Entenda o desafio da vassoura que fica em pé sozinha

Você já deve ter visto circular pela internet imagens e vídeos de vassouras ficando em pé sem nenhum outro apoio.

Cotidiano
7 meses atrás
Entenda o desafio da vassoura que fica em pé sozinha

A explicação dada é ainda mais intrigante, com a teoria de uma data do ano que a Terra encontra o equilíbrio perfeito. Conheça agora a verdade por detrás de tal fenômeno.

O dia em que vassoura fica em pé

A internet está cheia de desafios reais e fantasiosos, sendo que um dos mais intrigantes atualmente é o da vassoura que fica em pé sozinha.

A brincadeira viralizou nas redes sociais por ocasião do dia 7 de fevereiro, data segundo a qual a NASA teria divulgado que a Terra estaria no ponto de equilíbrio perfeito de rotação.

Curiosamente, várias imagens e vídeos foram postados provando que as vassouras ficaram em pé sobre suas próprias cerdas sem nenhum outro apoio. Então, afinal é o fenômeno é verdadeiro?

A farsa sobre o anúncio da NASA

Em primeiro lugar, é preciso esclarecer que a NASA não emitiu nenhum comunicado sobre o ponto de equilíbrio da órbita da Terra e muito menos relacionando com o fenômeno das vassouras em pé.

Mesmo porque o período do equinócio – onde o dia e a noite tem igual duração – ocorre em 20 de março ou 20 de setembro aqui no Brasil.

Além de que se um anúncio deste teor fosse emitido oficialmente pela NASA não circularia apenas pelas redes sociais, mas seria manchete nos principais canais de comunicação de todo o mundo.

Explicação do fenômeno

Por outro lado, o fenômeno de manter ereta a vassoura no chão em um ponto sem apoio nenhum é possível mesmo e sem truque, o que não tem nada haver com as teorias inventadas.

Já em 2012, quando começaram a disseminar na internet relatos sobre o dia das vassouras em pé, o professor de astronomia e física Joe Ross da Texas A&M University na publicação The Eagle explicou o fenômeno.

Com efeito, como as cerdas das vassouras são a parte mais pesada e formam a base do objeto é natural conseguir encontrar o ponto de equilíbrio, ainda mais que as cerdas são macias e cedem ao chão.

No mesmo ano também, Chad Myers meteorologista da CNN em uma transmissão mostrou o truque sobre as vassouras que ficam em pé e o vídeo está disponível no YouTube.

Outras lendas

Existem inclusive outras lendas sobre o ponto de equilíbrio perfeito relacionado com a data do equinócio como, por exemplo, as exibições em grupos para deixar ovos na posição vertical.

Em 1945, a revista Life publicou nos Estados Unidos uma reportagem mostrando um velho ritual chinês de pessoas colocando ovos em pé por ocasião do primeiro dia da primavera.

Mais uma vez a teoria do equinócio era apresentada como justificativa do fenômeno, embora os próprios chineses realizassem tal experimento seis semanas antes da data correta.

Experimento sem fake news

Não importa o dia do ano, o país que vive ou a inclinação que se encontra a Terra, se você tiver paciência pode testar em sua casa e tentar deixar a vassoura ou o ovo em pé sozinho.

Se conseguir realizar o experimento em casa aproveite para publicar o vídeo na internet e esclarecer para outras pessoas a verdade sobre a fake news do ponto de equilíbrio perfeito.

E na próxima vez que se deparar com algum fenômeno estranho sendo difundido na internet evite sair logo postando por todo lugar, mas faça antes uma pesquisa para descobrir as verdadeiras fontes e explicação.

Cotidianum

O Cotidianum é muito mais que um site, é uma ideia de levar conteúdo que acrescente utilidades aos nossos seguidores, seja com carros, dicas, gastronomia, entretenimento e muito mais para o cotidiano.

Vamos Bater um Papo?