Facebook: um pouco de tudo sobre aquilo que ninguém fala

O Facebook é uma das redes sociais mais conhecida do mundo. Será difícil conversar com alguém que não a utilize ou que ao menos já tenha ouvido falar dela, mesmo entre as pessoas da geração que nasceu fora da influência da internet. Porém, uma boa parcela sabe pouco sobre essa ferramenta e os recursos que ela traz. Nesse texto queremos mostrar algumas possibilidades que podem te ajudar no dia-a-dia.

Tecnologia
4 meses atrás
Facebook: um pouco de tudo sobre aquilo que ninguém fala

O que é e quem pode usar o Facebook?

O Facebook é uma rede social totalmente gratuita, disponível na Web e em aplicativo para celulares com sistema operacional Android ou iOS. Esta rede social permite conectar pessoas de todo o mundo, criando uma liberdade de compartilhamento de informações e de conexão, mas respeitando a privacidade dos outros usuários, a liberdade e fluxo livre de informações, a igualdade de fundamentos, responsabilidade e transparência.

Nesta rede você consegue criar um perfil pessoal ou uma Fan Page e interagir com outras pessoas conectadas a ela. Essa relação pode acontecer por meio de curtidas, “cutucadas”, compartilhamentos de conteúdos ou até mesmo com comentários, tudo de forma simultânea e intuitiva.

O Facebook está disponível apenas para usuários com, no mínimo, 13 anos de idade, e por ser uma rede gratuita, toda a receita obtida do site vem dos banners publicitários espalhados pela própria página e de algumas operadoras brasileiras, que estimulam o uso do aplicativo mesmo se você estiver sem dados móveis.

Entenda a Timeline do Facebook

O sucesso do Facebook é a Timeline, ou seja, sua linha do tempo, a qual mostra aquilo que o próprio aplicativo julga mais relevante para cada perfil particular, especialmente publicações de seus amigos e familiares.

Você pode compartilhar mensagens, fotos, links e vídeos quando e quanto quiser. Suas publicações poderão aparecer na Timeline dos seus amigos. Caso o conteúdo agrade outra pessoa, ela pode compartilhar no perfil dela, ou então dar um “curtir” ou ainda comentar seu post.

O botão de “curtir/gostar” ficou ainda mais divertido com a nova atualização de fevereiro de 2016, que permite demonstrar de forma mais abrangente o seu sentimento com “amei”, “uau”, “haha”, “triste” e “com raiva”.

Sua Timeline é como um mural, por onde os usuários deixam avisos e recados temporários. As mensagens enviadas como privadas são armazenadas em “Mensagens”, que são enviadas à caixa de entrada do usuário e são visíveis apenas ao remetente e ao destinatário, ou então no e-mail cadastrado. Já o Feed de Notícias é onde ficam disponíveis os conteúdos de todos seus amigos do Facebook, bem como paginas e grupos que você segue.

Outra propriedade do Facebook é a associação das plataforma de jogos, que permite compartilhar seus status de jogos, duelar ou ajudar seus amigos nos games.

Use o Status do Facebook para informar amigos sobre você

O “status” é um recurso do Facebook que permite aos usuários informar a seus amigos e a membros de sua comunidade coisas do seu dia a dia, o que pode ser feito por meio de vídeos, fotos, textos ou links. Aquilo que é adicionado no status fica disponível em primeiro lugar para toda sua lista de amigos.

Faça ou compartilhe vídeos no Facebook

Outro recurso acessível no Facebook é o compartilhamento de vídeos. Os usuários podem adicionar vídeos diretamente do computador, do celular ou utilizando um recurso de gravação direta através de uma webcam. Além disso, você pode marcar seus amigos nos vídeos, ou como é mais conhecido “taggear”.

O Facebook Vídeo não permite compartilhar vídeos fora da plataforma nem baixar ou exportar os vídeos enviados. Os artistas famosos podem realizar conversas ao vivo, as famosas “lives”, enquanto os fãs comentam, compartilham e curtem, após o término do vídeo ao vivo, o mesmo fica disponível na linha do tempo da pessoa que o postou.

Facebook Messenger é ótimo para conversar com amigos

Em 2011 o Facebook apresentou para o público o Facebook Messenger para celulares Android, iOS e BlackBerry, e um ano depois foi disponibilizado também para Windows Desktop. O Messenger foi desvinculado do Facebook oficial para permitir notificações das mensagens a serem enviadas e recebidas nas conversas, e hoje é um aplicativo à parte.

Facebook também é excelente para uso profissional

O Facebook também é um meio profissional de relacionamento e divulgação. Você pode participar de grupos com interesses exclusivos, como por exemplo grupos focados em vagas de emprego para diversas localidades, ou se você acompanha futebol basta seguir páginas relacionadas ao esporte e você terá acesso aos conteúdos. São inúmeros grupos dos quais você pode participar, desde política até um grupo específico só para debater sobre filmes e séries.

O Facebook também permite aos perfis de empresas criarem grupos próprios, para ajudar alcançar mais clientes e com isso desenvolver uma comunicação mais direta e exclusiva com eles. Diferente da finalidade de um página em que você conversa com um público mais amplo, no grupo para empresas você mantém uma relação mais próxima com os interlocutores.

Marketing Digital no Facebook

O Marketing Digital oferecido no Facebook é um excelente método de divulgação de produtos, serviços e marcas por meio do ambiente online, que além de um alcance de público enorme, torna a experiência do usuário mais descontraída e consequentemente dá a chance de aproximar o público-alvo da sua marca com mais facilidade. O processo de criação é bem simples e intuitivo, e você pode divulgar sua marca para milhares de pessoas.

Perfil perfeito do cliente

Para melhorar ainda mais seu negócio você pode contar com a “Persona”, que nada mais é do que o cliente ideal do seu produto. Trata-se de um perfil fictício do seu cliente, ou seja, uma figura irreal, mas baseada em dados reais do seu negócio. Não confunda com público-alvo, pois este é algo muito mais abrangente.

Outbound Marketing do Facebook

Sua empresa também pode usar do sistema de Outbound Marketing do Facebook, que é o mecanismo que exibirá seus anúncios nas páginas dessa rede social. Essa exibição de anúncios é feita de forma estratégica para alcançar aquele usuário mais apropriado para consumir seu produto, o nome dessa ferramenta é Facebook Ads (ou Facebook Advertisements).

Marketplace do Facebook

O Marketplace do Facebook, introduzido na plataforma em maio de 2007, é uma ferramenta de vendas dentro do seu próprio perfil. Nela é possível encontrar diversos produtos, desde roupas, aparelhos de tecnologia e até mesmo carros, casas para alugar e serviços gerais.

Diferente de algumas opções já utilizadas, o Marketplace Facebook é como uma alternativa onde as trocas comerciais acontecem de maneira mais profissional. Só não é possível efetuar o pagamento direto pelo app, toda a negociação é feita diretamente com o anunciante dos produtos, o contato entre consumidor e vendedor é todo feito no Messenger.

No Facebook Marketplace você consegue filtrar suas buscas de produtos por localização ou até mesmo por categorias, como casa e jardim, moradia, entretenimento, e muitas outras.

Um pouco sobre a história do Facebook

Entrando um pouco na história do Facebook, tudo começou com um livro preparado artesanalmente nas faculdades americanas que continha informações e fotos de grande parte dos estudantes, com a ideia principal de aproximar os calouros uns dos outros. Foi daí que Mark Zuckerberg, junto com seus amigo Eduardo Saverin, Dustin Moskovitz e Chris Hughes, tiveram a ideia de criar o Facebook (no começo o nome era Facemach), na Universidade de Harvard em 2003, no curso de computação.

O software foi desenvolvido por Zuckerberg, que estava no segundo ano da faculdade. No começo ele enfrentou grandes problemas chegando até a ser acusado pelos executivos de Harvard por quebra de segurança, violação de copyright e violação de privacidade, pelo fato de utilizar as fotos dos alunos armazenadas no sistema da instituição para criar o site. Com isso foi o fim da primeira versão Facemach.

Mas Zuckerberg não desistiu e deu início ao novo site chamado “The facebook”. Porém, nesse novo projeto ele foi novamente acusado de roubar ideais que Divya Narendra e os gêmeos Cameron e Tyler Winklevoss, estudantes seniores de Harvard, usariam na criação de outra rede social, nomeada HarvardConnection e depois ConnectU. Os três entraram com um processo contra Mark Zuckerberg, mas chegaram a um acordo extrajudicial.

Só depois de superado esse problema Zuckerberg deu andamento ao projeto, com uma repaginada no The facebook. Visto que havia um potencial enorme em sua criação, resolveu expandir seu negócio passando a liberar o cadastro não só para os alunos de Harvard, mas para todos que quisessem ser um usuários do serviço.

Zuckerberg procurou falar com colegas de outras universidades, formando uma equipe que fez aumentar ainda mais a popularidade do The facebook. Foi daí que surgiu o Sean Parker, fundador do Napster, se tornando investidor anjo e presidente da empresa, passando a ser chamada apenas de Facebook. O domínio Facebook.com, foi adquirido em 2005, por US$ 200 mil.

Hoje o Facebook é a maior rede social do mundo, com mais de 2 bilhões de usuários ativos. Só no Brasil são mais de 47 milhões de usuários ativos nessa rede social.

Cotidianum

O Cotidianum é muito mais que um site, é uma ideia de levar conteúdo que acrescente utilidades aos nossos seguidores, seja com carros, dicas, gastronomia, entretenimento e muito mais para o cotidiano.

Vamos Bater um Papo?