Entenda como funciona e para que serve o Cartão Online do SUS

Com o crescimento da tecnologia em todas as partes, até nossos documentos agora são digitais. O cartão do SUS não é diferente. Para não ficar no passado, o Sistema Único de Saúde (SUS) disponibilizou a versão digital do documento. Veja agora conosco como funciona e para que serve.

Saúde
4 meses atrás
Entenda como funciona e para que serve o Cartão Online do SUS

Aplicativo Conecte SUS

O Ministério da Saúde disponibilizou o cartão digital do SUS, denominado de “Conecte SUS”. Mas o app não serve apenas para ter uma versão digital do documento, também é possível realizar alguns serviços, como por exemplo gerenciar consultas, exames, medicamentos e até mesmo vacinas.

Quem pode ter o Cartão Online do SUS?

O cartão online do SUS já está disponível para todas as pessoas que têm o documento físico. Assim, qualquer cidadão poderá ter essa poderosa ferramenta bem na palma da mão.

Para que serve o aplicativo Conecte SUS?

Como já mencionamos acima, o app Conecte SUS serve para o cidadão ter uma versão digital do cartão do SUS, além de poder gerenciar alguns serviços como o de agendar consulta ou exame, monitorar medicamentos e até mesmo consultar sobre vacinas.

Além disso, com o número gerado na versão digital do cartão, é possível utilizar o serviço sem precisar do documento físico, que poderá ser mantido em segurança em sua casa.

Como baixar o aplicativo Conecte SUS?

Para baixar o aplicativo Conecte SUS o procedimento é muito simples, rápido e seguro. Basta você entrar na loja virtual de seu dispositivo, que será Google Play para Android e Apple Store para iOS.

Basta clicar no campo “busca” e digitar “Conecte SUS”. Depois disso é só clicar em baixar e instalar. Assim que o processo for concluído, você já poderá configurar seus dados do SUS e começar a usar o serviço oferecido pelo aplicativo.

Passo a passo para cadastrar o cartão do SUS no aplicativo Conecte SUS

Agora vamos fazer um rápido passo a passo para te ajudar na tarefa de configurar seu aplicativo Conecte SUS.

1. Baixar e instalar o aplicativo Conecte SUS no celular (como indicado acima). Ao abri-lo pela primeira vez, toque em “Pular” para acessar a tela inicial do aplicativo. Depois em “Entrar”;

2. Insira o CPF e senha do acesso Gov.br. se já tiver cadastrado. Caso não possua conta no Gov.br, clique em “Criar conta”. Autorize o app Conecte SUS a acessar os seus dados pessoais;

3. Clique em “Aceito os termos” para acessar o aplicativo. Ao entrar no app, clique no botão laranja, localizado no canto inferior direito da tela. O seu cartão virtual do SUS aparecerá na tela;

4. Clique no botão abaixo do cartão para acessar o seu QR Code de identificação. Para fazer o “Download”, cartão virtual do SUS direto no celular, use os botões indicados no canto superior direito da tela. Mais especificamente no ícone representado por uma flecha apontada para cima.

Pronto! Seu cartão online do SUS já está no aplicativo e poderá ser usado, bem como todos os outros serviços.

Passo a passo para emitir o cartão do SUS pelo site

Se você não gosta ou não está familiarizado com aplicativos de celular, e prefere emitir seu cartão pelo site, também é possível fazê-lo, é muito simples e rápido.

1. Acesse o site Conecte SUS, em seguida clique em “Entrar”;

2. Insira seu CPF e senha do acesso Gov.br., se tiver. Caso não possua conta no Gov.br, clique em “Criar conta” e preencha as informações solicitadas;

3. Depois de entrar no portal, clique no botão laranja localizado no canto inferior direito da sua tela;

4. Seu cartão digital do SUS aparecerá na tela. Para baixar o arquivo no computador, clique no ícone de “Download” representado por uma flecha apontada para cima;

Está feito! O cartão virtual será baixado no seu computador e então poderá ser utilizado para substituir o físico.

Cotidianum

O Cotidianum é muito mais que um site, é uma ideia de levar conteúdo que acrescente utilidades aos nossos seguidores, seja com carros, dicas, gastronomia, entretenimento e muito mais para o cotidiano.

Vamos Bater um Papo?