Dicas sobre Minimalismo

Muitas pessoas cansadas do consumismo desenfreado encontraram no Minimalismo um estilo de vida para libertar sua mente e dar atenção ao que seja mais essencial. Aprenda agora como iniciar esse processo de transformação.

Finanças
2 meses atrás
Dicas sobre Minimalismo

Processo para simplificar a vida

Cada vez mais está em voga o estilo minimalista de vida, onde se elimina os excessos e foca-se sobretudo no que é essencial.

O resultado são escolhas mais conscientes e uma maior valorização do nosso espaço, experiências, tempo e relacionamentos.

Se você quer abandonar ao consumismo compulsório para encontrar liberdade e significado de suas posses materiais conheça o caminho para o Minimalismo.

Limpe o guarda-roupa

A vida minimalista pode ser iniciada fazendo uma limpeza em seu guarda-roupa. Não se trata de tirar a poeira ou passar um lustra móvel, mas de deixar apenas as roupas que você de fato costuma usar.

Separe de lado as roupas que você usou uma única vez ou sequer utilizou e livre-se desse fardo de querer levar o mundo inteiro nas suas costas.

O marketing agressivo leva muitas vezes a compramos coisas sem necessidade e que só ocupam espaço, bem como aumentam o tempo desperdiçado com organização.

Para algumas pessoas o vício pelo consumismo leva a transformar o quarto em uma loja de roupas, onde o apego nunca sacia.

Decoração limpa

A próxima etapa é remover os objetos de decoração supérfluos e adotar um estilo mais limpo. Neste caso o menos é sempre mais.

Quando você acumula objetos demais em casa porque não sabe descartar acaba ocupando sua mente também com uma visão poluída.

Para se acostumar ao novo estilo de vida aprenda a deixar as superfícies das mesas livres e depois coloque apenas o que seja útil e que realmente lhe atraia.

Corte de gastos

Você sabia que em geral todo cartão de crédito oferece um extrato com uma classificação de todos os seus gastos?

Verifique sua lista de compras e analise se a proporção dos seus gastos está de acordo com as reais prioridades.

O comum é que o campo de alimentação seja o seu principal gasto e o de vestuário seja um dos menores, afinal roupa não se compra todo mês.

Tenha em mente sobretudo os planos de assinatura mensais e corte todos os pagamentos que você utiliza raramente.

Pagar por aquilo que é essencial é onde mais você irá sentir a diferença de economia no final do mês.

Alimentação saudável

Por mais que alimentação seja indispensável não há dúvida que temos a tendência de comer muita besteira.

Se você tem o costume de comer mais fora de casa procure escolher comidas mais saudáveis e beber mais água.

Em casa faça um pente fino em sua dispensa para jogar fora toda material que já passou da validade ou que faz meses que está parado.

Eliminando spams

Receber cartas virou uma verdadeira raridade em nossos tempos. Por outro lado, os e-mails entopem nossa caixa de correio digital.

O ideal é criar uma conta de e-mail nova e tomar o cuidado de não ficar se inscrevendo em toda newsletter que acesse.

Como os spams já estão fora de controle crie uma conta de e-mail só para realizar compras em lojas virtuais e não se preocupe mais em ficar verificando as mensagens que chegam nesta conta.

Com efeito, você irá perder menos tempo conferindo seus e-mails. Mesmo assim o melhor é reservar apenas uma parte do dia para esta tarefa e não ficar olhando toda hora se chegou uma mensagem nova.

Valorize suas lembranças

É claro que nem todo material que guardamos em casa se resume apenas em um valor prático ou estético.

Muitas coisas herdamos com um valor sentimental que valoriza nossa existência e a história da nossa família.

Se você tem uma peça que representa uma lembrança importante exponha em sua casa e guarde com carinho.

Agora o resto que fica guardado acumulando anos de poeira por mais que você diga que ame o melhor é se desapegar.

O que for papéis ou fotos você pode digitalizar para ganhar mais espaço e conservar com mais segurança para as gerações futuras.

Cotidianum

O Cotidianum é muito mais que um site, é uma ideia de levar conteúdo que acrescente utilidades aos nossos seguidores, seja com carros, dicas, gastronomia, entretenimento e muito mais para o cotidiano.

Vamos Bater um Papo?