Entenda a supremacia quântica do Google

O computador quântico do Google nomeado de Sycamore conseguiu o feito inédito de superar o processamento dos computadores convencionais solucionando um problema matemático em poucos minutos, algo que levaria anos no sistema de bits.

Tecnologia
11 meses atrás
Entenda a supremacia quântica do Google

Tecnologia quântica

A computação quântica é a grande promessa do século XXI, sendo que já foram investidos bilhões de dólares em universidades, centros tecnológicos e startups para o desenvolvimento desta nova tecnologia.

Com efeito, coube a Google a supremacia quântica com o feito da descoberta do algoritmo que superou o processamento clássico dos computadores.

Computador quântico do Google

Este marco decisivo para a computação estava programado para ser anunciado ainda este ano em uma importante revista acadêmica, mas um deslize do site da Nasa acabou revelando a descoberta antes da hora.

O jornal Financial Times foi quem observou o vazamento da notícia pela Nasa e divulgou que o processador do Google levou apenas 3 minutos e 20 segundos para desvendar um complexo cálculo.

Só para se ter uma ideia da superação quântica do Google, o computador da IBM Summit, que é o mais avançado atualmente, capaz de em um segundo processar um quintilhão de operações, levaria 10 mil anos para resolver o mesmo problema.

A discrepância entre dois de modelos de computação e o impacto de tal descoberta são tão grandes que o Google tem sido cauteloso em assumir a notícia, que inclusive foi removida do site da Nasa.

Sistema qubit

Antes do computador do Google, os protótipos quânticos só haviam conseguido solucionar mais rápidos problemas que já haviam sido resolvidos pelos algoritmos convencionais da computação.

Deste modo, nada justificava até então o altíssimo investimento e complexidade para se implementar a nível mundial o sistema quântico de computação.

Mas agora uma nova era da computação iniciou-se e promete deixar para trás toda a história do processamento bits 0 ou 1 com o novo modelo qubit, capaz de representar ambas as unidades binárias concomitantes.

A diferença está que enquanto o sistema de bits consegue apenas processar uma informação por vez, o qubit consegue apresentar quatro tipos de dados ao mesmo tempo.

Descoberta revolucionária

O interligamento de uma cadeia de qubits permite a troca de dados de uma forma impensável para os conceitos atuais, bem como a solução de cálculos que pareciam insolúveis.

O resultado é que assistiremos uma revolução tecnológica nos mais distintos meios de produção da sociedade, sobretudo em setores operados por inteligência artificial e sistema de segurança.

A conquista do Sycamore

O mérito do Google fica ainda maior se considerarmos que corporações como a Microsoft e a IBM também trabalham em projetos quânticos, mas sem terem obtidos resultados expressivos.

O computador quântico do Google, por sua vez, iniciou suas pesquisas com processamento em 72 qubits e atingiu a supremacia quântica com a configuração de 52 qubits.

Embora o computador do Google, nomeado de Sycamore, tenha resolvido um calculo sem nenhuma consequência prática, a operação técnica realizada já é suficiente para provar todo o potencial do sistema quântico.

Processo de transição gradual

É claro que ainda muitos testes precisam ser realizados para a supremacia quântica se tornar uma realidade a ponto de desbancar o modelo de computação convencional operado por bits.

Mesmo porque a atual computação quântica exige condições bastante complexa de trabalho e só opera ações muito restritas. Por exemplo, a temperatura de processamento precisa estar menor que -200 graus Celsius.

Por outro lado, é preciso lembrar que o maquinário de computação na década de 50 era extremamente caro, de proporção enorme, muito limitado e com execução de pouquíssimas tarefas.

A esperança quântica

Resta apenas aguardar que o Google confirme a notícia da superação quântica e novas pesquisas permitam resolver problemas matemáticos com finalidade práticas para ciência como a análise de moléculas.

Se o processamento molecular de proteínas evoluírem novas drogas podem ser encontradas para a cura de doenças como Parkinson e Alzheimer.

Outra área que terá um enorme impacto com a computação quântica é a criptografia, que poderá ganhar algoritmos virtuais infrangíveis com nível reduzido de consumo de energia e processamento.

Cotidianum

O Cotidianum é muito mais que um site, é uma ideia de levar conteúdo que acrescente utilidades aos nossos seguidores, seja com carros, dicas, gastronomia, entretenimento e muito mais para o cotidiano.

Vamos Bater um Papo?