Esqueça a vara de bambu, a pesca já é tecnológica

Parece história de pescador, mas entre as novas tecnologias para a pesca estão varas rifles com mira telescópica, redes inteligentes, mapeamento dos mares por satélite e iate controlado por iPad.

Tecnologia
10 meses atrás
Esqueça a vara de bambu, a pesca já é tecnológica

Pesca com vara já é coisa do passado

A pesca costuma ser um esporte muito relaxante, onde o pescador chega passar horas esperando o peixe tomar a iniciativa de morder a isca.

Quando muito é preciso mudar de lado se as águas estiverem muito paradas, até o momento que sente a fisgada na vara e começa um combate que exige muita paciência para tirar o peixe sem romper o anzol.

Com o mundo agitado que vivemos e que espera resultados rápidos nem todos conseguem se adaptar a este tipo de passatempo por achar muito monótono, ainda mais quando se volta da pescaria com as mãos vazias.

Mas o que muitos ainda não sabem que a pesca com vara, que é uma das práticas mais antigas do mundo, já ficou coisa do passado com a chegada das novas tecnologias para os mares.

Vara inteligente

Se pescar já é difícil, mas complicado fica quando a pescaria é próxima das águas movimentadas da costa ou em locais com águas turvas, onde nem se consegue saber se há peixe à vista.

Já com a tecnologia FishEyes Rod não há peixe que possa se esconder. Trata-se de uma vara inteligente com uma câmera acoplada no anzol para você ver ao vivo tudo que se passa debaixo das águas.

Com um sensor de nitidez e luminosidade as águas ficam cristalinas e basta iniciar a caça aos peixes ao redor.

A vara inteligente que tem valor médio de 60 dólares só não é indicada para pesca profissional, pois sua linha é de apenas quase oito metros e não tem resistência para fisgar peixes pesados.

Vara rifle

Quem estiver disposto a investir mais para uma pescaria profissional a vara da Pack-Rifle vem em formato de rifle pelo valor de 425 dólares.

Além da vara possuir um arpão, ela tem entrada para acoplar uma mira telescópica para garantir um tiro certeiro no peixe.

Computador para a pesca

O Espinhel 2.0 é um sistema tecnológico por computador tão eficaz que teve que ser restringido apenas para pescas em baixa profundida e até proibido em algumas regiões para não afetar o ecossistema aquático.

A razão do controle é que alguns navios pesqueiros chegam a utilizar até 3 mil anzóis em uma linha de 150 km de comprimento.

Com efeito, esta espécie de imensa rede de pesca é controlada por um programa capaz de controlar todas as ramificações das linhas, monitorando a temperatura da água e cada peixe que é fisgado.

Mapeamento dos mares

Um problema comum na pescaria é que nem todos têm a capacidade necessária de conhecer os mares, o tempo, os tipos de peixes, para saber o dia e o horário certo que o mar está para peixe.

Já com a tecnologia FishDope qualquer um pode encontrar em um único software todas as informações importantes em tempo real para escolher o dia e o tempo certo para pescar.

Este mapa inteligente está disponível pelo valor de 169 dólares, mas abarca apenas a região sobre a costa da Califórnia.

Localizador de cardumes

A tendência é que com a descoberta destas novas tecnologias de monitoramento dos mares mais softwares de mapeamento sejam lançados específicos para a costa marítima de cada país.

Por ora, boa parte destes mapas estão concentrados na costa americana, como acontece com o SSTcharts que utiliza fotos através de satélite e disponibiliza as imagens em arquivos PDF, Java e HTML.

Deste modo, basta o pescador seguir os pontos indicados pelo SSTcharts para encontrar cardumes e encher o barco de peixes.

Já quem prefere pescar nos rios norte-americanos o FindYourWater mostra a partir do Bing os melhores pontos para a pesca, incluindo informações sobre a corrente e profundidade.

Iate de luxo controlado por iPad

Se dinheiro não for o problema você pode fazer a pesca dos sonhos com o iate de luxo Adastra, com visual arrojado em formato de nave com luzes neon, pelo valor de 15 milhões de dólares.

Toda a navegação da embarcação, que pesa 52 toneladas e mede 42,6 m de comprimento e 16 m de largura, pode ser controlada via iPad a uma distância de 50 metros.

Cotidianum

O Cotidianum é muito mais que um site, é uma ideia de levar conteúdo que acrescente utilidades aos nossos seguidores, seja com carros, dicas, gastronomia, entretenimento e muito mais para o cotidiano.

Vamos Bater um Papo?