Dicas para ir bem em concursos públicos

Passar no concurso público continua sendo o sonho de muitas pessoas para iniciar uma carreira estável e promissora. Mas para ser aprovado exige muita dedicação. Saiba agora quais são as dicas mais importantes para evitar a reprovação.

Educação
11 meses atrás
Dicas para ir bem em concursos públicos

Preparação para os concursos

Com o mercado de trabalho saturado os concursos públicos continuam sendo uma ótima solução para ter um bom emprego com estabilidade.

Por outro lado, a dificuldade em ser aprovado continua ser o maior obstáculo para os candidatos exigindo muita dedicação e estudo.

Deste modo, não adianta pensar que vai passar no concurso se preparando uns dois meses antes do prova e tentar a sorte.

Em geral, os especialistas dizem que o período de preparação é um ano para os cargos menos disputados e dois para os mais concorridos.

O fator psicológico também conta muito, sendo que a ansiedade e o nervosismo mal controlados podem causar o famoso “branco”.

Conhecer o conteúdo programático

Com efeito, o importante para o sucesso nos concursos é fazer um bom planejamento, onde a primeira etapa está em conhecer o edital para estabelecer um plano de estudo.

Análise todo o conteúdo programático, verificando o modo de avaliação, os assuntos cobrados e o peso de cada matéria.

Não adianta querer engolir todas as disciplinas ao mesmo tempo, monte um plano de estudo com no máximo duas matérias por dia e separe bem o tempo de estudo como duas horas no início do dia e mais duas no fim.

O ideal é iniciar pelas matérias mais difíceis para que ao final da preparação você tenha mais motivação para concluir os mais fáceis.

Não perca o equilíbrio

Evite se desgastar durante a madrugada lendo livros e mais livros, pois uma mente descansada absorve mais o conteúdo e gere menos estresse para o corpo.

Não se esqueça de que você não é uma máquina e não deve deixar a mente presa todo o dia na neurose do concurso. Aproveite os momentos livres para espairecer e fazer atividades que lhe agradem.

Concentração e espaço recolhido

Assim como para descansar é preciso recolhimento e um espaço reservado, escolha um local de estudo que favoreça a concentração, mas que seja bem iluminado.

Se em sua casa a televisão fica ligada o dia inteiro com o som muito alto e você não tem um quarto exclusivo para se refugiar, o melhor é escolher um local como uma biblioteca para estudar.

Estude em conjunto

Salvo para pessoas excepcionais, não queira se preparar como um autodidata. Os cursinhos é o melhor método de aprendizado, além de que você consegue tirar dúvidas e compartilhar experiências com os outros estudantes.

Se possível grave as aulas para reforçar seus estudos posteriormente, quando a matéria já não estiver mais fresca na memória.

Aliás, convide seus colegas – mais aplicados – para formar um grupo de estudo de uns três ou quatro para debater os temais complexos.

Prudência na internet

Tenha cuidado ao usar a internet como fonte de pesquisa para não assimilar conteúdo fora do nível acadêmico como, por exemplo, Wikipédia.

Infelizmente, esse erro está muito proliferado e tem sido cometido até por grandes canais de informação, que sem verificar as fontes publicam matérias falsas ou equivocadas.

Por outro lado, a internet é o melhor meio para se manter atualizado dos principais acontecimentos do mundo e que acabam virando tema de questões nas provas.

Teste seus conhecimentos

Para saber se já está preparado ou não para tentar o concurso faça o exame simulado. Pesquise as provas já realizadas e refaça como se fosse o dia do seu teste oficial. O resultado é o termômetro para se lançar ou para se dedicar mais aos estudos.

Seja como for, o português escrito com a correta ortografia e sem erros de gramática é decisivo para alcançar uma boa pontuação. Neste caso cabe fazer muitas leituras e treinar bastante as redações.

Não desista

Quando chegar o momento tão esperado do teste não deixe o pessimismo lhe contaminar. Dê o seu melhor e se o resultado não for o esperado saiba que tudo isso faz parte da caminha para se alcançar o sucesso.

Em geral, os candidatos levam até três anos para ser aprovado em um concurso público e o segredo está em não desistir.

Faça uma reflexão dos seus pontos frágeis e se organize novamente para os estudos com foco nas suas debilidades. Trata-se de suas dificuldades com o professor e peça uma orientação.

Cotidianum

O Cotidianum é muito mais que um site, é uma ideia de levar conteúdo que acrescente utilidades aos nossos seguidores, seja com carros, dicas, gastronomia, entretenimento e muito mais para o cotidiano.

Vamos Bater um Papo?