FGTS 2021 tem calendário divulgado

A Caixa Econômica Federal já deu início ao pagamento do FGTS 2021 na modalidade saque-aniversário, contemplando os trabalhadores nascidos em janeiro. Foram mais de 9,7 milhões de brasileiros que escolheram essa opção.

Cotidiano
9 meses atrás
FGTS 2021 tem calendário divulgado

Entenda o calendário do saque-aniversário

A modalidade do saque-aniversário do FGTS tem um calendário específico dentro do qual o trabalhador que escolheu essa opção deve respeitar os limites. Caso não faça o saque dentro do período contemplado, terá o valor restituído para a conta originária do FGTS e não poderá mais retirar o valor, a não ser no ano seguinte no mesmo prazo.

O calendário para essa modalidade é o seguinte:

  • Janeiro – de janeiro a 31 de março
  • Fevereiro – de fevereiro a 30 de abril
  • Março – de março a 31 de maio
  • Abril – de abril a 31 de junho
  • Maio – de maio a 30 de julho
  • Junho – de junho a 31 de agosto
  • Julho – de julho a 30 de setembro
  • Agosto – de agosto a 29 de outubro
  • Setembro – de setembro a 30 de novembro
  • Outubro – de outubro a 31 de dezembro
  • Novembro – de novembro a 31 de janeiro
  • Dezembro – de dezembro a 28 de fevereiro

Como receber o saque-aniversário?

O trabalhador que pretende receber pela modalidade do saque-aniversário deve informar a Caixa até o último dia útil do mês em que faz aniversário. Para os trabalhadores que não possuem conta na Caixa, essa solicitação deve ser feita através de uma agência da Caixa, à qual deverá se dirigir em posse da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS).

Os desempregados que têm valores a receber no FGTS também podem escolher a modalidade de saque-aniversário para resgatar a quantia correspondente. Todo trabalhador tem direito a fazer a retirada, esteja trabalhando ou não na ocasião.

O valor do saque dentro dessa modalidade é, para ambos os casos, de até 50% do saldo total em todas as contas do FGTS. Aliás, o trabalhador que optar por essa modalidade, não poderá escolher apenas uma das contas, mas será aplicado a todas.

FGTS emergencial: valor total liberado poderá ser de R$ 1.100,00

O FGTS emergencial 2021 está em pauta para aprovação, e se autorizado poderá liberar o valor de 1.100,00 para cada contribuinte. Tal como aconteceu no ano passado, o valor poderá ser liberado por conta do alto índice de desemprego no país por conta da crise.

O valor máximo permitido é de um salário mínimo, e já que o valor do piso aumentou para R$ 1.100,00, a expectativa é grande nesse sentido. Mas o governo ainda não confirmou nada a respeito, menos ainda definiu como esses saques seriam feitos.

Aplicativo do FGTS

A Caixa lançou um aplicativo pelo qual pode realizar o pagamento do Saque Emergencial FGTS. O trabalhador pode acompanhar de maneira simples a movimentação do seu dinheiro, sem precisar enfrentar filas ou sair de casa.

Pode-se consultar saldos, verificar depósitos, analisar extratos e ainda optar pela opção do saque-aniversário. Todos os saques FGTS podem ser feitos pelo aplicativo de forma simples e segura.

O aplicativo está disponível para Android e iOS. Basta instalar o app no seu celular, efetuar o cadastro com CPF e e-mail, inserir as informações correspondentes e pronto, é só usar. Simples, rápido e seguro.

Cotidianum

O Cotidianum é muito mais que um site, é uma ideia de levar conteúdo que acrescente utilidades aos nossos seguidores, seja com carros, dicas, gastronomia, entretenimento e muito mais para o cotidiano.

Vamos Bater um Papo?