Dicas para economizar seu dinheiro

Para ter uma vida financeira bem sucedida é preciso saber economizar com bom senso. Não se trata apenas de não gastar, mas é preciso estabelecer metas e controlar as compras.

Finanças
2 meses atrás
Dicas para economizar seu dinheiro

Vida financeira saudável

Ganhar dinheiro custo muito, mas gastar é muito fácil e rápido. Por incrível que pareça tem pessoas que conseguem o mais difícil, subir a montanha de conquistar dinheiro, só que na hora de descer perdem o controle e terminam sem nada.

Controlar o dinheiro é uma tarefa tão essencial quanto obter meios de ganhar mais dinheiro. Ambas as ações exigem sacrifícios, disciplina e foco para alcançar seu objetivo.

A maior diferença entre elas está em que no primeiro momento não há um teto para ganhar dinheiro, enquanto na segunda etapa é preciso definir limites e estabelecer metas.

Com efeito, o dinheiro não é a finalidade da vida e sim um meio para atingirmos o que desejamos. Como diz o velho adágio: “O dinheiro é um ótimo servo, mas um péssimo senhor”.

Aprenda agora algumas dicas fundamentais para ter uma vida financeira bem sucedida sem cair no extremo do muquirana e nem do ostensivo.

Orçamento das despesas

A melhor forma de controlar seu dinheiro está em criar uma planilha dos seus gastos, onde você deve incluir todas as suas despesas, bem como dividir tudo por categorias.

Coloque os gastos essenciais, fixos, variáveis, de alimentação, lazer, emergência, enfim o mais detalhado possível.

A próxima etapa consiste em estabelecer as prioridades de cada categoria de acordo com porcentagens. Se você pretende, por exemplo, comprar um eletrodoméstico caro separe todo mês uma parte do dinheiro reservada.

É claro que é muito mais fácil fazer compras parceladas no cartão, mas se você não tem urgência de algo imediato saí mais barato e sem risco pagar tudo à vista fazendo com planejamento.

Trata-se de fazer um consumismo consciente para que você gaste com que realmente tem e necessita, sem precisar afundar em dívidas.

Quando chegar o momento do passeio e compras no shopping você pode comprar com segurança e liberdade dentro dos limites fixados.

Cálculo realista

Calcule suas despesas sempre para o alto e a renda para baixo. Daí a prudência de você pagar as coisas à vista do que a prazo, pois ninguém tem garantia de que no mês seguinte a renda será a mesma.

O ideal é que logo no início do mês ou quando cai o salário você já pague todas as despesas antecipadas, incluindo as reservas, para ter segurança do dinheiro que vai lhe sobrar para gastar.

Aliás, se em um mês você ganhou ou sobrou mais dinheiro deixe a diferença para investir e confira depois com o passar do tempo que será muito mais fácil aumentar seu patrimônio.

Por outro lado, tenha em mente que economizar não significa ser pão duro. Você pode e deve se premiar se fez por merecer. Quer comer em um restaurante de luxo fora do seu padrão? Então, faça um gasto proporcional poupando mais nas outras refeições.

Conscientização da família

Seja sincero consigo mesmo. Caso não esteja cumprindo suas metas tendo gastos desenfreados tome medidas mais radicais.

Crie um cofrinho em casa para guardar os trocos, separe o dinheiro de suas reservas em uma conta separada que seja de preferência poupança. Se preciso for cancele ou só use seu cartão de crédito em situação de emergência.

Quem vive em família precisa compartilhar a gestão financeira para que todos compreendam e ajudem na economia. Não é preciso assumir uma postura negativista, lance metas como poupar tendo em vista uma viagem de férias.

Para os filhos uma boa maneira de conscientizar a importância da economia é dar uma mesada para que o próprio pague para comprar roupas, lanches e entretenimento.

Regras de economia

Saiba que para economizar às vezes é preciso gastar mais. Vale muito a pena trocar toda a iluminação da casa pelo sistema LED.

A manutenção preventiva do carro é a forma mais segura de gastar menos, isso sem falar que seguro é algo obrigatório.

Dê prioridade para os gastos com saúde, tendo um convênio, fazendo check ups e mantendo uma alimentação saudável.

Já em situação de aperto financeiro ou endividamento mude alguns de seus hábitos para soluções mais baratas, tais como:

  • Beber mais água do que cervejas e sucos
  • Fazer os próprios serviços de manutenção em casa
  • Levar marmita para as refeições no trabalho
  • Preferir o lazer no parque
  • Trocar a academia por exercícios ao ar livre
  • Trocar as viagens longas pelos passeios de bate e volta
  • Trocar o restaurante pelo delivery em casa

Cotidianum

O Cotidianum é muito mais que um site, é uma ideia de levar conteúdo que acrescente utilidades aos nossos seguidores, seja com carros, dicas, gastronomia, entretenimento e muito mais para o cotidiano.

Vamos Bater um Papo?