Está com o IPVA atrasado? Saiba como regularizar

Num período de tanta crise financeira, é natural que muita gente atrase o pagamento do IPVA. Mas isso traz algumas consequências que não são muito boas, e se você está nessa situação, o ideal é regularizar o quanto antes. Vamos te ajudar dando algumas dicas que poderão orientar melhor seus próximos passos.

Automóveis
1 mês atrás
Está com o IPVA atrasado? Saiba como regularizar

Como saber se o IPVA está atrasado?

Para começar, com toda a questão da pandemia, muitas pessoas nem sequer receberam a notificação sobre o atraso do IPVA. Mas isso não isenta a pessoa da responsabilidade. Por isso, você deve fazer a consulta pela internet, mesmo que não tenha recebido aquela “cartinha” do governo.

Para realizar essa consulta, basta acessar o site da Secretaria da Fazenda do seu respectivo Estado e acessar o campo correspondente ao IPVA. Coloque os dados RENAVAM e a placa do veículo e poderá saber se o IPVA está atrasado ou se existem outras pendências para o veículo.

Passo a passo para pagar o IPVA atrasado

O portal da Secretaria da Fazenda de cada Estado, em geral, oferece a opção de gerar o boleto do IPVA em atraso. Veja abaixo o passo a passo de como acessar essa informação e gerar o seu boleto.

1. Acesse o site da Secretaria da Fazenda do seu Estado. Tenha o RENAVAM e a placa do veículo em mãos;

2. Encontre no portal a área do IPVA e clique n link para emitir a Guia de Pagamento. No caso do IPVA em atraso se chama “Guia para Regularização de Débitos (GRD)”. A multa pelo atraso e demais encargos já serão calculados automaticamente;

3. Neste passo você escolhe se quer pagar de forma integral ou parcelado. Vale lembrar que na forma parcelada incidirão encargos, mas ainda é melhor do que deixar o IPVA atrasado sem tomar providência;

4. Com o boleto emitido, faça o pagamento da forma que for mais conveniente, seja nas agências bancárias, casas lotéricas ou pelo próprio celular usando o app do seu banco.

Porque pagar o IPVA atrasado?

Esse assunto é muito sério, e você deve prestar bastante atenção nas consequências que poderão cair sobre você caso seja flagrado em circulação com o veículo cujo IPVA está em atraso.

Para começar, não será possível fazer o licenciamento do veículo enquanto o IPVA estiver em atraso, e com isso o veículo poderá ser apreendido. Sem falar que o não pagamento vai gerar encargos adicionais e multa, sendo possível até mesmo a inclusão do CPF nos cadastros de proteção ao crédito.

Caso o veículo seja flagrado em circulação com o IPVA atrasado, terá que realizar o pagamento. Do contrário, o veículo poderá ficar no pátio do Detran até a regularização. E cada dia no pátio é um custo enorme que deverá ser pago no ato da liberação do veículo.

Por fim, se o veículo não for regularizado, poderá inclusive ir para leilão, justamente para cobrir as custas dos dias que permaneceu no pátio do Detran. E atenção, as dívidas contra a Fazenda Pública não prescrevem…

Cotidianum

O Cotidianum é muito mais que um site, é uma ideia de levar conteúdo que acrescente utilidades aos nossos seguidores, seja com carros, dicas, gastronomia, entretenimento e muito mais para o cotidiano.

Vamos Bater um Papo?