Instagram vai remover seção Seguindo

O Instagram não para de inovar, incluindo novos recursos e removendo outros. Agora é a seção “Seguindo” que desapareceu do aplicativo, que permitia monitorar as atividades dos outros usuários.

Aplicativos
3 semanas atrás
Instagram vai remover seção Seguindo

Fim dos stalkers no Instagram

A função “Seguindo” pouca conhecida do Instagram, mas bem polêmica, foi removida tal como havia sido anunciado pelo BuzzFeed News.

Através dela era possível acompanhar todo o histórico de movimentação das contas que você segue, incluindo postagens comentadas, vídeos e fotos curtidas e quais usuários dos seus contatos passaram a seguir.

Origem da aba Seguindo

A aba “Seguindo” no Instagram foi lançada em 2011 e costumava ser usada principalmente como um meio de descobrir conteúdos novos na rede social através das curtidas dos amigos.

Já com a chegada da aba “Explorar” o recurso “Seguindo” perdeu muito do seu sentido e acabou sendo usado mais para stalkear as contas de outros usuários.

Anúncio de remoção oficial

Os primeiros indícios que a aba “Seguindo” deixaria de existir foi levantada pelo The Verge, que revelou que desde de agosto deste ano alguns usurários tiveram a função excluída sem qualquer explicação.

Mas agora o Instagram assumiu através do seu diretor de produto, Vishal Shah, que a funcionalidade está sendo gradualmente removida dos usuários junto com as novas atualizações do aplicativo.

Justificavas

A razão apresentada é devido a simplificação da plataforma e ao desconhecimento da existência de tal ferramenta por muitos usuários.

Nas palavras de Shah a função “Seguindo” para muitas pessoas “causava espanto quando elas descobriam que isso existia” e que suas atividades no Instagram estavam expostas.

Repercussão nas redes sociais

De fato, as repercussões de alívio da mudança no Instagram já começaram a aparecer nas mensagens do Twitter e apontam uma nova tendência dos usuários de rede social pela privacidade.

Em realidade, o que temos observado no mundo da internet é o aumento do bullying virtual nas redes sociais e a falta de controle das plataformas contra os relacionamentos abusivos.

Histórico privativo

Com efeito, agora quem acessar o Instagram tanto pelo sistema Android como iOS (iPhone) verá que a guia “Atividade” não permite mais bisbilhotar as ações das contas de terceiros.

Apenas é possível acompanhar os históricos de acesso dos usuários que seguiram sua conta e curtiram seus comentários e fotos.

Novos recursos

Outro motivo apontado para a remoção da aba “Seguindo” está na abertura de mais espaço para a chegada de novos recursos que podem sobrecarregar o Instagram, entre os quais estão:

  • Compartilhamento de vídeos curtos
  • Compartilhamento de stories em grupo
  • Modo escuro
  • Threads

O polêmico Threads

O “Threads”, por sua vez, é o novo aplicativo de conversa entre os usuários do Instagram para concorrer com o Snapchat.

Trata-se de um canal fechado de mensagens para compartilhar fotos e vídeos apenas aos seus contatos favoritos.

É bom ter em mente que o “Threads” libera uma função de auto status bastante polêmica que se autorizada vai divulgar todas as suas atividades, entre as quais estão:

  • Localização
  • Nível de bateria
  • Rede de conexão
  • Tarefa em execução
  • Tipo de veículo em movimento

Remoção de recursos

Além da aba “Seguindo”, outras funcionalidades também estão desaparecendo do Instagram, como o número de curtidas que desde de julho não aparece mais para alguns usuários.

O Instagram explicou que iniciou o processo de remoção do contador de curtidas para incentivar os usuários do aplicativo a focarem mais no compartilhamento de vídeos e fotos.

Cotidianum

O Cotidianum é muito mais que um site, é uma ideia de levar conteúdo que acrescente utilidades aos nossos seguidores, seja com carros, dicas, gastronomia, entretenimento e muito mais para o cotidiano.

Vamos Bater um Papo?