Estudante: veja como cadastrar seu ID Jovem
Agora ficou mais fácil ganhar desconto de meia entrada em eventos culturais ou esportivos, bem como viajar pelo Brasil de graça. A ID Jovem está disponível gratuitamente para todos jovens, estudantes ou não, de baixa renda.

Benefícios para os jovens
Todo jovem brasileiro, entre 15 e 29 anos, de família de baixa renda, tem direito a Identidade Jovem ou ID Jovem que permite acesso aos benefícios dispostos no decreto 8537/2015, entre os quais estão:
- Meia-entrada em eventos
- Vagas gratuitas
- Desconto no serviço de transporte coletivo interestadual
O controle da ID Jovem é feita pela Caixa Econômica Federal e permite aos jovens brasileiros ter acesso aos dados sobre os benefícios, bem como fazer alterações e solicitar segunda via.
Estudantes e deficientes
Todos os estudantes matriculados em alguma unidade de ensino, seja particular ou pública, dos níveis básico, infantil, fundamental, médio e superior tem direito a ID Jovem.
Pessoas com deficiência, inclusive aquele que acompanha quando há necessidade, também têm acesso ao benefício da Id Jovem.
Requisitos
Para pagar 50% do preço cobrado nos bilhetes de teatro, shows, lazer e eventos esportivos a família do jovem tem que ter renda de até dois salários mínimos por mês.
É preciso estar no Cadastro Único do Governo Federal ou no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), não podendo passar de 24 meses no órgão sem atualizar os dados.
Cabe o responsável pela família fazer o cadastro no CRAS apresentado a seguinte lista de documentos:
- Atestados de matrícula escolar
- Carteiras de Trabalho CTPS
- Certidão de Casamento
- Comprovante de Residência
- Contratos de Aluguel
- CPF
- RG
- Título Eleitor
O jovem não precisa ser estudante, mas precisa apresentar o NIS (Número de Identificação Social) que se localiza na Carteira de Trabalho, no extrato FGTS ou no Cartão Cidadão.
Plataformas de acesso
A ID Jovem faz parte de um Programa Social do Governo Federal que utiliza do Cadastro Único para identificar o número de famílias de baixa renda no Brasil.
A emissão do documento está disponível gratuitamente por aplicativo de celular dos sistemas Android, iOS e Windows Phone, ou através do site https://idjovem.juventude.gov.br
Uma vez emitido, o cartão virtual da ID Jovem tem validade de 180 dias, sendo necessário depois uma nova emissão mediante a comprovação dos requisitos estabelecidos.
A ID Jovem tanto impressa ou virtual contém os dados do titular, a data de validade e o QRCode com código de identificação.
Cadastro
O cadastro para ID Jovem deve corresponder aos mesmos dados no Cadastro Único com o preenchimento das seguintes informações:
- Data de nascimento
- Inclusão de foto
- Nome completo
- Nome da mãe
- Número do NIS
Condições para o benefício
Tenha em mente que não é porque o jovem tem o documento que os seus benefícios são oferecidos obrigatoriamente pela empresa.
Os descontos das passagens interestaduais, por exemplo, são válidos apenas para as compras no guichê. Já por internet o benefício é facultativo.
Se acontecer também que os assentos reservados aos jovens se esgotarem, os outros assentos tem valor de pagamento integral.
Mas se em outras ocasiões o jovem se sentir lesado pode abrir uma reclamação na ouvidoria da ANTT, apresentado a justificativa formal da recusa pela empresa por escrito com os seguintes dados:
- Data
- Hora
- Local
- Motivo da recusa