaboradores e do próprio espaço. Abaixo as que podem ser aplicadas em qualquer situação:

  • Correta higienização e esterilização dos pontos que oferecem risco de contaminação no ambiente de trabalho (portas de entrada, mesas compartilhadas, banheiros, etc);
  • Criação de regras de comportamento para que todos os colaboradores trabalhem e ajam com segurança durante a jornada de trabalho;
  • Seguir as práticas e recomendações dos órgãos de saúde para diminuir os riscos de contrair a doença;
  • Reorganização do espaço físico do ambiente de trabalho de forma a garantir o distanciamento adequado entre os colaboradores.

Estratégias que colaboram com o distanciamento

Além dessas medidas, algumas estratégias podem ser adotadas pela empresa para facilitar o distanciamento social dos colaboradores no ambiente de trabalho, promovendo a saúde e segurança de todos.

O mais utilizado nesse período tem sido o home office. Com os colaboradores trabalhando em casa, a questão do distanciamento social no ambiente de trabalho fica completamente superada.

A escala de funcionários, sempre que for possível, também é uma ótima medida que a empresa pode tomar em relação a propiciar o distanciamento. Estabelecer um horário híbrido ou flexível ajudará a evitar aglomerações.

A exigência do uso da máscara, tanto pelos avisos espalhados no ambiente de trabalho quanto pela fiscalização, também é indispensável para ajudar a evitar o contágio. Isso não é diretamente uma regra de distanciamento em sentido estrito, mas ajuda a manter a distância do vírus, de alguma forma. O investimento em limpeza também deve fazer parte da nova rotina da empresa.

Outras medidas cautelares

Algumas outras medidas cautelares também podem ajudar de forma bastante eficaz no controle do contágio no ambiente de trabalho. Entre essas medidas devemos destacar o sistema de rastreamento de sintomas, o que pode ser feito com a medição da temperatura corporal na entrada da jornada, ou apenas incentivando que os colaboradores reportem se sentirem algum dos sintomas.

O adiamento de determinados eventos e a diminuição do fluxo de clientes também pode corroborar para evitar que o vírus se espalhe. Enfim, as empresas devem apostar em soluções que exijam o mínimo possível de contato físico ou proximidade entre os colaboradores.

Cotidianum

O Cotidianum é muito mais que um site, é uma ideia de levar conteúdo que acrescente utilidades aos nossos seguidores, seja com carros, dicas, gastronomia, entretenimento e muito mais para o cotidiano.

Vamos Bater um Papo?