Duolingo: aprenda inglês, espanhol, francês ou italiano de um jeito descontraído

Com o Duolingo você pode aprender diversos idiomas participando de um jogo. Este meio inovador de ensino vai de encontro às novas gerações de estudantes e funciona através de um aplicativo gratuito.

Educação
2 meses atrás
Duolingo: aprenda inglês, espanhol, francês ou italiano de um jeito descontraído

Novo método de aprender idiomas

O Duolingo é uma plataforma para aprender idiomas de modo inovador, divertido e gratuito, estando disponível para download para os sistemas Android, iOS e Windows Phone.

Se você tem uma alguma dúvida quanto à eficácia do método Duolingo saiba que o aplicativo já foi baixado por mais de 300 milhões de usuários e o criador recebeu o prêmio Massachusetts Institute of Technology.

Certificação reconhecida

O curso embora seja gratuito tem certificação reconhecida por importantes centros acadêmicos, como a Yale e Columbia, mas a emissão do diploma tem o custo de 50 dólares.

O investimento ainda continua sendo econômico se compararmos que a certificação da Toefl tem o valor de 215 dólares.

Lista de idiomas

O método do Duolingo é autodidático e funciona através de um sistema de jogo, onde o aluno aprende se divertindo as seguintes línguas estrangeiras:

  • Inglês
  • Espanhol
  • Francês
  • Alemão
  • Italiano

Aprendizado por metas

O progresso do aprendizado é medido por uma plataforma piramidal que vai sendo completada com os avanços de cada etapa, onde novos níveis são desbloqueados.

A temática das aulas é separada por categorias que ensinam seu vocabulário próprio, como saudações, comida, animais, roupas, entre muito mais.

Principais recursos

As aulas são personalizadas e montadas de acordo com os conhecimentos já adquiridos, além de contar com diversos recursos adicionais:

  • Apoio (recados do professor)
  • Atalhos (testes rápidos)
  • Lingots (prêmios virtuais)
  • Nota de fluência (medidor de progresso)
  • Ofensiva (medidor de frequência)
  • Ouro (reforço dos conhecimentos)
  • Pontuação de progresso
  • Ranking (competição entre usuários)
  • Troféu (premiação por avanço)

Diversão e conhecimento

Com efeito, o sistema de competição do Duolingo é um importante estimulador para a persistência do aluno em concluir o jogo e logo aprender o idioma.

Quanto mais acertos tanto maior é a sua pontuação e você acaba competindo com consigo mesmo e outros usuários da plataforma.

Por outro lado, o aplicativo aproveita dos próprios erros e acertos dos alunos para ir compondo os exercícios e o material de apoio.

Nível básico ao avançando

O Duolingo é feito para aprender um idioma do zero, utilizando um método de repetição para ensinar aumentar o vocabulário.

Para quem já tem um conhecimento prévio o aplicativo ajuda a melhorar o idioma e avaliar o nível que se encontra.

Conteúdo interativo e autodidático

Bem mais atrativo do que pesar no bolso com mensalidades ou ter um professor lhe cobrando, o Duolingo trabalha com um sistema de notificação por mensagens, recordando-lhe a hora de praticar ou quando um usuário ultrapassar seu ranking.

Todo o conteúdo do Duolingo é interativo, intercalando exercícios com respostas por alternativas e outros escrevendo a traduções de textos e áudios.

Dicas úteis

O CEO do Duolingo explica que o resultado dos usuários que praticam o curso 15 minutos durante todas as noites é maior do que aqueles que dedicam horas mas sem constância.

Aliás, o mais é recomendável para maior assimilação é estudar sem exagero e com regularidade.

Também é muito útil mergulhar no universo do idioma concomitante ao Duolingo, assistindo filmes ou ouvindo músicas estrangeiras.

Cotidianum

O Cotidianum é muito mais que um site, é uma ideia de levar conteúdo que acrescente utilidades aos nossos seguidores, seja com carros, dicas, gastronomia, entretenimento e muito mais para o cotidiano.

Vamos Bater um Papo?