Enem 2019: da inscrição ao resultado

A nota do Enem tem aumentado a importância e pode abrir as portas do ensino superior público e particular, bem como o ingresso em programas do Governo Federal. Confira agora as principais dicas e o cronograma das atividades.

Educação
1 semana atrás
Enem 2019: da inscrição ao resultado

Inscrição e taxa

As inscrições para o Enem 2019 encerraram dia 17 de maio, sendo que o número total de candidatos ultrapassou os cinco milhões.

A taxa deste ano foi de R$ 85,00 e os exames serão realizados nos domingos dos dias 3 e 10 de novembro em 1.727 municípios.

Isenção da taxa

Curiosamente, quase 75% dos candidatos do Enem tem isenção da taxa inscrição. A razão é que existem três condições que dão direito à gratuidade:

  • Alunos do terceiro ano do ensino médio do ensino público
  • Certificados pelos Enceeja
  • Bolsistas do ensino particular com renda familiar de até 1,5 salário mínimo
  • Participantes dos programas sociais pelo CadÚnico

Contudo, o prazo para solicitação da isenção da taxa deste ano foi de 1 a 10 de abril, sendo que a divulgação dos resultados foi no dia 17 de abril.

Local e resultado da prova

Os cartões com os locais do exame dos estudantes que tem inscrição confirmada serão fornecidos a partir do dia 16 de outubro.

Os estudantes do ensino médio terão acesso aos resultados do Enem em janeiro de 2020 e os outros participantes poderão verificar as notas e os espelhos da redação em março de 2020.

Horários

Para não fazer papelão na frente do portão fechado no dia do exame é importante se atentar aos horários:

  • Abertura dos portões – 12hs
  • Fechamento dos portões – 13hs
  • Início das provas – 13:30hs
  • Encerramento das provas 1º dia – 19hs
  • Encerramento das provas 2º dia – 18:30hs

No primeiro dia de prova os participantes terão 5hs30 para responder a sequência temática de redação, 45 perguntas de Linguagens e Códigos e 45 perguntas de ciências Humanas.

Já no segundo dia de prova serão 5hs para concluir 45 perguntas de Matemática e 45 perguntas de Ciências da Natureza.

Benefícios do Enem

As notas do Enem podem trazer muitas vantagens, entre as quais está uma bolsa em um curso de ensino superior.

Mesmo que você não consiga o valor integral da bolsa, o Enem é útil para financiar seus estudos através do FIES (Fundo de Financiamento Estudantil).

Dependendo de sua nota você consegue até uma bolsa integral em alguma instituição de ensino superior particular por meio do ProUni (Programa Universidade para Todos) ou acesso às faculdades públicas através do (SiSU) Sistema de Seleção Unificada.

A nota do Enem também tem sido utilizada como critério de seleção de pessoas para inúmeros programas do Governo Federal.

Devido a importância do Enem os alunos tanto do primeiro como do segundo ano do ensino médio já estão se preparando realizando a prova como treineiros, embora a nota seja válida apenas como simulação.

Portal Brasil Escola

Uma ótima forma de se preparar para o Enem e sem gastar nada é estudar pelo site Brasil Escola, o maior portal de educação do Brasil.

Um dos destaques é o Aulão ao Vivo Pré-Enem que vai lhe preparar para os principais temas da prova, além de que o site lhe oferece as seguintes ferramentas:

  • Dicas
  • Exercícios
  • Gabaritos dos anos anteriores
  • Redação
  • Simulados
  • Temas mais importantes
  • Videosaulas

Redação

Em geral, a nota da redação tem um peso maior na média final e exige muita dedicação para dominar a estrutura correta.

Entre os 10 temas mais importantes que podem cair no Enem estão os relacionados com o meio ambiente, saúde pública, segurança pública, controle parental, mobilidade urbana, analfabetismo, crise hídrica, bullying e preconceito linguístico.

Seja como for, para uma boa redação é necessário muito treino durante o período recomendável de um ano.

Cotidianum

O Cotidianum é muito mais que um site, é uma ideia de levar conteúdo que acrescente utilidades aos nossos seguidores, seja com carros, dicas, gastronomia, entretenimento e muito mais para o cotidiano.

Vamos Bater um Papo?