É fácil tirar fotos com celular

Tirar selfie já virou mania, mas nem todos conseguem fazer uma boa foto daquele momento especial. Mesmo que você não tenha uma super câmera saiba que existem algumas dicas para lhe ajudar tirar fotografias quase profissionais.

Celulares
11 meses atrás
É fácil tirar fotos com celular

Conceitos básicos para fotografia no celular

Os smartphones estão cada vez mais próximos das câmeras fotográficas profissionais, sendo que em alguns modelos a diferença nem se nota.

Tanto é assim que o próprio valor dos aparelhos muitas vezes está condicionado ao desempenho na captação frontal e traseira de imagens, mais até que o próprio processamento.

Por outro lado, mesmo celulares intermediários já têm boas condições para tirar excelentes fotografias. Mas para o melhor proveito da câmera é preciso conhecer algumas regras básicas.

Limpeza da lente

Primeiramente deve ser limpar a lente da câmera para evitar que sujeiras ou embaçados prejudiquem a fotografia como impressões digitais.

Do contrário, os sensores automáticos da câmera acabam ficando desorientado e não consegue focar e controlar a iluminação corretamente.

Os materiais mais apropriados para a limpeza da lente são flanela e cotonete, mas o próprio tecido da roupa pode ser utilizado. Apenas tenha cuidado ao limpar lente para evitar danificá-la com os detritos.

Iluminação

O objeto da foto tem que estar iluminado para uma boa fotografia, ainda mais que poucos smartphones tem o modo visão noturna.

Entenda que o sensor da câmera tem que captar a luz que está refletida na pessoa, pois senão a foto fica enegrecida.

Já para a iluminação não ficar estourada é preciso que seja um foco de luz ambiente e que não esteja diretamente na cena.

Outro ponto a evitar é a contraluz, quando a iluminação está vindo por detrás da pessoa fotografada. O resultado é que o sensor da câmera diminui a claridade e deixa o ambiente escurecido.

Controle do zoom

Como são raros e caros os smartphones que têm duas câmeras evite dar zoom na hora de fazer a fotografia, uma vez que em realidade você acaba recortando a imagem e perdendo resolução.

Uma solução mais simples e sem custo é você se aproximar ou distanciar do objeto até encontrar o enquadro ideal da imagem.

Sensor de claridade

Aproveite o sensor de claridade através do ajuste de exposição que a maioria das câmeras possui. Basta você selecionar um ponto na tela que o aparelho intensifica a iluminação no local.

Quando você selecionar uma área clara da imagem todo o resto fica escurecido e se for uma área escura todo o resto fica claro.

O mesmo efeito acontece com o foco da imagem do objeto selecionado, sendo que o fundo fica todo borrado.

High Dynamic Range

Para fotos sem movimento, com problemas de iluminação, seja contraluz, excessiva ou insuficiente, você pode ativar a função HDR (High Dynamic Range).

O HDR significa alto alcance dinâmico e serve para fotografar uma imagem três vezes ao mesmo tempo para combinar níveis diferentes de exposição em um mesmo cenário.

Com efeito, uma fotografia com mais de uma área de detalhe grande, por exemplo, será possível obter mais de um foco.

Recursos avançados

Mesmo que você não entenda dos recursos como balanço de brancos, ISO e exposição faça algumas experiências alterando as configurações manualmente.

É um modo prático de aprender a mexer nas configurações avançadas. Se você tirar uma fotografia em local fechado, por exemplo, vai notar que tanto o ISO como o tempo de exposição ficam maior.

Filtros automáticos

Para quem não tem muita paciência em ficar treinando, o jeito mais prático de tirar a melhor foto é instalar um aplicativo com filtros especiais, entre os quais destacamos:

  • Camera FV-5
  • Camera+
  • GiphyCam
  • RetroBoy
  • VSCO

Cotidianum

O Cotidianum é muito mais que um site, é uma ideia de levar conteúdo que acrescente utilidades aos nossos seguidores, seja com carros, dicas, gastronomia, entretenimento e muito mais para o cotidiano.

Vamos Bater um Papo?