Facebook Lite é rápido e leve

A maior rede social do mundo não podia ficar fora da linha de versões leves dos aplicativos. O Facebook Lite permite utilizar as funções básicas do aplicativo consumindo pouca bateria e dados.

Tecnologia
2 meses atrás
Facebook Lite é rápido e leve

Instalação

Visando atender os usuários com smartphones com pouco processamento, dados e espaço, especialmente em países emergentes, o Facebook também conta com a versão Lite.

O Facebook Lite já está disponível para Android e iOS com um funcionamento mais rápido, embora tendo um design mais simples.

Mesmo que seu aparelho seja de última geração ainda há boas razões para instalar a versão simplificada, entre as quais destacamos algumas:

Bateria

Os smartphones estão cada vez mais modernos, mas, ao mesmo tempo, os aplicativos vêm aumentando o consumo da bateria.

O próprio Facebook é um dos aplicativos campeões em devorar a bateria. Algumas pesquisas mostram que o funcionamento de outros aplicativos pode melhorar até 15% e o consumo da bateria até 20%, com a desinstalação do Facebook.

Já o Facebook Lite prioriza a redução no consumo da bateria, eliminando os recursos sugadores de processamento, particularmente os efeitos de design.

Pacote de dados

Outro problema que assola os usuários, mesmo com smartphones avançados, é o alto consumo de dados devido aos aplicativos cada vez mais exigentes.

A febre de jogos ou a mania de acompanhar vídeos no youtube, bem como o Facebook com carregamento automático de feed, devoram o pacote de dados, sobretudo se você tiver um plano controlado.

Tanto é assim que já ficou comum compartilhar ou pedir o Wi-Fi nos locais onde se chega, principalmente em pontos comerciais, para evitar o consumo de dados do plano.

O Facebook Lite, por sua vez, não consome dados todo tempo e utiliza recursos simplificados como, por exemplo, carregar fotos e vídeos em baixa resolução.

Espaço

Perto dos 40 MB disponíveis que o Facebook original exige, a versão Lite ocupa apenas 1,3 MB de espaço.

Mesmo em relação à memória do celular (cache), o espaço ocupado é reduzido devido a que o aplicativo utiliza fotos e vídeos em resolução menor.

Se você não se importa tanto com o visual e nem usa todos os recurso do Facebook, a versão simplificada é mais objetiva e rápida, ao mesmo tempo que você consegue acompanhar as atualizações de seus amigos.

Chat

Com a separação do Messenger no Facebook, os usuários foram obrigados a instalar dois aplicativos para manter todas as funções disponíveis. O resultado é um aumento no consumo geral do aparelho.

Com o Facebook Lite não existe esta separação e você pode conversar normalmente pelo aplicativo, sem deixar de acompanhar o feed de notícias.

É claro que o Messenger integrado não é completo como na versão independente, mas cumpre com seu objetivo de enviar e receber mensagens.

Processamento

Outra vantagem do Facebook Lite é ter sido desenvolvido do zero, com os recursos essenciais, o que favorece o tempo de resposta.

A visualização de páginas, por exemplo, acaba sendo mais rápida do que no Facebook original por melhor que seja o aparelho utilizado.

Também o risco de ficar travando o aplicativo ou sobrecarregar o aparelho é bem menor se você optar pela versão Lite.

Lista de recursos

Se ainda lhe resta alguma dúvida saiba que o Facebook Lite mesmo limitado traz recursos bem parecidos com o original, incluindo as seguintes funções:

  • Acompanhar notificações de seus contatos em suas publicações
  • Compartilhar fotos e notícias
  • Função Stories completa
  • Incluir ou excluir contatos
  • Negócios pelo Facebook Marketplace
  • Postar em grupos e páginas
  • Troca de mensagens individuais ou em grupo
  • Utilizar as reações nas postagens
  • Ver vídeos através do Facebook Watch
  • Visualizar todas as atualizações de seus amigos

Por outro lado, os recursos dos jogos, de criação de enquetes com diversos itens de solução e transmissão ao vivo, não foram incluídos por serem pesados demais.

Cotidianum

O Cotidianum é muito mais que um site, é uma ideia de levar conteúdo que acrescente utilidades aos nossos seguidores, seja com carros, dicas, gastronomia, entretenimento e muito mais para o cotidiano.

Vamos Bater um Papo?