Igreja leva a palavra de Cristo com Missa ao vivo

Em um mundo globalizado a própria Igreja tem utilizado da comunicação digital para anunciar a palavra de Deus. Entre os meios de evangelização disponíveis, os fiéis já podem assistir em diversos canais católicos a transmissão da Missa.

Cotidiano
4 semanas atrás
Igreja leva a palavra de Cristo com Missa ao vivo

Evangelização e Comunicação

“Ide por todo o mundo e evangelizai a todos os povos” (Mc 16,15). Há mais de dois mil anos a Igreja Católica tem cumprindo sua missão de levar a palavra de Cristo a todos os confins da terra.

Esta ação evangelizadora está intimamente relacionada com a comunicação, pois ninguém acende uma lâmpada para escondê-la debaixo da cama (Lc 8,16).

Com efeito, a Igreja com sua doutrina milenar também se adaptaram os novos meios de comunicação para colocá-los ao serviço da evangelização.

Missa assistida à distância

É claro que o preceito dominical não pode ser cumprindo assistindo a Missa à distância por internet ou TV, ainda que acompanhado com devoção e atenção.

A razão é que o primeiro mandamento da Igreja de participar da Missa inteira aos domingos e festas de guarda não é apenas para assistir a celebração, mas implica na participação pessoal do fiel no culto.

Já para quem esteja dispensado do preceito por motivo grave de impedimento, como idosos e doentes, pode participar com devoção da transmissão da Missa unindo-se espiritualmente a celebração eucarística.

A fé rompe fronteiras

Embora a Missa assistida à distância não possa ser comparada ao valor da participação física da celebração eucarística, a tecnologia ajuda os fiéis a fortalecerem a vivência espiritual e se aproximarem mais dos mistérios da fé.

Tanto é assim que tem aumentado a tendência entre devotos de aproveitarem um intervalo no período de trabalho para acompanharem a Missa, participando do ato enviando suas intenções pelo chat e mensagens religiosas para manifestar sua fé.

Mesmo porque a fé cristã une todos os fiéis na comunhão dos santos e não existe barreira física nenhuma que impeça qualquer pessoa de elevar a mente até Deus em oração.

Benefícios de assistir a Missa

Com efeito, o acompanhamento da Missa por internet ou TV pode ser feito como um ato de piedade, sendo ocasião para o recebimento de graças e de inúmeros benefícios espirituais.

Não são poucos, por exemplo, que se sentem tocados no coração pela palavra de Deus que é anunciada nas leituras e comentada na homilia.

As intenções também continuam válidas, sendo que os presbíteros costumam inclusive anunciar que a Missa está sendo celebrada pelos pedidos dos fieis que acompanham por internet.

Comunhão espiritual

O próprio ato máximo da Missa que é a consagração da Eucaristia e a comunhão pode ser participada pelos devotos.

Na impossibilidade de receber a comunhão sacramental, a Igreja ensina que existe a comunhão espiritual que todos podem receber, mesmo aqueles que não se encontram no estado de graça.

Esta comunhão espiritual consiste em um desejo ardente de receber o Santíssimo Sacramento e pode resultar nos mesmos frutos ou até mais que o recebimento da Eucaristia de acordo com o fervor do fiel.

Existem até algumas fórmulas ou orações específicas para realizar a comunhão espiritual, mas pode ser feita também com suas palavras recomendando-se que se faça um ato de desejo, de amor e fé na Eucaristia, bem como incluindo seus pedidos.

Canais de Missa ao vivo

Diversos são os canais católicos que através de sua plataforma na internet tem transmitido ao vivo a maior celebração religiosa da Igreja que é a Missa, entre os quais destacamos:

  • TV Aparecida
  • TV Canção Nova
  • TV Arautos do Evangelho
  • TV Rede Vida
  • TV Pai Eterno

Transmissão semanal da Missa na Canção Nova

A Canção Nova, por exemplo, tem transmissão da Missa celebrada no Santuário Pai da Misericórdia durante toda semana:

  • Domingo – 15hs
  • Segunda-feira – 7hs e 15hs
  • Terça-feira – 7hs
  • Quarta-feira – 7hs e 20hs
  • Quinta-feira – 7hs e 15hs
  • Sexta-feira – 7hs
  • Sábado – 7hs

Cotidianum

O Cotidianum é muito mais que um site, é uma ideia de levar conteúdo que acrescente utilidades aos nossos seguidores, seja com carros, dicas, gastronomia, entretenimento e muito mais para o cotidiano.

Vamos Bater um Papo?