Dicas para ir bem em concursos públicos
Passar no concurso público continua sendo o sonho de muitas pessoas para iniciar uma carreira estável e promissora. Mas para ser aprovado exige muita dedicação. Saiba agora quais são as dicas mais importantes para evitar a reprovação.

Preparação para os concursos
Com o mercado de trabalho saturado os concursos públicos continuam sendo uma ótima solução para ter um bom emprego com estabilidade.
Por outro lado, a dificuldade em ser aprovado continua ser o maior obstáculo para os candidatos exigindo muita dedicação e estudo.
Deste modo, não adianta pensar que vai passar no concurso se preparando uns dois meses antes do prova e tentar a sorte.
Em geral, os especialistas dizem que o período de preparação é um ano para os cargos menos disputados e dois para os mais concorridos.
O fator psicológico também conta muito, sendo que a ansiedade e o nervosismo mal controlados podem causar o famoso “branco”.
Conhecer o conteúdo programático
Com efeito, o importante para o sucesso nos concursos é fazer um bom planejamento, onde a primeira etapa está em conhecer o edital para estabelecer um plano de estudo.
Análise todo o conteúdo programático, verificando o modo de avaliação, os assuntos cobrados e o peso de cada matéria.
Não adianta querer engolir todas as disciplinas ao mesmo tempo, monte um plano de estudo com no máximo duas matérias por dia e separe bem o tempo de estudo como duas horas no início do dia e mais duas no fim.
O ideal é iniciar pelas matérias mais difíceis para que ao final da preparação você tenha mais motivação para concluir os mais fáceis.
Não perca o equilíbrio
Evite se desgastar durante a madrugada lendo livros e mais livros, pois uma mente descansada absorve mais o conteúdo e gere menos estresse para o corpo.
Não se esqueça de que você não é uma máquina e não deve deixar a mente presa todo o dia na neurose do concurso. Aproveite os momentos livres para espairecer e fazer atividades que lhe agradem.
Concentração e espaço recolhido
Assim como para descansar é preciso recolhimento e um espaço reservado, escolha um local de estudo que favoreça a concentração, mas que seja bem iluminado.
Se em sua casa a televisão fica ligada o dia inteiro com o som muito alto e você não tem um quarto exclusivo para se refugiar, o melhor é escolher um local como uma biblioteca para estudar.
Estude em conjunto
Salvo para pessoas excepcionais, não queira se preparar como um autodidata. Os cursinhos é o melhor método de aprendizado, além de que você consegue tirar dúvidas e compartilhar experiências com os outros estudantes.
Se possível grave as aulas para reforçar seus estudos posteriormente, quando a matéria já não estiver mais fresca na memória.
Aliás, convide seus colegas – mais aplicados – para formar um grupo de estudo de uns três ou quatro para debater os temais complexos.
Prudência na internet
Tenha cuidado ao usar a internet como fonte de pesquisa para não assimilar conteúdo fora do nível acadêmico como, por exemplo, Wikipédia.
Infelizmente, esse erro está muito proliferado e tem sido cometido até por grandes canais de informação, que sem verificar as fontes publicam matérias falsas ou equivocadas.
Por outro lado, a internet é o melhor meio para se manter atualizado dos principais acontecimentos do mundo e que acabam virando tema de questões nas provas.
Teste seus conhecimentos
Para saber se já está preparado ou não para tentar o concurso faça o exame simulado. Pesquise as provas já realizadas e refaça como se fosse o dia do seu teste oficial. O resultado é o termômetro para se lançar ou para se dedicar mais aos estudos.
Seja como for, o português escrito com a correta ortografia e sem erros de gramática é decisivo para alcançar uma boa pontuação. Neste caso cabe fazer muitas leituras e treinar bastante as redações.
Não desista
Quando chegar o momento tão esperado do teste não deixe o pessimismo lhe contaminar. Dê o seu melhor e se o resultado não for o esperado saiba que tudo isso faz parte da caminha para se alcançar o sucesso.
Em geral, os candidatos levam até três anos para ser aprovado em um concurso público e o segredo está em não desistir.
Faça uma reflexão dos seus pontos frágeis e se organize novamente para os estudos com foco nas suas debilidades. Trata-se de suas dificuldades com o professor e peça uma orientação.